Buscar

DISCIPLINA Psicologia Jurídica SEMANA 10

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Direitos Fundamentais
Semana 10
 
Psicologia e Direito Penal
 
Desde que a Psicologia se emancipa no final do século XIX como ciência autônoma, é com o Direito Penal da época que ocorrem as primeiras relações disciplinares.
Também ciência do século XIX, a criminologia tinha por escopo estudar o comportamento criminoso sob uma análise jurídica, sociológica e também psicológica.
Os elementos estudados pela criminologia sob o aspecto psicológico são o infrator, a vítima e as instituições de exclusão que fazem parte do processo de controle social do comportamento delitivo.
Fiorelli & Mangini (vide texto indicado) propõem a seguinte classificação de delinquência:
 
         Delito doloso: é o crime cometido com vontade consciente, com intenção em cometer o crime.
         Delito culposo: o agente criminoso não comete o crime com intenção, mas em uma das modalidades previstas no Código Penal: imprudência, negligência ou imperícia.
         Delinquência ocasional: é o delito cometido por uma pessoa aparentemente ajustada aos padrões de comportamento social, mas que comete um delito motivado por um fator externo ou por uma forte emoção.
         Delinquência psicótica: é a prática criminosa cometida em razão de um transtorno mental, devidamente diagnosticada como tal pelo especialista.
         Delinquência neurótica: o delito é cometido em virtude de conflitos do indivíduo consigo mesmo, que os projeta no ato criminoso para aplacar um sentimento de culpa de outra origem.
         Delinquência profilática: a pessoa age pretendendo que se evite um mal maior.
TEXTO INDICADO:
         FIORELLI, José Osmir; MANGINI, Rosana C. R. Psicologia Jurídica. São Paulo: Atlas, 2009. Capítulo 9.
QUESTÕES:
1) Qual a diferença entre delito doloso e delito culposo?
2) Explique o objeto de estudo da criminologia.

Continue navegando