BCO AD1  2016.1
2 pág.

BCO AD1 2016.1


DisciplinaBases da Cultura Ocidental243 materiais393 seguidores
Pré-visualização1 página
Respostas AD 1
Questão 1
Antes do surgimento da escrita, qualquer forma de comunicação era feito de forma oral. 
Nos poemas de Horemo, após serem passados para escrita, foram encontrados itens que apareciam muitas vezes nos textos, identificando um estilo formular, são eles as fórmulas e epítetos.
As fórmulas, nos poemas homéricos, eram um grupo de palavras pré fabricadas usadas para lembrar ou, até criar outros versos durante as apresentações dos aedos. Até hoje usada 
Os epítetos, assim como as fórmulas, são expressões prontas que serviam para qualificar, elogiar ou depreciar alguém ou algo, muito usado na identificação das características de heróis ou deuses. Davam adjetivos ou características aos personagens e objetos durante as apresentações que realizavam. 
Questão 2 
Literatura é a arte com que o autor compõe seus textos, criando um conjunto de histórias ou contos, relacionados a povos, épocas ou gêneros. Esses textos tem formatos de versos ou prosas. Dizem que a literatura é uma arte encontrada nos livros.
Antes que a escrita fosse criada, na Grécia antiga, poemas e histórias eram contados de forma oral, a oralidade. Ao longo do tempo, muitos textos e ensinos foram se perdendo. Com a criação da escrita, dois textos muito conhecidos da época provaram, após estudos, que a literatura já se fazia presente na oralidade: Ilíada e Odisseia.
Ilíada e Odisseia, são poemas atribuídos a Homero, cantados oralmente por aedos (artistas que recitavam poemas), ao fim de banquetes para distrair os convidados. 
A escrita permitiu que esses poemas e outros conhecimentos fossem repassados a outras culturas e povos por gerações, e não ficassem presos na memória do homem, que poderia falhar e algo se perder.
Desta forma, foi possível verificar que a literatura não era exclusiva dos textos escritos, que antes da escrita ela já se fazia presente, com a literatura oral ou a oralitura, e, até hoje ainda é usada por artistas que continuam recitando poemas oralmente distraindo pessoas pelo mundo.
Questão 3
Antes do surgimento da escrita, todo ensino ou comunicação era realizado de forma oral. O homem possuía o saber guardado com ele em sua memória.
Ao surgir a escrita, muitos ensinamentos e histórias poderiam ser passados por gerações, estando escritos em livros, seriam espalhados pelo mundo, e na forma oral poderiam se perder. 
O homem não seria mais o possuidor do saber, o mesmo estaria nos livros. E a forma oral de passar o conhecimento poderia ser esquecida. 
Com isso, o uso da memória ficaria enfraquecido. A escrita poderia ser um remédio ou um veneno para a memória.
Por isso, Platão diz que a escrita seria um phármakon, um remédio, se usada sob medida e de forma correta, porém, se o uso da escrita fosse exagerado ou de forma incorreta, se poderia se tornar um veneno. Ele não limitou o uso da oralidade nem da escrita, apenas explicou que ambos deveriam ser usado sob medida.