Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO 1º 2º SEMESTRES

Prévia do material em texto

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
NOMES
ROTEIRO DE ENTREVISTA NA EMPRESA SERVEJÁ
Campo Novo do Parecis-MT
2016
NOMES
ROTEIRO DE ENTREVISTA NA EMPRESA SERVEJÁ
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem. Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.
Orientadores: Professores:
Antonio Lemes Guerra Junior
Claudiney José de Souza
Ednéia de Cássia Santos Pinho
João Paulo Leite Barbosa
Maria Carolina de Araújo Antonio
Milene Rocha Lourenço
Shirley Heritt
Wilson Sanches
Campo Novo do Parecis-MT
2016
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL	4
2.1.1	Teorias de Administração presentes	5
2.1.2	Teorias que podem ser utilizadas	6
2.2	COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM	8
2.2.1	Sistema comunicacional da instituição	8
2.2.2	Circulação de comunicação	8
2.2.3	Canais de comunicação	8
2.2.4	Comunicação com meios externos	8
2.2.5	Barreiras na comunicação	8
2.2.6	Comunicação entre setores	8
2.2.7	Influencia de novas tecnologias	8
2.3	HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE	8
2.3.1	Fatores da ordem social	8
2.3.2	Como a empresa toma decisões com base dos fatores sociais	8
2.4	COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL	9
2.4.1	Otimização do atendimento	9
2.4.2	Grau de relacionamento entre os colaboradores	9
2.4.3	Políticas de recursos humanos	9
2.4.4	Presença de grupos formais e informais	10
2.4.5	Elementos da Cultura Organizacional	10
2.4.6	Indicadores de clima organizacional	10
2.4.7	Estilo de liderança	10
3	CONSIDERAÇÕES FINAIS	11
4	REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
O curso de Administração nos proporciona, além do embasamento teórico, a oportunidade de conhecermos na prática o funcionamento e a aplicabilidade das teorias estudadas nos bancos escolares numa empresa real, que visa lucros, que têm funcionários que dependem dela e que está sujeita às intempéries do mercado.
Neste trabalho, realizamos uma entrevista, que será apresentada em forma de texto sobre o funcionamento da empresa Servejá, a qual atua no mercado camponovense desde 2013 atendendo no ramos de distribuição e conveniência de bebidas e artigos para festas.
Temos por objetivo identificar os elementos aprendidos no curso de Administração e como a empresa, à sua maneira, os coloca em prática.
Ao final de alguns assuntos, apresentamos ao proprietário da empresa sugestões de melhorias, o qual vai considerar e analisar a possibilidade de implantação na sua empresa.
DESENVOLVIMENTO
A empresa “Servejá” iniciou seus trabalhos em outubro de 2013 tendo como serviço principal atender o Plantão da empresa Mult Festa de forma terceirizada. A Mult Festa atende durante o horário das 07:00 as 18:00 e a Servejá atende fora deste horário inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Começou suas atividades com o seguinte quadro de colaboradores: o proprietário cuidando da gerência, uma telefonista, um entregador e um plantonista. Com aproximadamente quatro meses de funcionamento, pôde ampliar seu horário de atendimento, abrindo a partir do meio dia, com isso contratando um colaborador para reposição de estoque e serviços gerais e uma auxiliar no setor financeiro.
No começo de 2015, entrou num novo ramo de atividades: a locação de brinquedos infláveis e camas elásticas, atividade bastante procurada pelos clientes porém que haviam poucos fornecedores no município. Neste segmento foi necessário a entrada de um novo sócio, o qual tem participação apenas na locação dos brinquedos e trabalha na montagem dos equipamentos.
A missão da empresa é a seguinte: “Comercializar bebidas em geral, recarga de gás, água mineral e locações de artigos para festas para pessoas que necessitam de um serviço rápido e eficiente, garantido o sucesso das suas festas, refeições ou reuniões”.
A visão da empresa é: “Ser referência de agilidade na entrega de mercadorias, principalmente de recarga de gás”.
Os valores da empresa são os seguintes: “Valorizar e respeitar a escolha dos nossos clientes e dos nossos colaboradores, pois é daí que fazemos o resultado”.
Neste contexto é que nós desenvolvemos um roteiro de pesquisa para identificar elementos dentro da referida empresa ligados à Fundamentos da Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade, e Comportamento Organizacional.
FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Assim, ao levantarmos informações sobre os processos administrativos da referida empresa percebemos que algumas teorias estão implícitas na maneira de administrar da mesma. Verificamos quais teorias estão presentes e quais poderiam ser implantadas para melhorar a eficiência e eficácia da empresa
Teorias de Administração presentes
A primeira teoria que percebemos após o estudo do texto é a teoria clássica de Fayol separando as diferentes tarefas da empresa e implantando gerencias para o seu controle.
Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que administrar deveria ser visto como função separada das demais funções da empresa. O maior impacto dessa ideia está na identificação do trabalho dos gerentes como distintos das operações técnicas da empresa. Os gerentes que não conseguem perceber esta distinção envolvem-se com detalhes técnicos da produção e prestação de serviços, negligenciando as funções de administrar a empresa. Ao apontar esta distinção, Fayol ajudou a tornar mais nítido o papel dos executivos - os administradores de nível mais alto na hierarquia da organização (MAXIMIANO, 5ª Ed. 2000, p. 57).
A empresa entrevistada possui normas rígidas de controle das atividades dos colaboradores, desde o processo de seleção até atendimento final de cada um. Numa empresa que trabalha com entregas residenciais, o contato com o cliente raramente é feito pelo proprietário ou gerente da empresa, pois normalmente os clientes ligam para a empresa onde são atendidos pela telefonista, a qual faz o pedido, anota e passa para o entregador levar a mercadoria e finalizar o atendimento. Logo, o cliente tem contato direto com dois setores do nível operacional da empresa. 
Cada setor possui um responsável, que cuida especificamente da distribuição de tarefas a serem feitas, e como o mesmo não atende diretamente o cliente, as dúvidas, reclamações, elogios e sugestões são feitas diretamente ou para o colaborador nível operacional ou direto para o proprietário.
Também identificamos a teoria científica de Taylor nos procedimentos da empresa.
O ponto de partida de Taylor foi a aplicação dos princípios da tecnologia de sua época ao trabalho manual. Procurou aplicar às operações manuais os mesmos princípios que os projetistas aplicavam às operações das máquinas do século XIX. Para tanto, ele identificava o trabalho a ser feito, decompunha-o em suas operações individuais, designava a maneira certa de realizar cada operação e, finalmente reunia as operações na sequência que permitia realizá-lo mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos. O método cartesiano está na base desse raciocínio. Tudo isso parece hoje comum mas foi a primeira vez que se deu atenção ao trabalho manual. Ao longo de sua história, o trabalho sempre fora considerado um fato natural e consumado. (CHIAVENATO, 7ª Ed. 2003, p. 55).
Ao analisar a execução das tarefas na empresa no seu ponto forte, que é a entrega de mercadorias, verificamos que houve um aprimoramento neste setor. Quando a empresa começou suas atividades, entregando bebidas geladas, recargas de gás e locação de mesas, cadeiras e brinquedos infláveis, a mesma só possuía uma moto equipada com caretinha para a entrega destes produtos. Verificando que era trabalhoso carregar produtos de diferentes naturezas numa mesma carga, a empresa optou por investir em mais três veículos: uma moto equipada combaú, para transporte de bebidas, uma moto exclusiva para entrega de gás e um caminhão para entrega de brinquedos e cargas maiores.
Analisando a entrega de gás, antes do investimento em veículos, os entregadores levavam em média dois minutos para carregarem um botijão de gás na moto para a entrega. Hoje, como tem uma moto só para esse serviço, ela já fica carregada, agilizando a saída para a entrega.
Podemos verificar que a empresa tem foco das tarefas, ou seja, procura estudar o tempo de cada uma, os recursos envolvidos e os resultados obtidos para cada vez mais atingir o objetivo com a maior eficácia possível. Mesmo sendo uma teoria do começo do século, toda vez que otimizamos uma tarefa dentro da nossa empresa objetivando melhor resultado, estamos aplicando a teoria científica de Taylor.
Teorias que podem ser utilizadas
Primeiramente destacamos a teoria burocrática de Weber, que nos diz o seguinte:
Ele viu que a abordagem burocrática tinha o potencial de rotinizar e mecanizar quase todos os aspectos da vida humana, corroendo o espírito humano e a capacidade de ação espontânea, ele também reconheceu que ela teria graves consequências políticas ao minar o potencial de formas de organizações mais democráticas (MORGAN, 2ª Ed. 2006, p. 40).
O que Weber enfatiza na burocracia são:
Precisão;
Velocidade;
Clareza;
Regularidade;
Confiabilidade e eficiência, alcançadas através da criação de:
Uma divisão fixa de tarefas;
Supervisão hierárquica;
Regras e regulamentos detalhados.
Todo o processo de se atender o cliente, separar a mercadoria, conferir a forma de pagamento, a entrega de fato e o retorno do entregador com o valor recebido pelo produto é feito de maneira informal, ou seja, a telefonista passa o pedido para o entregador, que por sua vez carrega a mercadoria e confere a mesma, efetua a entrega e ao retornar para a empresa entrega ou o valor da mercadoria, ou o pedido assinado pelo cliente, quando é uma compra a prazo. 
Este processo funciona, porém não gera dados estatísticos de atendimento, como por exemplo: quantas entregas são feitas por período? Qual o horário em que saem mais entregas de um determinado produto? Qual entregador realizou mais entregas?
Estas questões auxiliam no planejamento da empresa, para saber onde está o maior fluxo de trabalho e disponibilizar tanto os recursos humanos quanto recursos de equipamentos no momento certo e para isso seria necessário um relatório de entregas que relaciona cada pedido com o entregador que o atendeu, a forma de pagamento, o horário e qual veículo utilizado. 
Poderíamos também implantar elementos da Administração por Objetivos, de Peter Drucker, a qual tem por doutrina o estabelecimento de metas por nível de hierarquia, interligação destas metas estabelecidas, avaliação, revisão e reciclagem dos planos e participação atuante dos chefes, estimulando a participação dos funcionários. Neste momento podemos sugerir à empresa que estabeleça metas de vendas e de entregas, onde cada setor depende um do outro para atingir suas próprias metas. 
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
A evolução das comunicações é um dos aspectos mais importantes da evolução tecnológica. Essencialmente há duas formas de comunicação: falada e escrita e uma grande diversidade de tecnologia para nos comunicarmos e isso nos leva a três meios de comunicação: pessoal, impressa ou escrita e por meio de equipamentos. 
Sistema comunicacional da instituição
Circulação de comunicação
Canais de comunicação
Comunicação com meios externos
Barreiras na comunicação
Comunicação entre setores
Influência de novas tecnologias
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
Fatores da ordem social
Ordem social
Como a empresa toma decisões com base dos fatores sociais
Politica
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A maneira como a empresa trabalha depende muito da habilidade de relacionamento interpessoal que o executivo da empresa possui. Dentre as habilidades que o executivo deve ter, o relacionamento interpessoal, ou seja a habilidade de gerenciar pessoas deve ser imperativo para que a empresa cumpra seus objetivos.
O Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. (ROBBINS, 11ª Ed. 2009, p. 24).
O comportamento organizacional, então, foca seu estudo na interação entre três determinantes: indivíduos, grupo e estrutura. Podemos dizer então que o comportamento organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro da organização e como isso afeta o desempenho da empresa.
Setores e cargos dentro da empresa	
A empresa está dividida nos seguintes setores: Administrativo, reposição de mercadorias, entregas, locação de brinquedos e plantão.
No setor administrativo temos dois cargos: operador de caixa e auxiliar financeiro; no setor de reposição de mercadorias temos um cargo de repositor; no setor de entregas temos dois cargos de entregadores; no setor de locação de brinquedos temos um cargo de montador e; no plantão temos um cargo de plantonista, totalizando sete cargos distribuídos na empresa além no proprietário que gerencia pessoalmente os processos.
Grau de relacionamento entre os colaboradores
A empresa possui um clima organizacional bom, com um bom relacionamento informal entre proprietário e colaboradores, o que facilita a resolução de problemas, pois as sugestões, críticas e reclamações são bem recebidas pelo proprietário que por sua vez dá autonomia para que os colaboradores participem da solução dos problemas e implantação das sugestões.
Políticas de recursos humanos
A empresa trabalha a questão de contratação dentro das normas da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, onde todos os colaboradores possuem carteira assinada e com suas devidas anotações de reajustes salariais e férias.
A empresa possui um baixo turnover, e quando surge a necessidade de recrutamento, a mesma utiliza-se dos serviços do Sine ou por análise de currículos deixados na empresa.[1: Termo em inglês que indica a rotatividade de colaboradores.][2: Órgão da prefeitura municipal que possui um banco de dados de pessoas que precisam de serviço e empresas que disponibilizam vagas de emprego.]
A empresa possui seguro contra acidentes que envolvam os colaboradores, pois estão constantemente nas vias públicas efetuando as entregas e logo estão sujeitos aos acidentes de trânsito.
O próximo passo para melhora da política de recursos humanos, até sugerida pelo nosso grupo de trabalho, é a contratação de planos de saúde familiar para a empresa resguardar a saúde dos colaboradores e de seus familiares.
Presença de grupos formais e informais
Nas empresa é comum encontrarmos grupos formados entre os indivíduos que ali trabalham. Estes grupos podem ser formais ou Informais.
Entendemos por grupos formais aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalhos que estabelecem tarefas. Nesses grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Ao contrário, grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Esses grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho que surgem em resposta à necessidade de contato social. (ROBBINS, 11ª Ed. 2009, p. 186).
