AD1   Adm Brasileira   Carlos Cunha  2016 1
2 pág.

AD1 Adm Brasileira Carlos Cunha 2016 1


DisciplinaAdministração Brasileira433 materiais1.325 seguidores
Pré-visualização1 página
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância \u2013 AD1 - Período \u2013 2016-1º
Disciplina: Administração Brasileira
Coordenador: Carlos Cunha
Data para entrega: 28/02
Questões discursivas:
Questão 1 \u2013 aula 1 \u2013 \u201cCada vez mais a área de RH se restringe a desempenhar um papel de apoio tanto para a alta administração quanto para a gerência. A área de RH tem por objetivo assessorar as outras áreas em relação à atração e retenção de pessoas que reúnam as qualificações necessárias para um ambiente de constante mudança. Nos anos 1990, Recursos Humanos passa a ter diversas denominações: Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos: Gestão de Gente; Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Tipicamente, seu foco de atuação passa a ser a gestão de competências e, ao menos no discurso, a construção de modelos de gestão de pessoas mais flexíveis e orgânicos, como os chamados sistemas de trabalho de alto desempenho\u201d.
Explique com as suas palavras os mecanismos que desencadearam as transformações citadas no texto acima e o que as organizações esperam atualmente dos recursos humanos.
Resposta: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2 \u2013 A Responsabilidade Social apresenta dois enfoques (CHIAVENATO, 2004):
Enfoque Clássico \u2013 Segunda a visão clássica, a responsabilidade da administração é fazer somente com que o negócio gere lucros máximos para a organização. Este ponto de vista é apoiado por Milton Friedman, um renomado economista do livre mercado que prega que as organizações devem proporcionar dinheiro aos investidores. Observa-se que este ponto de vista é contrário à responsabilidade social e seus principais argumentos consistem no aumento dos lucros do negócio.
Enfoque Socioeconômico \u2013 Ao contrário do enfoque clássico, este prega que uma organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos lucros. Este enfoque é endossado por Paul Samuelson, também um respeitado economista. As principais argumentos da responsabilidade social são os lucros a longo prazo para o negócio da empresa, melhoria da imagem organizacional junto ao público, maiores obrigações sociais do negócio, melhor ambiente para todos, visando satisfazer os desejos do público-alvo.
Como você julga esta diferença de conceitos. Pode ou deve uma organização destinar parte de suas receitas para programas e projetos de Responsabilidade Social? Porque?
Resposta: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 \u2013 Com base na aula sobre empreendedorismo, cite e explique as características mais importantes para um empreendedor de sucesso e quais são as competências essenciais?
Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 \u2013 Para Davenport; Prusak (1998), as empresas que buscam sustentabilidade, devem cumprir tal desafio, fundamentadas no conhecimento: \u201c(...) a única vantagem competitiva sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.\u201d E o conhecimento é valioso à medida em que é colocado em prática.
Qual o fator mais valioso para o gestor do novo milênio e quais são seus maiores desafios?
Resposta: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
\u201cBOA AVALIAÇÃO!\u201d