Buscar

APOL 2 GESTAO DE QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 2 GESTAO DE QUALIDADE.
Questão 1/5
Eduardo, Cleiton e Jackson são amigos de longa data e sempre se reúnem para conversar sobre a vida. Eduardo fundou, há alguns anos, uma empresa de gerenciamento de recursos hídricos. Cleiton, após anos trabalhando na empresa Pedra, foi demitido e com o valor recebido na rescisão comprou uma pequena empresa de produtos naturais no bairro onde mora. Jackson, por sua vez, é sócio de duas pequenas empresas, um restaurante (na qual apenas tem participação financeira) e uma fábrica de placas lógicas para celulares (onde trabalha como diretor financeiro). Alec que é amigo dos três, disse, certa vez, que apenas Eduardo e Jackson são empreendedores, pois eles tiveram a ideia de iniciar os negócios que gerenciam do zero.
Sobre essa situação, analise as afirmativas a seguir:
I. Eduardo e Jackson podem ser considerados empreendedores.
II. Cleiton pode ser considerado um empreendedor.
III. Alec está correto em sua afirmativa de que apenas Eduardo e Jackson são considerados empreendedores.
IV. As sociedades que Jackson possui configura uma forma de empreender.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Você acertou!
I. Eduardo e Jackson podem ser considerados empreendedores. Schneider (2012, p. 82-84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas a forma de montar um empreendimento, no caso de Eduardo, e no caso de se firmar sociedades, no caso de Jackson, portanto afirmativa correta.
II. Cleiton pode ser considerado um empreendedor. Schneider (2012, p. 82-84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas, elenca a forma de comprar uma empresa, que configura o caso de Cleiton, portanto afirmativa correta.
III. Alec está correto em sua afirmativa de que apenas Eduardo e Jackson são considerados empreendedores. Schneider (2012, p. 82-84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas, elenca a forma de comprar uma empresa, que configura o caso de Cleiton, portanto afirmativa incorreta.
IV. As sociedades que Jackson possui configura uma forma de empreender. Schneider (2012, p. 82-84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas a forma de se firmar sociedades, no caso de Jackson, portanto afirmativa correta.
 
Questão 2/5
Schneider (2012) considera que a inovação é a mais pura manifestação do empreendedorismo, pois é quando se parte de um sonho para a ação, quando a criatividade se transforma em algo novo.
Sobre a inovação, analise as definições a seguir:
I. A inovação pode ser encarada como um processo de aprendizagem organizacional.
II. Inovação é um resultado de um esforço de time.
III. Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza.
IV. As organizações inovadoras são aquelas que se aproximam do limite do caos.
 
Sobre as definições listadas, são corretas as:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II, III e IV.
Você acertou!
I. A inovação pode ser encarada como um processo de aprendizagem organizacional. Schneider (2012, p. 86-87) relaciona essa visão de inovação de Martin Bell e Keith Pavitt, portanto afirmativa correta.
II. Inovação é um resultado de um esforço de time. Schneider (2012, p. 86-87) relaciona essa visão de inovação de Tom Kelley, portanto afirmativa correta.
III. Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza. Schneider (2012, p. 86-87) relaciona essa visão de inovação de Peter Drucker, portanto afirmativa correta.
IV. As organizações inovadoras são aquelas que se aproximam do limite do caos. Schneider (2012, p. 86-87) relaciona essa visão de inovação de Fritjof Capra, portanto afirmativa correta.
 
	
	C
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Questão 3/5
Dolabela (1999), citado por Scheider e Branco (2012), aponta oito erros que os empreendedores precisam evitar ao considerar as oportunidades. Um desses erros é a paranoia. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as características da paranoia.
	
	A
	Agir sem pensar, sem analisar e movido pela fé e não pela razão.
	
	B
	Viver com medo de que alguém roubará a oportunidade pode fazer com que ela seja esquecida pelo empreendedor e deixe de ser aproveitada.
Paranoia — Viver com medo de que alguém roubará a oportunidade pode fazer com que ela seja esquecida pelo empreendedor e deixe de ser aproveitada. (SCHNEIDER; BRANCO, 2012, p. 69-70).
	
	C
	Nunca se está pronto para colocar a ideia em prática.
	
	D
	Empreendedores que dizem que se não tiverem o cenário sonhado em 30 ou 60 dias irão desistir do empreendimento.
Questão 4/5
No material para esta disciplina foi apresentado um breve histórico do surgimento da gestão pelo controle da qualidade, mostrando sua evolução histórica e definido a visão da qualidade.  De acordo com o que vimos sobre o histórico da qualidade, assinale abaixo a alternativa que contém os nome que completam, corretamente, as lacunas do parágrafo a seguir.  
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão encontrava-se em estado de destruição, principalmente nas áreas de infraestrutura, como telecomunicações, energia e estradas. Preocupado com a reestruturação de sua economia, esse país estabeleceu uma relação de colaboração com os Estados Unidos. A troca de informações entre os japoneses e os americanos ocorreu por intermédio de __________ e __________ - que tiveram, posteriormente, o auxílio de __________ - e da União Japonesa de Cientistas.
	
	A
	Taylor, Juran, Feigenbaum.
	
	B
	Deming, Juran, Feigenbaum.
Você acertou!
Preocupado com a reestruturação de sua economia, esse país estabeleceu uma relação de colaboração com os Estados Unidos. A troca de informações entre os japoneses e os americanos ocorreu por intermédio de Deming e Juran - que tiveram, posteriormente, o auxílio de Feigenbaum - e da União Japonesa de Cientistas (SELEME; STADLER, 2012, p. 19). Pelo exposto admite-se a seguinte alternativa como correta: “Deming, Juran, Feigenbaum”.
	
	C
	Taylor, Shewart, Deming.
	
	D
	Deming, Juran, Taylor.
Questão 5/5
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas.  
“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.” 
De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que correta.
	
	A
	5W e 2H’s.
	
	B
	Ciclo PDCA.
Você acertou!
(SELEME; STADLER, 2012, p. 28) Ciclo PDCA: é uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.
	
	C
	Fluxograma.
	
	D
	Diagrama de afinidades.

Outros materiais

Outros materiais