Buscar

Apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Apol 3 Lingua Portuguesa:Compreenção Textual e Eticá Empresarial e Responsabilidade Socioambiental Nota 100
Questão 1/5
Leia a tirinha a seguir
Com base nos estudos realizados marque a alternativa correta em relação à compreensão textual:
A
Hagar e Helga referem-se ao mesmo objeto, porém a intencionalidade de Helga não foi entendida por Hagar. Os textos não foram interpretados da mesma maneira.
B
Hagar e Helga tiveram problemas na comunicação, pois a pluralidade de sentido de uma palavra café foi diferente.
C
A emissora Helga não transmitiu a mensagem de forma subjetiva ela foi centrada no emitente e, portanto, não houve comunicação.
D
Helga transmitiu a mensagem de forma objetiva, ela não expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação.
Questão 2/5 
“O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.”
http://www.pactoglobal.org.br/artigo/70/O-que-eh
A partir destas informações, relacione a primeira coluna com a segunda e a seguir assinale aquela que CORRESPONDE aos dez princípios do Pacto Global: 
a) Trabalho
( a) A abolição efetiva do trabalho infantil.
b) Contra a Corrupção
( c) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. 
c) Meio Ambiente
(b ) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
d) Direitos Humanos
( a) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. 
( c) As empresas devem incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. 
(d ) Assegurar-se de sua não participação em violações dos direitos humanos.
A
a – c – b –a – c - d
B
b – c – b –a – c - d
C
a – d – b – b – c - d
D
d – c – b – a – a - d
E
a – a – b – d – c - a
Questão 3/5 
Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes. Carroll (1979) desenvolveu um modelo piramidal de Responsabilidade Social Empresarial, o qual se baseia em quatro pilares: econômicas, legais, éticas e discricionárias ou filantrópicas.
http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/responsabilidade-social-empresarial
A partir destas informações, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE ao modelo piramidal de Responsabilidade Social Empresarial:
·	I - Responsabilidade econômica: localiza-se na base da pirâmide, pois é a principal face de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo os lucros a maior razão pela qual as empresas existem. 
·	II - Responsabilidade legal: espera-se que as empresas atendam às metas econômicas dentro da estrutura legal e das exigências legais, que são impostas pelos conselhos locais das cidades, assembleias legislativas estatais e agências de regulamentação do governo. 
·	III - Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados na lei e podem não servir os interesses econômicos diretos da empresa. 
·	IV - Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição social não imposta pela economia, pela lei ou pela ética. 
A
As afirmações (i) e (ii) são falsas
B
As afirmações (i) e (iii) são falsas
C
Somente a afirmação (ii) é verdadeira
D
As afirmações (iii) e (iv) são falsas
E
As afirmações (i), (ii), (iii) e (iv) são verdadeiras
Questão 4/5 
O discurso da sustentabilidade é recente, mas apesar da recente disseminação, grande parte dos executivos ainda considera o desenvolvimento sustentável uma espécie de mal necessário, uma vez que envolve regulações, custos e responsabilidades onerosas. A artigo de Hart, Criando Valor Sustentável, apresenta um modelo complexo e multifacetado de criação de valor para os acionistas que leva em conta os desafios globais do desenvolvimento sustentável. Mostra, que a sustentabilidade não é irreconciliável com o crescimento econômico, mas que, ao contrário, pode ser importante fonte de vantagem competitiva e de geração de valor para acionistas e comunidade em geral.
http://www.is.cnpm.embrapa.br/bibliografia/2004_Criando_valor_sustentavel.pdf
Em cada quadrante do modelo, Hart e Milstein (2004) especificam um foco que a empresa deve dar. A partir destas informações, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE aos quadrantes do modelo de valor aos acionistas:
·	I - No quadrante superior esquerdo, o foco se direciona em fatores de desempenho interno como redução de custo e risco. Falsa
·	II - No quadrante inferior direito foca no desempenho interno, inserindo os stakeholders externos como fornecedores e clientes na cadeia de valor imediata, bem como órgãos de regulação e comunidades. verdadeiro
·	III - No quadrante superior esquerdo, a empresa deve não apenas ter um desempenho eficiente nos negócios atuais, mas também estar constantemente preocupada com a criação de produtos e serviços do futuro. verdadeiro 
·	IV - No quadrante inferior direito foca nas dimensões externas associadas ao desempenho no curto prazo e atuação em camadas sociais menos favorecidas economicamente. Falsa
Respostas possíveis:
A
As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras
B
As afirmações (i) e (iii) são falsas
C
Somente a afirmação (iii) é verdadeira
D
As afirmações (iii) e (iv) são falsas
E
As afirmações (i), (ii), (iii) e (iv) são verdadeiras
Questão 5/5 
Leia o texto a seguir:
Texto expositivo
Característica dos artigos científicos, também aparece nos livros didáticos. É um texto fechado, sem espaço para várias interpretações. "Baseado em comprovações obtidas por meio de experiências, o autor deixa claro o caminho que fez para chegar à conclusão, comprovando ou refutando uma hipótese inicial", diz Marcos Engelstein. O livro didático tem a vantagem de simplificar o discurso científico. Mas, para fazer os alunos avançarem, é preciso colocá-los em contato com textos que circulam no meio acadêmico, mais complexo.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/conhecer-questionar-textos-expositivos-instrucionais-525607.shtml
Pode-se afirmar em relação ao texto expositivo
A
Típico das experiências práticas que caracteriza-se por uma sequência de instruções que, se mal interpretadas, podem levar a conclusões incorretas.
B
Ao aproximar o conteúdo escolar dos fatos cotidianos, reportagens de jornais e revistas (sobretudo as de divulgação científica) possibilitam discussões sobre saúde, alimentação, meio ambiente e tecnologia. 
C
É usado para conhecer de maneira breve informações sobre determinado tema. Esse tipo de texto é apresenta dados e referências, sem interferência de subjetividade, desde sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
D
Apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeraçãode suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto

Outros materiais