Buscar

DISCIPLINA Psicologia Jurídica SEMANA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Direitos Fundamentais
Semana 2
Funções mentais superiores
 
1. Conceito de Psicologia.
 
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e a influência desses no comportamento humano. Etimologicamente, o termo psicologia provém da junção das palavras gregaspsychē (alma) e logos (conhecimento), ou seja, estudo da alma.
O comportamento humano é objeto de estudo de diversas ciências humanas, como a sociologia, a economia e o direito. O que distingue a psicologia das demais áreas do conhecimento é o enfoque direcionado ao funcionamento da unidade formada pela mente e corpo do indivíduo, centralizando seu estudo na psique humana.
O cérebro é o palco onde estão presentes as funções mentais superiores, que são fundamentais no modus operandi da construção da realidade psíquica do indíviduo e a maneira como ele se comporta.
As funções mentais superiores são:
a) Sensação;
b) Percepção;
c) Atenção;
d) Memória;
e) Linguagem e pensamento;
f) Emoção.
A psicologia trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente.
O cérebro é o palco das funções mentais superiores; o que a mente comanda não ultrapassa os limites de funcionamento das estruturas cerebrais. As funções mentais superiores constituem uma espécie de programação por meio da qual os indivíduos desenvolvem imagens mentais de si mesmos e do mundo que os rodeia, interpretam os estímulos que recebem, elaboram a realidade psíquica e emitem comportamentos.
São apresentadas a sensação, a percepção, a atenção, a memória, o pensamento, a linguagem e a emoção, esta, o maestro na orquestração dos comportamentos.
 
TEXTOS INDICADOS:
 
OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurídica in VADE MECUM HUMANÍSTICO (coord. por Álvaro de Azevedo Gonzaga). 2ª Edição. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2011.
 
QUESTÕES:
 
Com base no texto acima indicado, responda:
 
Como a percepção se relaciona com a sensação?
O que é memória e quais são seus tipos?

Outros materiais