Buscar

A Administração científica é a abordagem de baixo para cima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quem é o expoente da administração cientifica?
Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como Administração Científica foi Taylor. Através da leitura de Idalberto Chiavenato, em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.
Qual a variável do ênfase estudada na administração cientifica?
A Administração científica é a abordagem de baixo para cima(do operário para supervisor e gerente)e das partes(operários e seus cargos)para o todo(organização empresarial),no século XX,a atenção para o método de trabalho para os movimentos necessários à execução de uma tarefa ,para o tempo padrão determinado para sua realização.Esse cuidado analítico e detalhista permitiu a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos,operações,tarefas e cargos constituem a chamada Organização Racional do Trabalho ORT.
Explique o primeiro período de Taylor
O primeiro período de Taylor ocorre com o lançamento de seu estudo experimental denominado ’Notas sobre correias.Mais tarde,publicou outros de seus estudos,denominado’ Um sistema de gratificação por peça’,apresentando um sistema de gratificação e administração dos operários.Em 1903,publicou seu livro denominado ’Administração de oficina’,no qual se preocupava exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário por meio do estudo de Tempos e Movimentos.
Explique o segundo período de Taylor
O segundo período de Taylor é marcado com a publicação do livro Princípios de Administração Científico (1911).Taylor partiu do princípio de que a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada por uma estruturação geral das empresas.Para Taylor as fábricas apresentavam três problemas básicos.
vadiagem sistemática por parte dos operários.
Os gerentes não conheciam os fluxos de operações das atividades que eram desenvolvidas nem o tempo gasto e necessário para a sua execução.
*Métodos e técnicas de trabalho não uniformes.
Quais as características da administração cientificam
Taylor enfatizou como princípios básicos na Administração Científica os seguintes:
a)o planejamento que tinha por objetivo aplicar os métodos científicos no desenvolvimento do trabalho em vez da improvisação e escolha individual.
b)o preparo,como o objetivo de as empresas poderem selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões,visando ao aumento da produção.
c)o controle,com o objetivo de verificar se o que foi planejado estava sendo executado.
d)a execução tinha por objetivo assegurar a distribuição das atribuições e das responsabilidades de forma disciplinada.
Quais os aspectos da organização Racional do trabalho
 Análise do Trabalho e estudo de tempos e movimentos
A análise do trabalho consistia em decompor cada tarefa e cada operação em uma série ordenada de movimentos simples.
O estudo da fadiga humana
Por meio da aplicação dos métodos científicos,a Administração científica procurou eliminar os movimentos desnecessários para o desenvolvimento de uma determinada atividade,visando à diminuição dos esforços musculares.
Divisão do trabalho e especialização do operário
A divisão do trabalho proporcionou a especialização do operário pelo fato de ele se limitar à execução rotineira do mesmo trabalho.
Desenho de cargos e tarefas
O desempenho de um cargo compreende a definição do seu conteúdo em termos de tarefas/atividades bem como métodos necessários para a sua execução e seu relacionamento com outros cargos.
Incentivos salariais e prêmios de produção
Taylor partiu do pressuposto de que os trabalhadores deveriam desenvolver os seus trabalhos dentro dos padrões de tempo determinado.
Condições de trabalho
Para Taylor e seus seguidores,a eficiência não esta atrelada só à aplicação dos métodos científicos e ao incentivo salarial,mas também às condições de trabalho.
Padronização
Padronizar os métodos de trabalho consiste em selecionar os métodos mais condizentes para o desenvolvimento de determinado tarefa.
Supervisão funcional
A supervisão funcional demonstra que cada supervisor deve cuidar de determinada área ou especialidade,por exemplo,recursos humanos,marketing ,finanças,logística.
Explique a contribuição dos seguidores de Taylor
FRANK E LILLIAN GILBRETH
Em 1912,o casal Gilbreth enfatizou o estudo dos movimentos,em detrimento do estudo de tempos .Desenvolveram técnicas para evitar o desperdício de tempo e movimento.estabeleceram padrões,relacionado as tarefas de produção e conseqüentemente,aumentando a produtividade.
HENRY GANTT
Gantt criou o controle gráfico de produção com o objetivo de acompanhar diariamente os fluxos de produção.ainda hoje,os gráficos de Gantt são extremamente úteis para as empresas,fazerem a gestão das operações.
HUGO MUNSTERBERG 
Munstanberg é considerado o criador da psicologia industrial .Propõe a psicologia na indústria porque ela ajuda a encontrar os homens mais capacitados para o trabalho:define as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção:produz a influência desejada pela administração da mente humana. 
HENRY FORD 
Ford foi o homem que popularizou o automóvel,com seu célebre modelo T:lançado em 1908,seis anos depois havia meio milhão de veículos no a circular.
Quais os princípios básicos de Ford
Os princípios básicos de Ford foram a intensificação,a economicidade e a produtividade.A intensificação objetivava minimizar o tempo de duração da produção,por meio da utilização de meios adequados,para sua colocação rápida no mercado.A economicidade visava fazer com que as empresas reduzissem ao mínimo o nível de estoque.
 O que siguinifica Toyotismo
Uma das principais características do toyotismo é a auto-ativação,que decorre da idéia de dotar as máquinas de algum dispositivo que as possibilite parar automaticamente quando ocorrem problemas na produção.esse princípio se refere tanto aos dispositivos mecânicos introduzidos no coração das máquinas quanto os dispositivos organizacionais que dizem respeito á execução do trabalho humano.

Outros materiais

Outros materiais