Buscar

APOL NOTA 100 DA DISCIPLINA DE PRÁTICA PROFISSIONAL: MATERIAL CONCRETO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

APOL NOTA 10,00 da disciplina de Prática Profissional: Material Concreto nas Séries Finais do Ensino Fundamental
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
VALMIR DE MELO DOS SANTOS - RU: 1249021
PROTOCOLO: 20160862354715FLEE
Disciplina(s):
Prática Profissional: Material Concreto nas Séries Finais do Ensino Fundamental
Cálculo Diferencial Integral a Várias Variáveis: OBS: Fui Dispensado desta Disciplina...
	Data de início:
	 15/08/2016 08:39
	 Entrega:
	 em 15/08/16 (10:17h)
Questão 1/5
Leia o excerto a seguir:
“O recurso didático não é em si um conhecimento, mas o meio que auxilia a construção do conhecimento e a sua compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAMORRO, M. C. Didáctica de las Matemáticas para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.
A respeito do uso de materiais didáticos no ensino de matemática, analise as afirmativas a seguir.
I. É importante proporcionar diversas oportunidades de contato dos alunos com materiais concretos, para despertar o interesse e envolver o aluno em situações significativas de aprendizagem matemática.
II. O caráter abstrato da matemática torna o uso de materiais concretos inadequado, pois os eles não auxiliam na sistematização dos conceitos.
III. O uso de materiais concretos no ensino de Matemática é sustentado por psicólogos e educadores, e recomendado em currículos e programas de Matemática em diferentes países.
IV. Com o uso de bons materiais didáticos, o papel do professor deixa de ser decisivo no processo de ensino e aprendizagem.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I, II e IV.
	
	D
	I e III.
	
	E
	II e IV.
Questão 2/5
Leia o texto a seguir.
“’O ensino da Matemática tem passado, ao longo dos anos, por sucessivas reformas. Mesmo assim, o fracasso escolar matemático continua. No momento em que as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação se esforçam para absorver e se adequar às novas normas vigentes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) desempenham importante papel’. Nos textos que compõem o referido documento encontra-se a seguinte afirmação: ‘É importante destacar que a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação’''.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2332-8.pdf>. Acesso em: 29 maio 2016.
É verdade que nas duas primeiras décadas do século XXI, a educação e o ensino de matemática têm sofrido grandes mudanças nas reformulações curriculares, visando melhorias nas propostas pedagógicas. Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, leia as afirmativas a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) As reformulações curriculares sinalizam novas propostas pedagógicas para o trabalho em sala de aula.
(  ) Nas novas propostas pedagógicas estão sendo considerados os processos cognitivo e afetivo, motivacionais e metodológicos.
( ) A educação matemática apresenta-se como um dos caminhos de resistência às mudanças propostas para o ensino de matemática, defendendo o ensino tradicional baseado no formalismo e rigor.
(  ) As propostas educacionais resultantes das discussões e pesquisas na área de Educação Matemática, contrapõem-se ao ensino tradicional de matemática.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir
“Durante as aulas de Matemática, mas com o apoio da disciplina de Artes, foram estudados os vários tipos de pipas (planas, curvas, celulares, capuchetas e parafólios) quanto a sua forma geométrica, sua simetria (estabilidade) e sua estética. Com relação às formas geométricas, os conteúdos de polígonos e perímetro foram explorados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/930_1505_ID.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.
Na atividade das pipas decorativas, descrita no texto acima, é possível perceber que os alunos conseguiram explorar e buscar conhecimento sobre diversas áreas da matemática. Leia com atenção as afirmativas de cada coluna e relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna.
 
	1) Posição relativas entre as varetas
	(  ) conceitos de unidades de medidas e áreas.
	2) Custos dos materiais
	(   ) polígonos e perímetros.
	3) Em Artes foram estudados os tipos de pipas
	(   ) identificar a melhor maneira de recortar o papel e unir as varetas com a linha.
 
	4) Com relação às forma geométricas estudaram
	(   ) planas, curvas e celulares.
 
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	1 – 4 – 2 – 3
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2
 
Questão 4/5
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Existem três habilidades básicas que devem ser adquiridas pelo estudante no processo de alfabetização: aprender a ler, aprender a escrever e aprender a resolver problemas matemáticos. Porém, para os autores, estes aspectos deveriam passar para um nível mais avançado relacionado a ‘aprender a ler bem, aprender a escrever bem e aprender a resolver problemas matemáticos bem’, que podem ser alcançados através do desenvolvimento do raciocínio lógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www-usr.inf.ufsm.br/~andrezc/publicacoes/renote_v5_n1_2007.02.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2016.
De acordo com o livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, analise as afirmativas que dizem respeito ao ensino de matemática, a seguir assinale a alternativa correta.
	
	A
	A utilização do material concreto é produto e produtor da construção do pensamento
 lógico-matemático. É produto da atividade da criança, sem constituir-se a essência 
dessa atividade. É produtor na elaboração das situações que proporcionam a cons
trução desse conhecimento.
	
	B
	A única forma de garantir a atividade autônoma do educando é por meio do uso de 
materiais didáticos preparados pelo professor.
	
	C
	Antes das experiências vivenciadas na escola, a criança não tem condições de 
resolver situações matemáticas. A escolaridade é condição necessária para o início 
do desenvolvimento dessa capacidade.
	
	D
	O desenvolvimento de relações afetivas não está entre as situações proporcionadas 
pelo uso de jogos, já que esse aspecto não contribui para o desenvolvimento do 
raciocínio.
	
	E
	Os educadores devem focar o ensino na inteligência clássica, que pode ser medida 
como habilidades de raciocínio lógico-matemático. Este é o procedimento mais 
adequado ao elaborar situações de aprendizagem de matemática.
Questão 5/5
Analise a citação a seguir:
“A resolução de problemas é uma estratégia didática/metodológica importante e fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino da matemática. Porém, em sala de aula, constata-se um uso exagerado de regras, resoluções por meio de procedimentos padronizados, desinteressantes para professores e alunos, empregando-se problemas rotineiros e que não desenvolvem a criatividade e autonomia em matemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22005/ArianaBezerradeSousa.pdf>. Acesso em: 29 maio 2016.
Fundamentando-se no livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática, análise as afirmativas a seguir, no que diz respeito ao uso da resolução de problemascomo recurso para o ensino de matemática na educação básica.
I. A resolução de problemas é um processo que não exige grande desempenho cognitivo, apenas o raciocínio intuitivo.
II. Resolver problemas desenvolve, entre outros aspectos, o raciocínio lógico-matemático.
III. Vários autores defendem o uso de problemas contextualizados, de modo que a criança perceba tanto o pensamento quanto os conceitos matemáticos envolvidos em sua vida.
IV.O trabalho com resolução de problemas pode ser associado ao uso de outros recursos, por exemplo, com a modelagem matemática.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II, III, IV apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes