Buscar

Gemba

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gemba
O termo Gemba pode ser traduzido do japonês como sendo “local onde as coisas acontecem”. Os detetives japoneses chamam a cena do crime de “Gemba” e o repórteres por sua vez dizem que eles próprios falam do “Gemba”. Já nos negócios o Gemba é onde cria-se valor e no caso da fábrica, o “chão de fábrica” é o Gemba.
Gemba = Local onde é realizado o trabalho.
Gemba – Local onde as coisas acontecem.
No Lean Manufecturing, o Gemba é o local onde os problemas são visíveis. É neste local que as melhores idéias surgirão e onde os engenheiros deverão ir para entender o impacto real do problema. O Gemba está diretamente ligado com o Kaizen, pois para resolver e superar dificuldades é necessário analisar o problema no ponto onde se originam as ocorrências, ou seja, no Gemba.
O Gemba lembra aos gestores das fábricas como é importante ir ao local das ocorrências para resolver os problemas e seu objetivo é entender como está a situação atual de um local analisado de uma forma mais clara, pois é mais fácil procurar pela solução dos problemas no lugar onde eles realmente acontecem com relatórios e dados em mãos. É bom lembrar que nem todos os problemas são bem expressos em relatórios e que a solução do problema acontecerá vias de fato, no Gemba.
Em algumas empresas, após o funcionário ser admitido, o primeiro local a ser apresentado é o Gemba (local onde o trabalho é realizado), para que ele possa aprender como a empresa funciona e também poder conhecer as pessoas que trabalham no processo.
Como ser bem sucedido no Gemba
1. Vá ao Gemba com um propósito claro. Ir ao Gemba sem propósito é passear sem rumo;
2. O Gemba nem sempre está no chão de fábrica, algumas vezes é preciso ir mesmo no escritório analisar relatórios, ir no cliente, etc. O ponto é, o Gemba é onde a ocorrência pode ser observada, realizada e onde você poderá aprender e entender sobre o problema.
3. Valide o que você observou. Geralmente o que pode ser observado é uma representação da realidade. No entanto, há coisas que não podem ser observadas na superfície, isso pode incluir decisões que foram tomadas a partir de decisões pessoais e variações de uma pessoa para outra que não podem ser observadas em um primeiro momento. Por isso, após anotar suas observações, o melhor é testar e validar suas conclusões com aqueles que fazem o trabalho.
4 – Ir ao Gemba é importante, mas esta ação é somente o primeiro passo na solução de problemas. Uma análise mais detalhada deve ser levada em consideração e dados são extremamente importantes. Por exemplo, imagine uma fábrica com 10 máquinas de usinagem idênticas. As máquinas produzem os mesmos tipos e quantidade de produtos e todas foram adquiridas na mesma época. Agora imagine que ocarra um problema em determinado produto e este problema esteja relacionado à alguma máquina de usinagem, será muito difícil detectar onde ocorre o problema e de que forma está impactando somente indo ao Gemba (“chão-de-fábrica). De enteder o problema, é muito importante neste caso ter em mãos dados estratificados das máquinas de usinagem (diagrama de Pareto, levantamento de ocorrências, performance, produtividade). Enfim, com a maior quantidade de informações possíveis e com os dados em mãos, basta  ir ao Gemba para observar, validar e solucionar os problemas.

Outros materiais