Buscar

APOL 2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia abaixo:
“Os grupos de referência exercem forte influência sobre o comportamento de um indivíduo, principalmente em relação à escolha de marca. Fazem parte desses grupos a família, os amigos, grupos religiosos, vizinhos, colegas de trabalho, clubes, associações de classe.” 
De acordo com o que vimos sobre os fatores que podem influenciar os processos de decisão, analise abaixo qual corresponde ao citado acima:
	
	A
	FATORES CULTURAIS
	
	B
	FATORES SOCIAIS
Você acertou!
Segundo Paixão (2012), capítulo 2, Pg.38. A descrição corresponde a FATORES SOCIAIS. FATORES CULTURAIS: É a principal determinante do comportamento do indivíduo. Ela é composta por valores, percepções, preferências, valores familiares e de outras instituições das quais uma pessoa possa participar, como igrejas e clubes, entre outras. A subcultura é mais específica e se forma por determinação da nacionalidade, da religião, dos grupos raciais e das regiões geográficas. FATORES SOCIAIS: Os grupos de referência exercem forte influência sobre o comportamento de um indivíduo, principalmente em relação à escolha de marca. Fazem parte desses grupos a família, os amigos, grupos religiosos, vizinhos, colegas de trabalho, clubes, associações de classe. FATORES PESSOAIS: Idade, ocupação, condições econômicas, estilo de vida, personalidade. A idade tem forte influência no comportamento de consumo, já que este é moldado de acordo com o estágio do ciclo de vida em que se encontra o indivíduo – solteiro, casado, divorciado, solitário, aposentado. As pessoas também têm estilos de vida, interesses e personalidades diversas. FATORES PSICOLÓGICOS; Motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Esses fatores podem ser mais bem compreendidos no estudo específico do comportamento do consumidor.
	
	C
	FATORES PESSOAIS
	
	D
	FATORES PSICOLÓGICOS
	
	E
	FATORES SAZONAIS
Questão 2/5
A cultura é uma das mais importantes influências da sociedade sobre os indivíduos. Boone e Kurtz (1998, p. 168) a definem como “um conjunto de valores, crenças, preferências e gostos passados de uma geração para outra”. Não falamos apenas de valores abstratos ou de ideias e atitudes, mas também
de valores materiais, e aqui estão incluídos produtos e serviços. Esses valores, hábitos e costumes são aprendidos e compartilhados por um grupo social e impactam profundamente na maneira como nos percebemos nos produtos e serviços que compramos e usamos.
 
Os fatores culturais, para Kotler, referem-se à cultura, à subcultura e à classe social. Desta forma, relacione a coluna do tipo de fator com a do respectivo conceito e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
COLUNA 1
1 - Cultura 
2 - Subcultura 
3 - Classe social
COLUNA 2
( ) Composta por valores, percepções, preferências e comportamentos da família e de outras instituições.
( ) Fornece identificação e socialização mais específicas a partir da nacionalidade, da etnia, da religião e das regiões geográficas.
(  ) Reflete renda, ocupação, grau de instrução e área de residência, entre outras características. Pessoas de diferentes classes sociais diferem em vestuário, padrões de linguagem, preferências de atividades, lazer etc.
	
	A
	1 – 2 – 3 
Você acertou!
Cultura: Composta por valores, percepções, preferências e comportamentos da família e de outras instituições. Subcultura: Fornece identificação e socialização mais específicas a partir da nacionalidade, da etnia, da religião e das regiões geográficas. Classe social: Reflete renda, ocupação, grau de instrução e área de residência, entre outras características. Pessoas de diferentes classes sociais diferem em vestuário, padrões de linguagem, preferências de atividades, lazer etc. Livro Base: A influência do consumidor nas decisões de marketing / Autor: Márcia Valéria Paixão – Editora Intersaberes
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	2 - 1 - 3
Questão 3/5
Leia abaixo:
“É a principal determinante do comportamento do indivíduo. Ela é composta por valores, percepções, preferências, valores familiares e de outras instituições das quais uma pessoa possa participar, como igrejas e clubes, entre outras. A subcultura é mais específica e se forma por determinação da nacionalidade, da religião, dos grupos raciais e das regiões geográficas.”
De acordo com o que vimos sobre os fatores que podem influenciar os processos de decisão, analise abaixo qual corresponde ao citado acima:
	
	A
	FATORES CULTURAIS
Você acertou!
Segundo Paixão (2012), capítulo 2, Pg.38. A descrição corresponde a FATORES CULTURAIS. FATORES CULTURAIS: É a principal determinante do comportamento do indivíduo. Ela é composta por valores, percepções, preferências, valores familiares e de outras instituições das quais uma pessoa possa participar, como igrejas e clubes, entre outras. A subcultura é mais específica e se forma por determinação da nacionalidade, da religião, dos grupos raciais e das regiões geográficas. FATORES SOCIAIS: Os grupos de referência exercem forte influência sobre o comportamento de um indivíduo, principalmente em relação à escolha de marca. Fazem parte desses grupos a família, os amigos, grupos religiosos, vizinhos, colegas de trabalho, clubes, associações de classe. FATORES PESSOAIS: Idade, ocupação, condições econômicas, estilo de vida, personalidade. A idade tem forte influência no comportamento de consumo, já que este é moldado de acordo com o estágio do ciclo de vida em que se encontra o indivíduo – solteiro, casado, divorciado, solitário, aposentado. As pessoas também têm estilos de vida, interesses e personalidades diversas. FATORES PSICOLÓGICOS; Motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Esses fatores podem ser mais bem compreendidos no estudo específico do comportamento do consumidor.
	
	B
	FATORES SOCIAIS
	
	C
	FATORES PESSOAIS
	
	D
	FATORES PSICOLÓGICOS
	
	E
	FATORES SAZONAIS
Questão 4/5
O conceito de marketing, segundo Kotler (1998), mostra que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em “ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercado-alvo.
Desse modo, o conceito de marketing se fundamenta em quatro pilares, são eles: Mercado-alvo, Necessidades dos consumidores, Marketing integrado e Rentabilidade.
Relacione a Coluna A com suas respectivas características na Coluna B e após selecione a alternativa correta:
	COLUNA A
	COLUNA B
	A- Mercado-alvo;
	(   ) Nenhuma empresa consegue atender a todos os mercados. Devido ao grande número de consumidores, ao porte da empresa ou às especificações dos produtos, é necessária uma definição cuidadosa de mercados-alvo.
	B- Necessidades dos consumidores;
	(   ) É preciso conhecer as necessidades dos consumidores melhor do que seu concorrente. Caso contrário o consumidor escolherá o produto rival em detrimento do oferecido pela sua empresa.
	C- Marketing integrado;
	(   ) Todos os departamentos trabalham em conjunto para atender aos interesses do consumidor, ou seja, deve haver o conhecimento de todos sobre as filosofias de marketing.
	D- Rentabilidade;
	(   ) O objetivo maior do conceito de marketing é ajudar as organizações a atingirem suas metas, a aumentarem a lucratividade.
561 × 315
	
	A
	A-B-C-D
Você acertou!
Segundo Paixão (2012), capítulo 2, Pg.34. Mercado-alvo: Nenhuma empresa consegue atender a todos os mercados. Devido ao grande número de consumidores, ao porte da empresa ou às especificações dos produtos, é necessária uma definição cuidadosa de mercados-alvo. Necessidades dos consumidores: É preciso conhecer as necessidades dos consumidores melhor do que seu concorrente. Caso contrário o consumidor escolherá o produto rival em detrimento do oferecido pela sua empresa. Marketing integrado: Todos os departamentos trabalham em conjunto para atender aos interesses do consumidor, ou seja, deve haver o conhecimentode todos sobre as filosofias de marketing. Rentabilidade: O objetivo maior do conceito de marketing é ajudar as organizações a atingirem suas metas, a aumentarem a lucratividade.
	
	B
	B-A-C-D
	
	C
	D-C-B-A
	
	D
	B-D-C-A
	
	E
	C-D-A-B
Questão 5/5
Aprendemos que Kotler (2000, p. 33) afirma que “os profissionais de marketing [...] influenciam desejos”. Com certeza isso é verdade, mas apenas se entendermos, como profissionais dessa área, o que nossos clientes precisam e desejam. Baseado nos conceitos abordados sobre as Determinantes do Comportamento do Consumidor marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e em seguida escolha a sequência correta:
(  ) A cultura é uma das mais importantes influências da sociedade sobre os indivíduos.
( ) As motivações encontram resistências, os chamados freios, que são definidos como “forças que vão na direção contrária das motivações”.
(  ) Todas as mudanças pelas quais o mundo passa refletem diretamente em nossos comportamentos, valores e costumes.
(  ) As características culturais não variam de acordo com a região, ou seja, um costume que é visto de forma positiva em um local necessariamente será encarado de forma positiva em outro.
	
	A
	F – V – V – V 
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – V – F
Você acertou!
As características culturais variam de acordo com a região. Assim, muitas vezes, um costume que é visto de forma positiva em um local pode ser encarado negativamente em outro. Livro Base: A influência do consumidor nas decisões de marketing / Autor: Márcia Valéria Paixão – Editora Intersaberes
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F - F - F - F

Outros materiais

Perguntas Recentes