Como grupo formal, identificamos que os colaboradores da empresa, os quais pertencem à uma empresa devidamente legalizada e estão sujeitas às regras impostas pela empresa.
Quanto a grupos informais, percebemos que no setor de entregas e reposição, existe um sistema não explícito de cobertura de folgas, onde se por ventura um dos colaboradores precisar se ausentar, os demais cumprem sua função, sem exigir recompensa financeira, mas sendo compensado pelo colaborador ausente com horas de trabalho numa oportunidade futura. Também há um sistema de divisão de gorjetas, onde todas as gorjetas, independente de quem ganhou, vão para um lugar comum e posteriormenteé dividido entre os colaboradores.
Elementos da Cultura Organizacional
Cultura organizacional refere-se à maneira pela qual os colaboradores percebem as características da empresa, independendo se gostam dela ou não. Tem por função principal diferenciar uma empresa das demais.
A empresa entrevistada é claramente uma empresa familiar, pois a família do proprietário ocupa as funções administrativas da empresa. Pequenas empresas familiares não têm muitas perspectivas de cargos e salários e a Servejá não é diferente, pois a possibilidade de alguém ser promovido para um dos cargos ocupados pelos membros da família é remota.
Contudo a empresa tem por hábito auxiliar os colaboradores em questões particulares, premiando a eficácia dos mesmos com folgas e remunerações extras. 
A empresa é reconhecida pela agilidade da sua entrega, o que depende quase que exclusivamente do colaborador que está efetuando a entrega do produto, logo, este colaborador tem que estar concentrado exclusivamente na sua tarefa, por isso a preocupação da empresa em dar todo tipo de suporte aos colaboradores, pois eles ajudaram a criar essa cultura da empresa.
Indicadores de clima organizacional
Clima organizacional é a maneira que os indivíduos dentro da empresa percebem o relacionamento entre si.
O Clima representa o ambiente psicológico e social que existe em uma organização e que condiciona o comportamento de seus membros. O moral elevado conduz a um clima receptivo, amigável, quente e agradável, enquanto o moral baixo quase sempre provoca um clima negativo, adverso, frio e desagradável. (CHIAVENATO, 7ª Ed. 2004, p. 121).
Na maior parte do tempo, o clima organizacional na empresa entrevistada é bom, porém há momentos de grande fluxo de entrega onde a necessidade de atender rápido os clientes acaba gerando um certo stress entre os colaboradores, pois quando a empresa tem um fluxo maior de trabalho, o atual quadro não suporta a quantidade de entregas, abalando o bom clima da empresa, Porem esta situação só ocorre quando há motivos de força maior, como veículos com problemas mecânicos ou adversidades do tempo.
Estilo de liderança
Observando a maneira como a empresa desenvolve seus trabalhos e como o proprietário participa das ações, concluímos que a empresa tem um estilo de liderança participativa, onde o líder focaliza a consulta dos subordinados e sua participação no processo de tomada de decisões.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após analisar as respostas do empresário, o qual nos permitiu ainda acompanhar os procedimentos na empresa, concluímos que a Servejá utiliza boa parte das ferramentas administrativas que aprendemos na faculdade, porém aplicada de forma mais rústica.
Quanto aos fundamentos da teoria da administração, percebemos que a administração científica de Taylor se faz presente nas tarefas executadas pela empresa, pois a busca pela otimização das tarefas é contínua. A burocracia de Weber também está presente nas regras que a empresa impõe ao colaboradores e também percebemos a teoria de Weber presente, devido à departamentalização da empresa.
Na parte de Comunicação e Linguagem percebemos uma linguagem mais para o lado informal, porém eficiente, pois o feedback é imediato e as possíveis falhas são corrigidas o mais rápido possível.
A parte de Homem, Cultura e Sociedade, vemos que a empresa está estudando formas de contribuir mais ativamente com a sociedade, pois desenvolve bons projetos, faltando apenas pôr em prática. Também percebemos que a empresa segue influencias da sociedade em que vive tanto econômica quando politicamente.
Na questão de comportamento organizacional a empresa também utiliza ferramentas administrativas e apresenta elementos descritos nos livros de administração, porém há espaço para ampliar seus horizontes e se tornar cada vez mais eficiente e eficaz na hora de atender o cliente.
REFERÊNCIAS
ROBBINS, Stephan. Comportamento Organizacional. Edição 11. São Paulo-BR: Pearson Prentice Hall, 2009;
MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. Edição 02. São Paulo-BR: Editora Atlas, 2006;
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Edição 05. São Paulo-BR: Editora Atlas, 2000;
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Edição 07. Rio de Janeiro-BR: Editora Elsevier, 2004;

Outros materiais