Buscar

DISCIPLINA Psicologia Jurídica SEMANA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Direitos Fundamentais
Semana 7
 
Transtornos de personalidade
 
Não se tem o intuito de esgotar todas as psicopatologias, mas apenas desfilar alguns transtornos mais comuns.
Transtornos de personalidade são padrões de comportamento rígidos e constantes, que comprometem o desenvolvimento da vida social do indivíduo, sendo acompanhado de sofrimento subjetivo. É somente quando os traços de personalidade são inflexíveis e mal-adaptativos que se constituem como distúrbios da personalidade.
Dentre os trantornos já diagnosticados, listam-se os mais comuns:
	Paranoide
	Caracteriza-se pela tendência excessiva a desconfiança e suspeitas, autorreferência e preocupações com explicações conspiratórias sobre os acontecimentos. Associa-se também a ciúmes injustificados e a interpretar atitudes alheias como hostis e deliberadamente prejudiciais. Desconfia de todos, até do próprio advogado e para se defender toma medidas de segurança muitas vezes inoportunas e ofensivas.
	Esquizoide
	Frieza emocional, preferência pelo isolamento e atividades solitárias, introspecção, fantasias derreísticas. Em seu comportamento, o indivíduo não retribui demonstrações de afeto. Por não ter vínculos próximos, terá dificuldade para encontrar quem se disponha a testemunhar em seu favor.
	Esquizotípico
	Caracteriza-se pelo padrão geral de dificuldades nas relações interpessoais e peculiaridades nas ideias, aparência e comportamento. Costumam estar presentes: ideias de referência, ansiedade em situações sociais, crenças bizarras ou pensamentos mágicos e inadequação dos afetos.
	Anancástico
 ou obsessivo-compulsivo
	Sentimentos excessivos de dúvida e cautela, preocupações com ordem e perfeccionismo, escrupulosidade, rigidez nas condutas.
	Dependente
	Incapacidade de assumir, por si, a responsabilidade por decisões importantes da própria vida. Há subordinação às pessoas de quem se sentem dependentes, assim, tornam-se alvo fácil de pessoas inescrupulosas. Nada fazem sem a opinião e a presença do advogado. Sensação de desamparo quando estão sozinhos ou sem o reasseguramento de outrem.
	Antissocial
	Notável disparidade entre seu comportamento e as normas sociais; falta de consideração pelo sentimento dos outros, incapacidade de manter relações duradouras, porém, não de iniciá-las, baixa tolerância a frustrações, liberação impulsiva da agressividade, falta de culpa.
	Narcísico
	Sentimento e comportamento de grandeza, falta de empatia, hipersensibilidade face à avaliação pelos demais, tendência a explorar os outros em seu benefício, inveja, busca de admiração e poder.
	Ansioso ou evitador
	Sentimento persistente de tensão e apreensão, de inadequação social ou inferioridade; medo de crítica ou rejeição em situações sociais, restrição das atividades em função da insegurança, timidez excessiva.
	Impulsivo ou emocionalmente instável
	Instabilidade emocional e falta de controle dos impulsos. Explosões de violência.
	Histriônico
	Expressão exagerada das emoções, teatralidade,sugestionabilidade. Apresenta afetividade superficial e lábil, busca de aprovação pelos outros. Manifesta-se no uso da sedução, na busca de atenção excessiva na expressão das emoções de modo exagerado e inadequado. Busca ser o centro das atenções.  Os relacionamentos interpessoais, não são gratificantes, pois embora exagerados, são superficiais.
	Limítrofe
(borderline)
	Além de várias características de instabilidade emocional, agregam-se distúrbios de autoimagem, metas e preferências internas (inclusive sexuais). Acompanha-se geralmente de um sentimento crônico de vazio. As relaçõesinterpessoais são geralmente instáveis, com repetidas crises emocionais.
	Passivo-Agressivo
	Resistência passiva às demandas por desempenho social e ocupacional adequados; procrastinação de tarefas; críticas injustificadas em relação aos superiores hierárquicos; boicote ao trabalho alheio por omissão; ressentimento em relaçãoas demandas usuais.
	Sádico
	Padrão global de comportamento cruel, humilhante e agressivo; prazer com o sofrimento dos outros, procura aviltar aqueles que estão sob sua autoridade.
	Autodestrutivo
	Comportamento geral autodestrutivo, com evitaçãode experiências prazerosas, escolha de pessoas e comportamentos que levam a fracasso e maus tratos; elicia respostas de rejeição nos demais; engaja-se em tarefas comautossacrifício excessivo à revelia dos supostos beneficiários.
 
TEXTOS INDICADOS:
 
         OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurídica in VADE MECUM HUMANÍSTICO (coord. por Álvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2ª Edição. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2011.
 
QUESTÕES:
 
1)     O que é transtorno de personalidade?
2)     Conceitue dois transtornos de personalidade e explique sua relação com o Direito?

Outros materiais