Buscar

Apol 3 Gestão de micro e pequenas empresas,Gestão de qualidade

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/5
A diferença de Produto Interno bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), coeficiente Gini e de outros indicadores demonstra uma distribuição de riqueza e de qualidade de vida altamente desigual tanto entre países quanto dentro de um mesmo país. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a medida do PIB:
(A)	Mostra o valor da produção realizada dentro das fronteiras geográficas de um país, em um determinado período, sintetiza o resultado final da atividade produtiva, expressando monetariamente a produção. <-------------(Certa)
B	Inclui em sua medição da qualidade de vida de uma população, os aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais e políticos.
C	É a medida de desigualdade de renda ou riqueza.
D	É a medida que nos permite conhecer o grau de inflação ao qual a economia esteve submetida trimestralmente.
Questão 2/5
A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade, como partes interessadas da organização, com necessidades que precisam ser atendidas. Significa, ainda, a responsabilidade pública, ou seja, o cumprimento e a superação das obrigações legais decorrentes da própria atividade e produto da organização. Por outro lado, é, também, o exercício da sua consciência moral e cívica, advinda da ampla compreensão do papel da organização no desenvolvimento da sociedade. Trata-se, portanto, do conceito de cidadania aplicado às organizações, no tocante à segurança e à saúde pública e à proteção ambiental. A organização cidadã prevê impactos adversos, que poderão decorrer de instalações, produção, distribuição, transporte, uso, descarte ou reciclagem final dos produtos, e realiza ações preventivas e de proteção necessárias. (FALCONI, V. O verdadeiro poder: práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Nova Lima: INDG, 2009.) O movimento cíclico PDCA pode identificar novos problemas ou avanços a cada ciclo realizado. 
Para se atingir o nível de organização mencionado no texto, com vistas às melhorias contínuas, o primeiro passo a para definição das ações necessárias é:
A	A utilização do brainstorming (tempestade cerebral), para levantamento das causas.
B	A introdução da prática sistemática dos ciclos de gerenciamentos: PDCA e SDCA.
(C)	O levantamento da situação atual (identificação do problema, observação e análise) da empresa em relação a tais compromissos. <--------(Certa)
D	A inserção desses objetivos na politica de qualidade da empresa e na sua missão
Questão 3/5
O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador da riqueza de um país, representando a soma dos bens e serviços produzidos por uma nação. A importância do PIB consiste no fato de que existem padrões internacionais sobre a forma pela qual ele deve ser computado, permitindo comparações entre os países. Apesar de sua importância como medida da atividade econômica, há que se enfatizar que o PIB não pode ser tomado como indicador de bem-estar. Dessa maneira, estudiosos do mundo todo vêm discutindo intensamente a substituição do PIB por um novo indicador que contemple o desenvolvimento sustentável e, a pardas variáveis econômicas, incorpore também as sociais e as ambientais. O que mais se aproxima disso em escala global é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trata-se de índice que serve para comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. 
Fonte: Adaptado de <http://www.brasil-economia-governo.org.br/2013/02/25/como-construir-um-indicador-de-desenvolvimento-sustentavel/>. 
Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são utilizados para quantificar o desenvolvimento de cada país e são importantes
POR QUE
Permitem uma relação de análise entre países, assim como de regiões internas de um mesmo país.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
A	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
(B)	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira. <------(Certa)
C	As assertivas I e II são falsas.
D	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5
Criar um novo negócio é um grande desafio, que aumenta com a preocupação por reduzir as discrepâncias sociais e ambientais deixadas pelo progresso. Assim, o empreendedor também tem um desafio bioético. Nesse sentido assinale a alternativa que apresenta de forma correta o que é a bioética.
(A)	A bioética diz respeito à humanidade de cada ser humano. <----(Certa)
B	A bioética é um manual de conduta para as organizações.
C	A bioética diz respeito ao planejamento do negócio.
D	A bioética está ligada ao estudo filosófico.
Questão 5/5
O desejo de qualquer organização é a sobrevivência. Nos contratos sociais das instituições organizacionais, no que se refere ao “prazo de duração”, encontramos, invariavelmente, uma determinada informação que mostra que o desejo dos investidores é o de que as organizações durem o maior tempo possível, ou que exista a possibilidade de se “perenizarem” no mercado. 
De acordo com o que estudamos sobre os atributos da qualidade, assinale a alternativa que determina, corretamente, esta informação.
	A	A organização foi constituída por prazo determinado.
	B	A organização não foi constituída por prazo indeterminado.
	(C)	A organização foi constituída por prazo indeterminado. <------(Certa)
	D	A organização foi constituída com prazo fixo de encerramento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes