Apostila Joel
88 pág.

Apostila Joel


DisciplinaLei de Diretrizes e Base da Educação (ldb)154 materiais5.956 seguidores
Pré-visualização50 páginas
na própria escola; por transferência, para candidato procedente de outras escolas e, independentemente de escolarização anterior, mediante a avaliação feita pela escola, para definir e permitir sua inscrição na série ou etapa adequada.
Indique a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.	
Todas estão incorretas.	
Todas estão corretas.
Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando \u201cV\u201d (verdadeira) ou \u201cF\u201d (falsa).
Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.
A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.
O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.
Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.
VVFFV.	
VVVVV.	
FVFVV.	
VFVFF.	
FVVFV.
Sobre a concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino, analise as afirmativas abaixo.
Esta concepção oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que adota no planejamento e no decorrer do ensino como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos e para elaborar instrumentos de avaliação.
Aprendemos, quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.
O construtivismo considera o ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, com a ajuda do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na utilização de conceitos, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I e II.	
Apenas II e III.	
Apenas I.	
Apenas II.	
Todas.
Analise as afirmativas abaixo.
O corpo docente do ensino médio e o do ensino superior revelam um sério descrédito em relação à possibilidade de avaliar numa concepção mediadora como também na mudança da concepção tradicional de educação.
A concepção behaviorista de educação considera a existência de alguém que ensina e alguém que aprende. Assim, se o professor oferecer explicações claras, textos explicativos e organizar o ambiente pedagógico, terá as condições ideais para a aprendizagem. Neste caso, o estímulo é determinante no processo de aprendizagem.
Na avaliação mediadora, a produção do conhecimento de um aluno é realizada a partir de dados precisos e objetivos, através de instrumentos fidedignos, evitando-se a subjetividade no processo de avaliação.
Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I e II.	
Apenas II e III.	
Apenas a I.	
Apenas a II.	
Todas.
Constitui-se como um princípio da Educação Nacional:
Ensino fundamental obrigatório e extensão do ensino médio.
Atendimento gratuito à criança de zero a seis anos em creches e pré-escolas.
Oferta de ensino regular noturno adequado às condições do educando.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.
Assinale a resposta correta.
a perspectiva sócio-construtivista vê a aprendizagem como um momento em que o educando se envolve plenamente no seu próprio processo de construção de um conhecimento significativo e é resultado de verdadeiros \u201cchoques cognitivos\u201d que o levam a superar e elaborar novas hipóteses.
toda aprendizagem implica a existência de três pólos: o saber, o professor e o aluno, sendo que o saber é inegociável, o professor o elemento de transmissão do primeiro para o segundo e, finalmente, o aluno, que é o pólo passivo do processo.
o professor é o principal e único responsável pelo processo pedagógico, pois se ele não ensina não há aprendizagem.
a perspectiva não-diretivista em educação foi defendida, no século XX, sobretudo pela Escola Nova; já os diretivistas adotaram a posição da escola tradicional, centrada no diretor de estabelecimento.
na verdade não há distinção entre \u201cpedagogia progressista\u201d e \u201cpedagogia tradicional\u201d: em qualquer das duas o único problema é o de saber se o aluno aprende ou não.
Dentre as afirmativas abaixo que tratam de questões relativas à aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Problemas na família do aluno, tais como: alcoolismo, má nutrição, ausência paterna ou violência familiar provocam, necessariamente, dificuldades de aprendizagem na escola.
São características comuns do aluno com dificuldade de aprendizagem: nível de inteligência muito abaixo da média e deficiências de ordem visual ou auditiva.
Muitos problemas de aprendizagem poderiam	ser chamados de problemas escolares já que resultam da má qualificação	do professor, de dificuldades de relacionamento entre colegas ou mesmo da resistência às normas escolares.
Cabe, exclusivamente, aos pais e especialistas a busca de soluções para as dificuldades de aprendizagem.
O aluno com dificuldade de aprendizagem é aquele que apresenta problemas em todas as áreas do conhecimento.
De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar:
Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola.
Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor.
A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta.
Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento.
A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos.
A pesquisa deve ser entendida como elemento fundamental na organização do trabalho pedagógico, pois:
o professor trabalha mais em sala de aula.
os professores conseguem realizar um trabalho consistente. 
a descoberta de novos conhecimentos toma a aprendizagem mais agradável.
a construção de novos conhecimentos leva a novas aprendizagens.
o aluno aprende muito mais.
Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:
permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.
favorecer ao professor a metodologia de ensino.
aumentar a autonomia do professor