Buscar

DISCIPLINA Psicologia Jurídica SEMANA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Direitos Fundamentais
Semana 1
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
 
O Direito é uma ciência que possui natureza interdisplinar, visto que se comunica com outras áreas do conhecimento.
 
O Direito e a Psicologia são ciências que têm por objeto comum o comportamento humano. Enquanto o Direito busca regulá-lo, a Psicologia procura investigá-lo.
 
Dessa forma, para que o Direito possa melhor regular o comportamento da sociedade, é fundamental que se conheça o comportamento do indivíduo, cujos elementos são fornecidos pela Psicologia.
 
Na realidade, as duas ciências se relacionam por diferentes maneiras.
 
Por exemplo, uma das preocupações do Direito Penal é justamente investigar as circunstâncias do crime e a motivação do agente criminoso na prática do delito. A análise de aspectos com personalidade do réu ou crime praticado com “forte emoção” requer fundamentos que, necessariamente, a psicologia irá fornecer.
 
Por outro lado, o Direito de Família irá tratar de questões circundantes às relações afetivas. As disposições legais a respeito da família regulam questões decorrentes dos fatos relativos àesse grupo, tais como casamento, divórcio, guarda de filhos, direito de visita.
 
Dessa forma, quem será o melhor genitor para a guarda dos filhos, se um dos genitores impede o outro de exercer seu regular direito de visita, se tal pessoa ou casal preenche ou não os requisitos para adotar uma criança são questões a serem enfrentadas pelo direito que carecerão de fundamentos da psicologia.
 
Outro ramo do Direito Civil irá se debruçar sobre os danos morais. Ora, mas que aspectos serão analisados na valoração sobre tais danos, senão a vergonha, a humilhação, o constrangimento sofridos pela vítima? E tais sentimentos são nada mais que aspecto a serem estudados no campo emocional que, por sua vez, encontra eco no estudo do psiquismo.
 
Sem esgotar a grande possibilidade de exemplos que se travam entre as duas áreas, está cada vez mais em voga o estudo do impacto jurídico da violência psíquica, que se manifesta em fenômenos conhecidos pelo aluno no noticiário, como assédio moral (incluindo o bullying), o assédio sexual e stalking (perseguição obssessiva).
Como se verifica, faz-se imperioso para o estudante de Direito dominar os mínimos fundamentos da Psicologia, dada a sua importância para compreender determinados fenômenos jurídicos que demandem conhecimentos da psiquê humana.
Para saber mais sobre essas relações, leiam os textos indicados e respondam as questões abaixo.
 
TEXTOS INDICADOS:
 
FRANÇA, Fátima. Reflexões sobre psicologia jurídica e seu panorama no Brasil. Psicologia: Teoria e Prática, 6(1), p. 73-80, 2004.
(disponível em daltonoliveira.com.br/psicologia-juridica
senha de acesso: disciplina)
 
OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurídica in VADE MECUM HUMANÍSTICO (coord. por Álvaro de Azevedo Gonzaga). 2ª Edição. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2011.
 
QUESTÕES:
 
1)     De que maneira a Psicologia pode se relacionar com o Direito Penal?
2)     Como se manifesta a violência psicológica e qual seu impacto no Direito?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes