Buscar

Prova discursiva de etica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 Leia o trecho a seguir: “Como romano e como homem, cuida de cumprir Resposta: A ética das virtudes localiza o centro irradiador da ação correta no ser daquele que age. O homem tem que ter o domínio das virtudes para bem agir em sociedade e o objetivo dessa ação é a felicidades. As virtudes seriam atributos e qualidades que o ser humano deve cultivar para chegar a ser feliz. (ALENCASTRO, p. 34)
Questão 2/5 Leia o fragmento de texto a seguir: A crise contemporânea do humanismo é um tema que determinou, em grande medida, a orientação e a evolução dos pensamentos de Edmund Husserl e de Emmanuel Levinas. Resposta: O método fenomenológico consiste, então, em uma descrição minuciosa dos atos psíquicos correspondentes às vivências intencionais. Husserl critica o psicologismo, afirmando que ele confunde o ato mental ( n o é sis ) com o objeto de conhecimento ( n ó e m a ): o primeiro é individual e subjetivo, mas o segundo pode ser universal e objetivo, isto é, pode ser o mesmo para diversos sujeitos. Com essa distinção, Husserl não só recupera a possibilidade da objetividade do conhecimento, que o psicologismo teria tentado desacreditar, mas também garante a autonomia e a primazia da especulação filosófica. (p. 122)
Questão 3/5 Leia o trecho a seguir: “Ao explicar a diferença entre agir por dever e conforme ao dever, Kant apresenta o exemplo de dois filantroposResposta: A ética do dever de Kant está centrada na razão. Para ele, o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano, através do uso da razão, da necessidade obrigatória de obedecer certas regras, os “imperativos categóricos”. O primeiro imperativo é o de respeitar todos os homens como seres racionais na qualidade de fins em si mesmos. O segundo imperativo é a obrigação de agir de forma que sua ação pudesse ter uma validade universal. Assim o agir não deveria ser um sentimento, mas uma obrigação que o homem se impõe. (ALENCASTRO, p 41
Questão 4/5 Leia o fragmento de texto a seguir: O “pai do positivismo”, Auguste Comte (1798-1857), foi responsável pela circulação do termo com expressão da confiança dupla nas ciências como fontes soberanas de conhecimento e como nossa maior esperança de progresso moral.Resposta: No estado teológico, as pessoas buscam explicações sobrenaturais para os mistérios da natureza. A chuva, por exemplo, é explicada a partir da ação de deuses ou divindades que fazem a água cair do céu. (p. 70-71)
Questão 5/5 Leia o fragmento de texto a seguir:   O objeto de Wittgenstein no T r a c t a t u s é declarado em seu prefácio. Consiste em mostrar Resposta: Para Wittgenstein (1975), a linguagem, tendo uma função designativa e comunicativa, estabelece a correspondência entre o mundo e o pensamento por meio da figuração. Como o mundo é entendido por ele como a totalidade dos "fatos", a unidade mínima de sentido na linguagem não é a palavra, que designa um objeto isolado (algo impensável para esse autor), mas a frase, isto é, a expressão correspondente a uma figuração que, por sua correspondência estrutural com um determinado estado de coisas, representaria um fato, uma relação entre objetos.

Outros materiais