Buscar

UTILIZANDO A TECNOLOGIA BIM

Prévia do material em texto

UTILIZANDO A TECNOLOGIA BIM
Resumo
Com o crescimento do mercado no setor da construção de edifícios, várias mudanças ocorreram nos últimos anos, exigindo das empresas procedimentos de gestão rigorosamente associados à qualidade e produtividade. Essas mudanças envolvem essencialmente a globalização, aumento da competitividade, maior exigência dos clientes, desenvolvimentos tecnológicos, inovações por parte da indústria de materiais e componentes, mudança da cultura do setor, etc. 
Surgindo a necessidade de melhorar essa área de trabalho para manter um bom processo de projeto, conduzido com o auxílio de ferramentas de tecnologia de informação adequadas, pilar fundamental para a qualidade dos processos de construção, foi criada a tecnologia BIM (Building Information Modeling) para facilitar e padronizar a utilização dessa plataforma para desempenhar bons resultados de gestão. 
Este artigo analisa a implantação da tecnologia BIM nos escritórios de arquitetura, engenharia e construção, vindo a apresentar a sua importância, a suas vantagens, o porque é determinante em projetos de edificação, os principais softwares em plataforma BIM e como ocorre o workflow ou gestão de toda uma equipe coordenada com BIM, de forma simples e objetiva.
Palavras chaves: Building Information Modeling. Plataforma BIM. Software para projeto de edificação.
Introdução
A modelagem da informação da construção BIM é uma das mais promissoras tendências relacionadas a arquitetura, engenharia e construção. Com esta tecnologia um modelo virtual preciso de uma edificação é construído de forma digital, e quando completo este modelo contém a geometria exata e os dados relevantes necessários para a realização da construção.
Frequentemente o BIM é visto como sendo uma evolução do CAD. A necessidade de criar modelos tridimensionais dos processos construtivos, fez com que surgisse a necessidade da simples representação do edifício através de linhas fosse abandonada, e a simples modelagem sem características também passou a ser vista com olhos negativos já que alterações no modelo de linhas teriam de ser feitas no modelo tridimensional e o mesmo acontecia para o contrário. 
	
O BIM surge com a proposta de um modelo 4D (podendo atingir 6D), que abandona a simples representação através de linhas e passa a representa-lo como uma associação de elementos, através de modelagem orientada por objetos. 
Os objetos passam a ser definidos sendo atribuído a eles significado semântico e propriedades associadas. São estabelecidas ligações que definem o modo de interação dos elementos entre si e com o modelo global. Os objetos são organizados em modo que ficam divididos por classes e por níveis de detalhe. 
A compatibilização é uma das principais vantagens do sistema BIM, ele engloba várias disciplinas da construção em um único protótipo, sendo assim, as aplicações, alterações e decisões projetais são feitas e presenciadas por todas as disciplinas.
Fluxo de trabalho do projeto BIM. Fonte: http://www.c2kr.com.br/index.php/BIM-building-information-modeling
A figura representa os sistemas BIM onde o projeto é o centro das atividades com os agentes participando em todas as áreas necessárias para a elaboração do projeto e construção da edificação, tais como: concepção, informações interativas, simulações, documentações da construção, materiais e estimativas, escritório de apoio, padronizações e especificações. Como a figura: Fluxo de trabalho do Projeto com BIM. 
O modelo BIM é abastecido por informações de técnicos das diversas áreas de construção, objetivando a qualidade da construção. Essas atividades demonstram a capacidade colaborativa do sistema BIM abrangendo as informações do projeto desde a sua concepção, gestão, construção e manutenção do edifício, permitindo simulações do projeto para antever a construção e solucionar os possíveis erros de projeto e construção.
1 - Qual é a importância do Building Information Modeling?
A importância da tecnologia BIM é dada por ser uma das novidades mais promissoras dentro do mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção. Este conceito envolve o gerenciamento de informações dentro de um edifício, desde a fase inicial de projeto, criando um modelo digital que abrange todo o ciclo de vida da edificação.
O BIM pressupõe que o projetista modela o edifício virtual, desde a fase de concepção arquitetônica, passando pelos detalhes construtivos e finalizando com a quantificação rigorosa dos materiais e acabamentos. Isso tudo utilizando ferramentas de projeto que permitem gerenciar diversas equipes interdisciplinares, minimizando erros comuns ao processo de projeto em 2D.
Ou seja, hoje é possível com tecnologia BIM criar uma edificação a partir da maquete eletrônica, gerando plantas, cortes e vistas, além de simular os detalhes estruturais, interferências externas e internas, cálculos de eficiência energética, entre outros detalhes, de forma que cada um dos componentes criados no projeto seja automaticamente associado aos outros, gerando uma informação completa ao final do processo.
O sistema BIM vem sendo cada vez mais utilizado por escritórios de Arquitetura e Engenharia tanto no Brasil quanto no exterior, sendo que lá fora, alguns governos como da Noruega, Alemanha, Singapura e Hong-Kong já utilizam esta tecnologia em projetos-piloto, para o total gerenciamento de suas edificações.
O BIM ainda não faz parte totalmente do processo de projeto, no entanto, está claro que a tendência de adoção desta tecnologia é irreversível. Por suas vantagens em relação ao processo de projeto 2D, cada vez mais essa tecnologia tem atraído os profissionais da área. Os fabricantes de softwares CAD têm aprimorado as possibilidades dos programas e também a integração e interoperabilidade entre os diversos softwares disponíveis no mercado.
2 - Quais são as vantagens do BIM?
As principais vantagens que o BIM oferece são: 
• Maior velocidade na entrega (economia de tempo);
• Melhor coordenação (menos erros nos desenhos); 
• Diminuição de custos (economia de dinheiro); 
• Maior produtividade usando um único modelo digital; 
• Trabalho com maior qualidade; 
• Novas oportunidades de negócios; 
• Maior foco no design; 
• Redução do retrabalho;
• Facilidade nas modificações de projeto (correção automática de cortes, vistas e outros elementos);
• Visualização 3D facilitada (permite melhorar o entendimento do projeto pelos envolvidos e facilita as soluções de projeto); 
•Análise, simulação e extração de dados do modelo;
•Estudos preliminares e conceito de viabilidade;
•Melhor visualização e compreensão do escopo;
•Eliminação de ineficiências e redundâncias;
•Detecção de interferências;
•Compatibilização de especialidade (arquitetura, estrutura, instalações, etc.);
•Antecipação de problemas;
•Maior segurança na tomada de decisões;
•Escolha do melhor método construtivo;
•Quantificação automática de insumos e custos;
•Redução dos desperdícios e da variabilidade das estimativas de custos;
•Simulação de desempenho energético e de sustentabilidade;
•Aumento da qualidade e redução de tempo e custo da construção;
•Propostas mais coerentes com as solicitações do cliente;
•Exploração de alternativas de forma rápida e segura.
A melhoria na troca de informações não foi identificada como vantagem uma vez que os projetistas complementares (calculistas e instaladores) ainda não estão utilizando a tecnologia BIM. 
Observa-se que apesar dos escritórios desenvolverem o projeto de arquitetura em modelo BIM, o arquivo acaba sendo repassado para os projetistas de complementares em DWG, perdendo inúmeras informações e todo o potencial do BIM na parametrização de dados. 
Ao mesmo tempo torna-se difícil incorporar as informações dos projetistas repassadas em DWG ao modelo BIM. Desta forma, percebe-se que não está ocorrendo a criação plena do modelo, que fica restrito às informações de arquitetura.
3 - Por que o BIM já é determinante para muitos projetos de edificação?
A capacidade incorporada do programa paraparametrização de objetos é o que dá flexibilidade à um programa do tipo BIM. Tentando explicar melhor, e traduzindo em termos práticos, isto quer dizer associar ou conectar um determinado objeto à uma ou mais informações, que serão utilizadas futuramente em um formulário que pode ser preenchido pelo usuário do programa.
Em função desta associação ou conexão de objetos com informações ou dados, um grande banco de dados sobre o projeto é gerado, e cada um dos objetos tem sua identificação juntamente com suas características, materiais, tamanho, custo e etc, sendo que, estas informações podem ser alteradas a qualquer momento nos formulários. E se alterar as medidas no formulário de uma porta que foi desenhada em planta, estas alterações aparecerão em todas as pranchas e detalhes do projeto.
Exemplo: Vamos supor que foi "parametrizado" ou atribuido dimensões ou dados à uma esquadria, como altura, largura, e tipo de material como madeira ou alumínio. Posteriormente pode ser modificado estes dados no formulário, e uma vez que estes dados sejam modificados, estas alterações ou modificações aparecerão nos desenhos do projeto e também no modelo 3D, inclusive na renderização ou maquete eletrônica acabada.
O Estudo de caso realizado por Sheer et al (2007), com base na utilização do aplicativo “ArchiCAD10” em determinado escritório da cidade de Curitiba, apontou aumento significativo da produtividade, tendo em vista que as atualizações e alterações de projeto puderam ser realizadas automaticamente em toda a documentação, evitando o retrabalho com modificações em desenhos. 
Os usuários relataram dificuldades na atribuição de parâmetros aos elementos tridimensionais, fato que provavelmente ocorreu nas etapas iniciais de concepção do modelo. Também foram citados os benefícios da visualização tridimensional, tais como a facilidade para identificar interferências de projeto, além da previsão criteriosa de detalhes construtivos, contribuindo, desta forma, para a redução de erros na execução da obra.
4 - Quais são os principais softwares em plataforma BIM existentes no mercado? 
Alguns softwares em plataforma BIM estão informados na figura:
Os principais softwares em plataforma BIM disponíveis são: 
ArchiCAD: O ArchiCAD, pode ser aberto por qualquer projetista que não use o programa, exigindo que o arquivo exportado seja IFC. O ArchiCAD possui uma extensa biblioteca disponível e uma maturidade decorrente dos seus anos de experiência e desenvolvimento no mercado.
Bentley Architecture: A solução BIM da Bentley Systems é construída sobre a plataforma do Microstation, um programa CAD. Possui suporte para formato IFC. O Bentley Architecture faz parte de uma extensa plataforma que inclui softwares específicos para estrutura, instalações e modelagem de elementos complexos.
Revit Architecture: Software da Autodesk, o Revit é um dos mais difundidos no mercado, por ser do mesmo fabricante do AutoCad e pela estratégia de vendas da Autodesk. Lê arquivos gerados nos programas específicos de estrutura (Revit Structure) e instalações (Revit MEP), agilizando a coordenação e compatibilização dos complementares.
Vectorworks Architect: É um software BIM e Modelador 3D para arquitetura e design. Possui compatibilidade total com o formato IFC para troca de arquivos com outros softwares BIM. É uma solução relativamente simples e barata, que tem como vantagem permitir projetar da forma tradicional, como se fosse um programa de CAD convencional.
Programas complementares: Utilizados para aproveitar a informação gerada pelo modelo BIM e realizar os cálculos necessários aos projetos de edificações, como consumo energético, desempenho térmico, acústico e lumínico, cálculos estruturais, de circulação de pessoas e veículos, entre outros. Funcionam ao ler os modelos criados em plataformas BIM e extrair os parâmetros pertinentes, gerando cálculos específicos segundo a sua finalidade. Exemplos:
Cálculo energético: Autodesk Ecotect Analysis, Autodesk Green Building Studio, IES Virtual Environment, Eco Design.
Cálculo estrutural: Revit Structure, Tekla Structures, CSI SAP2000, CSI ETABS, TQS, CYPCAD.
5 - Como deve ocorrer o workflow ou gestão de toda uma equipe coordenada com BIM?
Trabalhar em equipe nunca foi tão necessário, o que falta em um profissional, o outro deve completar, e por isso profissionais capacitados e treinados trabalhando em conjunto realizarão quaisquer tarefas muito mais rápido que antes e com muito mais precisão e eficiência.
Todos os projetos apresentam melhores resultados quando são desenvolvidos por uma equipe e não apenas por uma pessoa, para isso uma metodologia deve ser adquirida: Encontrar os melhores profissionais, para isso deve-se levar em conta:
Vivência de projetos: o profissional deve conhecer o processo comum de trabalho para desenvolver um projeto; 
Maior comprometimento: com profissionais determinados as chances de problemas são menores.
Para organizar uma equipe é preciso manter a equipe reduzida até que o processo realmente se torne eficaz, autossustentável e organizado. A organização é um dos pilares do BIM, sem ela será encontrado muitos obstáculos para obter um resultado desejável.
A organização no ambiente de trabalho é fundamental para que exista a fácil localização e solução de problemas, e no Revit os Filtros e Worksets, quando bem configurados, irão auxiliar na fluidez durante o trabalho e no processo de documentação com mais detalhes.
No Revit a organização ocorre através de Worksets e Filtros, e seu uso traz benefícios muito importantes. Os benefícios dos worksets e Filtros são:
 Fluidez no trabalho: desativar grupos inteiros de objetos que sejam desnecessários no momento; 
 Documentação organizada: é possível gerar uma documentação separada por disciplinas rapidamente.
Com a integração do Colaborativo ao Revit se torna possível, então, além da visualização de toda a obra em 3D e em tempo real, identificar as áreas que sofreram alterações durante a obra e apontar essas mudanças diretamente no software de colaboração, o qual, por sua vez, realiza toda a comunicação necessária e o workflow para destacar essas modificações, além do armazenamento das informações e dos apontamentos a toda a equipe envolvida nesta etapa.
Utilizando o colaborativo integrado ao Revit, o engenheiro que acompanha a vistoria poderá apontar todas as atualizações e manutenções que precisam ser feitas diretamente na nuvem e no exato momento em que elas são solicitadas. O colaborativo receberá essas informações e fará todas as indicações necessárias para o cumprimento das modificações, tais como o controle de prazos, o acompanhamento da manutenção etapa por etapa e o workflow de todo o processo. Isso evita desgastes com os compradores e erros no atendimento às solicitações.
Conclusão
A tecnologia BIM, apesar de já existir a pouco mais de 30 anos, ainda é pouco explorada pelo mercado, principalmente o Brasileiro. 
O cenário atual, é de crescimento para o BIM, mas este crescimento vem encontrando dificuldades com mão de obra especializada, tanto do segmento de arquitetura, quanto de engenharia e demais projetos complementares.
A compatibilização realizada através do BIM chega perto do preciso, já que os softwares indicam as incoerências entre as disciplinas de projetos, no entanto há dificuldade de encontrar profissionais que tenham migrado para esta revolucionária tecnologia. 
A principal barreira, é que os profissionais têm que mudar a maneira de trabalhar. Migrar do CAD para o Revit pode ser comparado a migração da prancheta para o CAD.
Para que a implantação do BIM seja bem-sucedida em uma empresa é crucial que os líderes estejam motivados a utilizar e apoiar este novo modo de trabalho. A maneira como o projeto é feito e a forma como é gerido tem de ser revistas e readequadas ao novo modo de trabalho.
A equipe pode ser a melhor e mais organizada, mas sem gestão, ela é só mais uma. A supervisão e orientação durante a modelagem são imprescindíveis para evitar possíveis atrasos. 
ReferênciasADDOR, M. BIM. In: FÓRUM ASBEA; ENCONTRO REGIONAL, 8, 2009, São Roque. Disponível em: <http://www.asbea.org.br/download/Apresentacao_MiriamAddor_24_10_2009.pdf>. Acesso em: 27 de dezembro de 2015.
BIRX, G. BIM Evokes Revolutionary Changes to Architecture Practice at Ayers/ Saint/ Gross. The American Institute of Architects – Best Practices, 2005. Disponível em: <http://www.aia.org/aiachitect/thisweek05/tw1209/tw1209changeisnow.cfm >. Acesso em: 23 dezembro de 2015.
GRAPHISOFT. BIM Curriculum Lecture Notes. Graphisoft, 2007. Disponível em: < http://www.graphisoft.com >. Acesso em: 23 de dezembro de 2015.
IBRAHIM, M.; KRAWCZYK, R.; SCHIPPOREIT, G. Two approaches to BIM: A
Comparative Study. eCAADe Conference. Copenhagen, Dinamarca, 2004.
Disponível em: <http://www.iit.edu/~krawczyk/miedcad04.pdf>. Acessado em:
02 de janeiro de 2016.
LEUSIN, Sergio R. A. Novas formas de pensar o processo de projeto e o produto edifício – Modelagem de produto – BIM. In: VII Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projetos na Construção de Edifícios WBGPPCE, Curitiba, 2007. Disponível em: <http://www.cesec.ufpr.br/workshop2007/PDF/0701%20Building%20Information%20Modeling%20-%20Leusin.pdf>. Acesso em: 27 de dezembro de 2015.
SOUZA, L.; Amorim, S.; Lyrio, A. Impactos do uso do BIM em escritórios de arquitetura: oportunidades no mercado imobiliário. Gestão & Tecnologia de Projetos, Brasil, 415 01 2010. Disponível em: <http://www.arquitetura.eesc.usp.br/jornal/index.php/gestaodeprojetos/article/view/100/130> Acesso em: 23 de novembro de 2015.
SCHEER, Sérgio; ITO, Armando L. Y.; AYRES FILHO, Cervantes; AZUMA, Fabíola; BEBER, Michelle. Impactos do uso do sistema CAD geométrico e do uso do sistema CAD-BIM no processo de projeto em escritórios de arquitetura. VII Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projetos na Construção de Edifícios. Curitiba, 2007. Disponível em: <http://www.cesec.ufpr.br/workshop2007/Artigo-30.pdf>. Acesso em: 02 de janeiro de 2016.
TOBIN, J. Proto-Building: To BIM is to Build. AECbytes, 28 mai. 2008. Disponível em: <http://www.aecbytes.com/buildingthefuture/2008/ProtoBuilding.html>. Acesso em: 02 de janeiro de 2016.
Artigo realizado pela acadêmica Bruna Kelly Lucas, referente a avaliação semestral da matéria de Expressão Gráfica Auxiliada por Computador, ministrada pelo professor Carlos Eduardo Weidlich, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Outros materiais