Buscar

prova DIscursiva metodologia cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

versão para impressão
FLAVIA LOPES - RU: 1161653 Nota: 100 PROTOCOLO: 201607281161653A740F9
Disciplina(s):
Metodologia Científica
Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Data de início:	28/07/2016 20:27
Prazo máximo entrega:	28/07/2016 21:42
Data de entrega:	28/07/2016 21:26
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto: 
As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. Tais citações são transcritas a partir das fichas de documentação, podendo ser transcrições literais ou então apenas alguma síntese do trecho que se quer citar. Em ambos os casos, é necessário indicar a fonte, transpondo os dados já presentes na ficha. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (p. 174)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem, entre os tipos de citação, três modelos considerados principais: citações diretas, citações indiretas e citação da citação. No que consiste cada um desses modelos? Caracterize-os:
Nota: 20.0
Entre os tipos de citação, podemos apresentar três modelos principais: i) citação direta — transcrição de trecho de texto de um autor consultado; pode ser um fragmento curto ou longo, ii) indireta — transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação — transcrição direta ou indireta de um texto a cuja versão original não se teve acesso. (p.53—59).
Resposta:
Citação direta explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar se mediante citação curta ou citação longa.Citação indireta consiste na transcrição ,utilizando se de palavras próprias,das ideias de outros,no entanto,embora com palavras diferentes,devemos apresentar exatamente que o autor quis dizer em seu material,tendo sempre o cuidado para não mudar a ideia original que lemos e citamos .Citação de citação na impossibilidade de encontrarmos a fonte original de citação, podemos usar o que chamamos de citação de citação,que a menção a um documento que se utiliza de uma informação pertencente a outro trabalho
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 290)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, o principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil?
 
Nota: 20.0
O principal instrumento da vida de um país é a sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, irtináda a Lei no 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regula a educação escolar no país.
 
Resposta:
No Brasil,além do que prescreve a Constituição,foi instituída a LEI n 9.394/1996,que fixa as Diretrizes e Base para a Educação Nacional (LDBEN), que regula os principais mecanismo da edução escolar no pais.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto : 
Em muitos cursos universitários, resumos e resenhas são frequentemente exigidos pelos professores. Ambos são formas de proporcionar ao estudante a prática da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que o incentivam a entrar em contato com conteúdos específicos das disciplinas de seu curso. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2 ed. Campinas: Papirus, 2008. (p. 59-60) 
O texto em questão toma como pressuposto o fato de que há trabalhos acadêmicos que muitas vezes se confundem. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, caracterize “resumo” e “resenha”, diferenciando-os:
Nota: 20.0
Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação. O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. Enquanto o primeiro (seguido de palavras-chave, abstract e keywords) faz parte de uma estrutura textual, o segundo é um trabalho acadêmico propriamente dito, que, ao contrário do primeiro, não tem um número de palavras definido. (p. 105)
A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004, p. 61). (p. 108)
 
Resposta:
Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação.RESENHA é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos á obra estudada,pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto : 
Os elementos textuais são considerados como a parte principal e essencial da monografia. Correspondem ao corpo do trabalho propriamente dito, onde o autor expõe e demonstra suas ideias e o resultado de sua pesquisa.
Dessa forma, a pesquisa, sob qualquer método, metodologia ou técnica, é que fornece os elementos necessários para a produção textual. A pesquisa e a leitura antecedem ao escrito do desenvolvimento.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003. (p. 106)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste o “desenvolvimento” de um trabalho acadêmico? Caracterize-o:
Nota: 20.0
Segundo a NBR 14724,0 desenvolvimento é a parte do texto “que detalha a pesquisa ou estudo realizado” (ABNT, 2011, p. 8). Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Trata-se do corpo do trabalho ou da pesquisa, onde devem ser apresentadas as fundamentações, as teorias dos autores estudados, a descrição da pesquisa de campo (se houver) e dos resultados obtidos e o desenvolvimento do tema principal. Os capítulos podem ser divididos pelo uso de subtítulos, dependendo da necessidade do escritor. No entanto, o texto deve ser apresentado em uma sequência lógica para o desenvolvimento do assunto.
Diferentemente do que ocorre com as seções de introdução e conclusão, a palavra desenvolvimento deve ser substituída por um título, como Fundamentação teórica. (p. 52).
Resposta:
O desenvolvimento deve apresentar a fundamentação teórica , também chamada de revisão de literatura.Ela é um texto em que o pesquisador deve articular ideias e contribuições de outros autores com reflexões e discussões de sua própria autoria, com a finalidade de constituir a base teórica de sua pesquisa.Tem o objetivo de desenvolver o tema principal ,ressaltando os aspectos mais importantes,de modo a discutir analisar e interpretar o assunto em foco.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Art. 3o Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-brasileira e Históriae Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: ANEXO II, Resolução CNE/CP n. 1 de 17 de junho de 2004. In.: ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto (orgs). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006. (p. 181)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, o estudo da história do nosso país (Brasil) deve considerar a diversidade étnica e cultural para a formação do povo brasileiro. Nesse contexto, de que modo é determinado, para a LDBEN, o estudo da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileira?
Nota: 20.0
O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena foi determinado do seguinte modo: os conteúdos referentes à história c cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasi1eiras (LDBEN, art. 26-A, § 2°). Portanto, não são inserções pontuais de conteúdos, mas um conjunto de ações que atua em todo o currículo. (p. 183)
Resposta:
O estudo da história e cultura afro brasileira e indígena foi determinado do seguinte modo:"os conteúdo referente a história e cultura afro brasileira e dos povos indígenas brasileiras serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras"(LDBEN, art. 26A 2 ).Portanto , não são inserções pontuais de conteúdos, mas um conjunto de ações que atua em todo o currículo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes