Buscar

Prova AV1 Metodologia

Prévia do material em texto

Professor:
	LEIA MAYER EYNG
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 19/11/2013 09:30:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201301660264)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O cientista utiliza um método na apreensão da realidade. Através do método podemos descobrir como chegar a um objetivo. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de determinado problema. Nesse sentido,denomina-se método:
		
	
	O conjunto de estudos teóricos através dos quais é possível conhecer determinada realidade
	 
	O conjunto de procedimentos através dos quais é possível conhecer determinada realidade
	
	O conjunto de textos através dos quais é possível conhecer determinada área de saber
	
	O conjunto de investigações puramente racionais através dos quais é possível conhecer determinada realidade
	
	O conjunto obras já construídas que definem a realidade social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301709467)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Leia a citação e, em seguida, responda ao que se pede.  "O sol é menor do que a Terra. Quem duvidará disso se diariamente, vemos um pequeno círculo avermelhado percorrer o céu, indo de leste a oeste". (CHAUÍ, 2008).
 
Neste exemplo entre senso comum e ciência podemos estabelecer a seguinte relação:
		
	
	A ciência está intimamente ligada ao senso comum como uma forma de fundamentação.
	
	trata-se de um conhecimento empírico baseado naquilo que os olhos veem utilizado da mesma forma pela ciência e pelo senso comum.
	
	as verdades construídas pelo homem comum são confirmadas pela observação científica.
	 
	o senso comum, ao contrário da ciência, se detém sobre a realidade sensível, mas não ultrapassa as conclusões elaboradas pela observação.
	
	a ciência e o senso comum partem da observação do mundo real, mas transcendem os fatos através da teoria.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301664512)
	DESCARTADA
	Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A escolha de obras que deverão figurar em uma revisão bibliográfica de determinado tema é uma questão de bom senso, devendo ser mencionadas obras consideradas clássicas, assim como abrir espaço para obras novas e atualizadas.
	
	As obras a serem discutidas em uma revisão bibliográfica devem ser reduzidas prudentemente às mais valiosas para a colocação do problema, pontuando o seu posicionamento em relação ao estado atual da questão a ser estudada e mostrando que você está a parda bibliografia existente.
	 
	Na revisão bibliográfica, não devemos nos esquecer de incluir artigos de periódicos especializados no assunto que estará sendo abordado no trabalho proposto.
	
	A tarefa da revisão bibliográfica não é listar todos os livros que forem importantes para o seu tema e sim, analisar os comentários críticos sobre alguns itens da bibliografia existentes que o estudante considere particularmente importantes.
	 
	Na revisão bibliográfica devem aparecer apenas as obras que apoiem o caminho proposto pelo pesquisador, funcionando como uma base a partir da qual ele fundamentará seu trabalho.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301820863)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Este artigo apresenta uma discussão a respeito dos critérios para progressão nos planos de carreira docente. Inicialmente, será discutido o papel do professor na sociedade contemporânea e sua importância. Em seguida, discute-se a importância da formação contínua relativa à atividade do professor. Depois, algumas pesquisas nacionais e estrangeiras com foco nas características docentes que interferem no rendimento dos discentes são examinadas. O tópico posterior busca identificar a legislação brasileira referente aos planos de carreira do magistério. Por fim, descrevem-se os critérios e as características do plano de carreira docente do município de Barreiras, no Estado da Bahia, o qual passa por uma situação disjuntiva entre atender as propostas docentes e o comprometimento de orçamentos futuros. As conclusões do artigo indicam que os planos de carreira, geralmente, são fundamentados em aspirações, desejos e suposições não embasados na literatura. Sugere-se que os planos de carreira priorizem as características do professor que apresentam efeito sobre o desempenho estudantil, uma vez que o professor e a escola estão a serviço do aluno.
Palavras-chave: plano de carreira, valorização do magistério, avaliação de desempenho, formação profissional (http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/9690/os-planos-de-carreira-premiam-os-melhores-professores)
Destaque qual técnica de pesquisa foi utilizada nesse texto e que objetivo pode ser observado.
		
	
Resposta: o objetivo principal é relacionar os planos de carreira frente as aspirações dos docentes e o impacto dessas relações no apredizado do alunos.
	
Gabarito:
Resposta (sugestão); É um resumo acadêmico ou científico e o objetivo é dar informações centrais mínimas sobre o assunto que será tratado na exposição.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301659009)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Existem várias formas de classificação da pesquisa científica. São duas formas clássicas de classificação do ponto de vista da sua natureza :
		
	
	básica e circunstancial
	
	aplicada e conceitual
	 
	básica e aplicada
	
	aplicada e dialética
	
	básica e exploratória
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301820861)
	Pontos: 0,6  / 0,8
	É preciso construir uma ciência com consciência. A partir desse conceito, aponte dois motivos que demonstram que a pesquisa é um bom caminho para essa construção.
		
	
Resposta: atraves da pesquisa abri-se a discusão a sobre temas; a pesquisa propicia a difusão de opinões e observações; a pequisa constroi o conhecimento de modo iterativo e incremental atraves de hipoteses testaveis e aceita como faliveis.
	
Gabarito:
Resposta (sugestão): rever conceitos e princípios; reorganizar ideias, reestruturar métodos e técnicas, rediscutir teorias, reavaliar resultados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301800174)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Identifique o conceito para nota de rodapé:
		
	
	é uma citação de citação
	
	elaboração de um modelo visando à explicação de uma realidade.
	 
	informação colocada no final da página, com o objetivo de complementação
	
	relação de fontes que é lida, porém, não se citou no projeto.
	
	é uma parte representativa de um todo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301661407)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Identifique e relacione corretamente as partes de uma resenha: 
(1) Identificação (2) resumo (3) apreciação crítica
( ) Levantamento de questões acerca da leitura do documento, tais como: foi válida a leitura do livro? Por quê? Quais as principais contribuições? Quais as principais falhas?
( ) referência bibliográfica completa do texto (conforme ABNT - NBR 6023/02).
( ) apresentação das idéias principais e das secundárias que sustentam o pensamento de quem escreveu a obra.
		
	
	1/2/3
	 
	3/1/2
	
	2/3/1
	
	2/1/3
	
	3/2/1
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301747359)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em que fase de um projeto de pesquisa, o pesquisador identifica o que já foi produzido sobre o fenômeno que pretende estudar?
		
	
	Resumo.
	 
	Fundamentação teórica
	
	Introdução.
	
	Conclusão.
	
	Justificativa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301660981)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Marque a opção INCORRETA a respeito da definição de Ciência
		
	
	A Ciência utiliza um conjunto definido de formas de agir com a finalidade de garantir o caráter objetivo do conhecimento. A isto se denomina Método Científico.
	
	O sujeito do processo de conhecimento não é individual e sim coletivo no campo científico: a ciência é sócio historicamente determinada
	
	Por ser a Ciência fruto de uma dadaexperiência histórica ela é também falível e não pretende atuar como portadora de verdades absolutas e eternas
	 
	O aspecto exato e preciso do conhecimento científico está exatamente na independência dos métodos empregados em cada um dos momentos históricos: ele terá sempre o mesmo resultado, levando infalivelmente às mesmas conclusões
	
	A Ciência utiliza-se de hipóteses de pesquisa a fim de que o pesquisador levante questões e proponha problemas que orientem os seus objetivos de pesquisa e o levem a afirmar ou negar a hipótese original
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301660301)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Observe as afirmativas em relação ao estudo do texto e e marque a única opção possível.
I. A análise textual é o momento da compreensão do texto, refazendo as idéias do autor, sua idéia central, raciocínio e argumentos.
II. Na análise interpretativa há a possibilidade de um juízo crítico, uma tomada de posição, uma avaliação.
III. O fichamento é um trabalho que permite sistematizar a leitura e elaborar um material sintético para consulta permanente e, nesse sentido, aproxima-se da idéia de uma análise textual.
IV. Uma das vantagens da análise interpretativa é que propicia informações e conhecimentos, tornando o texto mais claro.
		
	 
	II e III estão corretas
	
	III e IV estão corretas
	
	II e IV estão corretas
	 
	I, III e IV estão corretas
	
	I e III estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes