Buscar

ODONTOGÊNESE - Breve resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ODONTOGÊNESE
A medida que as células epiteliais se multiplicam, elas sofrem uma invaginação para dentro do ectomesênquima. A cartilagem de Meckel oferece o suporte para duas lâminas: a lamina dentária, que se forma primeiro, e a lamina vestibular, que se forma logo depois, posicionando-se na frente da lamina dentária. 
FASE DE BOTÃO
O botão corresponde a proliferação da lâmina dentária e o início da formação dos dentes decíduos. Nessa fase, o ectomesênquima apresenta uma discreta condensação celular.
FASE DE CAPUZ
É caracterizada pela intensa proliferação das células epiteliais. Nessa fase, há a formação do órgão do esmalte, da papila dentária (representada pelas células ectomesenquimais condensadas abaixo) e a formação do folículo dentário. Toda essa estrutura recebe o nome de germe dental.
FASE DE CAMPÂNULA
Nessa fase, ocorre a diminuição da proliferação das células, diminuindo o órgão do esmalte. O órgão dental é constituído das seguintes partes: o retículo estrelado, que separa o epitélio interno e externo dental; uma camada de células delgadas chamadas estrato intermediário. Quando o folículo dental e a lamina dentária se separam do epitélio oral, termina-se a fase de campânula e inicia-se o processo chamado de coroa.
FASE DE HISTODIFERENCIAÇÃO
Entre o epitélio interno e o retículo estrelado, observa-se duas ou três camadas de células pavimentosas formando o estrato intermediário, que participa da formação do esmalte. O local onde o epitélio interno e externo se encontram tornam-se anguladas, chamado de alça cervical.
FASE DE COROA
Nessa fase, as células do epitélio interno se alongam formando os ameloblastos (através da inversão de polaridade) e as células da papila dentária respondem transformando-se em odontoblastos, que por sua vez movem-se em direção ao centro da papila formando as primeiras camadas de dentina. Ao mesmo tempo em que há essa diferenciação, os ameloblastos se movem em direção oposta deixando para trás uma camada dura de esmalte. Os odontoblastos permanecem construindo o processo de matriz dentinária, formando a raiz. 
DEFINIÇÕES
ECTOMESÊNQUIMA: tecido formado pelas células que migram da crista neural para a boca primitiva.
BANDA EPITELIAL PRIMÁRIA: estrutura formada a partir do epitélio oral e o ectomesênquima.
EPITÉLIO INTERNO: camada única e contínua de células localizadas na concavidade onde encontra-se maior condensação ectomensenquimal.
EPITÉLIO EXTERNO: camada única e contínua de células localizadas na convexidade externa do capuz epitelial.
RETÍCULO ESTRELADO: formado por células esparsas e em formato de estrelas no centro do órgão do esmalte.
PAPILA DENTÁRIA: Responsável pela formação da dentina e polpa.
FOLÍCULO DENTÁRIO: Condensação do ectomesenquima que rodeia o órgão do esmalte e a papila dentária em formato de cápsula.

Outros materiais