Buscar

DISCIPLINA Psicologia Jurídica SEMANA 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Direitos Fundamentais
Semana 12
 
ASSÉDIO SEXUAL
 
Assédio sexual é uma conduta reiterada para obtenção de favores sexuais da vítima pelo assediador. Pode ser promovida por uma ou mais pessoas, que agem de forma a coagir outra a satisfazer desejos sexuais, aproveitando-se de sua situação de ascendência sobre a vítima, mediante ameaça ou chantagem.
Os ambientes principais de ocorrência do assédio sexual são:
a) Ambiente laboral: sem dúvida, o ambiente de trabalho é o principal local para a ocorrência do assédio sexual, levando-se em consideração a subordinação hierárquica entre empregador ou chefe e empregado(a);
b) Ambiente familiar: a conduta sexual indesejada ocorre em uma família quando não há subordinação, mas ascendência de uma pessoa sobre outra mais vulnerável;
c) Ambiente hospitalar: nesse caso, a relação imprópria pode dar entre médicos/enfermeiros e pacientes, dada a vulnerabilidade e a confiança despendida pela vítima ao profissional de saúde. Esse tipo de assédio ocorre em hospitais e em outros locais de internação destinados aos cuidados relativos à saúde, tais como hospícios, casas de repouso, casas de saúde, casas de recuperação de viciados etc.;
d) Ambiente religioso: o assédio sexual é imprimido pelo sacerdote ou líder aos fiéis da denominação religiosa. Independe da religião, podendo ocorrer sempre que haja uma ascendência do sacerdote sobre os membros daquela denominação;
e) Ambiente escolar ou acadêmico: em estabelecimentos de ensino, a figura do assediador se encontra entre professores ou funcionários responsáveis pela supervisão, cujas vítimas potenciais são os alunos.
 
Há quatro elementos coincidentes encontrados de modo geral entre os estudiosos para configurar o assédio sexual:
1) Sujeitos: O assédio se dá entre duas ou mais pessoas, podendo haver mais de um assediador ou mais de uma vítima
2) Conduta de natureza sexual: As condutas de natureza sexual se constituem por comunicação verbal ou corporal, ou até mesmo por contatos físicos, que têm por objetivo a obtenção de favores sexuais. São exemplos desse tipo de conduta:
a) Piadas, comentários e insinuações de natureza sexual;
b) “Cantadas”;
c) Gestos obscenos;
d) Carícias;
e) Toques;
f) Ameaças ou chantagens.
 
3) Rejeição à conduta do agente;
A vítima deve rejeitar expressamente a conduta que caracteriza o assédio sexual contra o agente que intenta a ação. É importante que fique claro que a vítima tenha recusado de maneira incisiva as investidas do assediador.
4) Reiteração da conduta.
Em geral, é comum que a conduta de que configura o assédio sexual ocorra por diversas vezes em diferentes situações e intensidades.
No entanto, excepcionalmente, o assédio sexual pode se materializar em um único ato, quando o agente contrange, flagrantemente, na presença de várias testemunhas, a vítima. Para ilustrar, tome-se o caso do chefe do setor que, na confraternização de final de ano na empresa, após consumir bebida alcoólica, resolve investir contra determinada funcionária mediante benefício, sem perceber que estão cercados por outras pessoas.
A doutrina divide o assédio sexual em dois tipos:
a) Assédio sexual por chantagem ou quid pro quo: é a forma clássica de assédio sexual em que o superior hierárquico ou a pessoa com ascendência quer obter favores sexuais da vítima, mediante ameaça de uma punição (por exemplo, demissão) ou oferta de alguma vantagem (por exemplo, uma promoção ou um aumento de salário);
b) Assédio sexual ambiental ou por intimidação: nesta espécie, o assédio não ocorre necessariamente numa relação vertical, ou seja, entre subordinados, mas também em uma relação horizontal, isto é, entre colegas do mesmo nível hierárquico.
No Brasil, o assédio sexual foi tipificado como crime pela Lei 10.224/2001, a qual inseriu o art. 216-A no Código Penal, e penaliza o ato de “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função”.
 
TEXTOS INDICADOS:
 
         OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurídica in VADE MECUM HUMANÍSTICO (coord. por Álvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2ª Edição. Ed. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2011.
 
QUESTÕES:
 
1)     Quais são os quatros elementos do assédio sexual? Explique.
2)     O que é assédio sexual ambiental?

Outros materiais