Buscar

Mestres e Seguidores do Freud

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduação Bacharel em Psicologia 
Alunos:	
Alicia de Paula
Amanda Jonas
Gabriel Athos
João Ribeiro
Luiza Machado
Mariana Salvo
Nathalia
Os mestres e discipulos de Freud
Mestres e Discipulos de Freud
Charcot, Jean-Martin (1825-1893)
Médico e neurologista francês, Charcot é considerado um dos “pais” da neurologia moderna e responsável pela diferênciação desta ciência da psiquiatria.
O francês trabalhou no Hospital Salpêtrière, na França, e lá, por ocasião de uma reestruturação de setores, com a divisão dos alienados, epilépticos e histéricas, se interessou por pacientes com diagnósticos de histeria, acreditando, inicialmente, que este quadro teria origem hereditária e orgânica.
Charcot, Jean-Martin (1825-1893)
Posteriormente, chegou a conlusão de que a histeria teria origem traumática ligada ao sistema genital, mudando o conceito que vigorava à época (quando se acreditava que o distúrbio originava de uma alteração dos fluidos uterinos), para um conceito inicial de neurose, tendo inclusive demonstrado a existência de quadros histéricos traumáticos em homens. 
Assim, passou a utilizar a hipnóse para provar que as pacientes histéricas não estariam simulando seus sintomas; para tanto ele as adormecia e então provocava sintomas de histeria, fazendo-os desapecer logo em seguida, comprovando também a não correspondência destes com alguma causa biológica.
Charcot, Jean-Martin (1825-1893)
Admirado pelo jovem Freud, que assistiu a algumas de suas demonstrações clínicas no Salpêtrière, Charcot foi uma das influências para o posterior desenvolvimento da teoria psicanalítica, dada a importância das neuroses para o modelo teórico, além da experimentação com a técnica de hipnose nos primordios deste.
Grande importância para os modernos estudos sobre atrofias musculares e suas relações com o sistema nervoso.
Em 1869 Charcot estabelece a conexão entre os sintomas e os problemas neurológicos que caracterizam o que, em 1874, ele denominaria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), popularmente conhecida como doença de Lou Gehrig, ou doença de Charcot.
Breuer, Josef (1842-1925)
Médico austríaco, da escola de Herman Helmholtz. Demonstrou a natureza reflexiva da respiração e estudou a fisiologia do aparelho auditivo.
1870 largou a fisiologia, para se envolver, com a psicologia;
Inventou o método catártico para o tratamento da histeria. “O método catártico se utiliza da ampliação da consciência através da hipnose”;
Breuer, Josef (1842-1925)
Médico de Bertha Pappenheim, histérica, de quem aliviou os sintomas de depressão e hipocondria após induzi-la através da técnica da hipnose a recordar experiências traumáticas da infância. Também fez uso da terapia da conversa. 
1877, conhece Freud; 
Entre 1882 e 1896, foi amigo, tutor e grande incentivador de Sigmund Freud, inclusive o ajudando financeiramente e profissionalmente.
Breuer, Josef (1842-1925)
1895, após muitos casos atendidos e discutidos, Breuer tornou-se ao lado de Freud especialista em distúrbios psíquicos e produziram juntos a obra inaugural da história da Psicanálise : “Estudos sobre a histeria”;
 Não concordava com Freud nas concepções de ciências, histeria e sexualidade e romperam a amizade;
 Breuer manteve hipnose e Freud tende a procurar outras maneiras de tratar as histéricas; 
Breuer, Josef (1842-1925)
Foi o primeiro a associar a hipnose e a cura pela fala, o que pode ser chamado dos primórdios da Psicanálise; 
Breuer publicou ao todo cerca de 20 trabalhos em fisiologia nervosa num período de 40 anos, que fizeram dele um dos mais eminentes fisiologistas do século XIX. Lecionou na faculdade de medicina da Universidade de Viena a partir de 1875 até 1885, quando se demitiu. Em 1894, Breuer foi eleito para a Academia de Ciências de Viena. 
Fliess, Wilhelm (1858-1928)
Médico alemão, amigo íntimo de Sigmund Freud (1856-1939). 
A correspondência que efetuou com Sigmund Freud é uma das mais conhecidas em psicanalise – Freud/Fliess – Correspondência Completa, 1887-1904. 
Foi considerado no meio da psicanalise como um duplo de Sigmund Freud e por este um excelente correspondente e uma espécie de seu analista.
Fliess, Wilhelm(1858-1928)
Nasceu em Arweld em 1858 e após ter completado medicina, especializou-se em otorrinolaringologia abriu consultório de clinica geral com algumas camas.
 Conheceu Sigmund Freud através de Josef Breuer e interessou-se pela teoria da sexualidade e pela bissexualidade.
Fliess, Wilhelm(1858-1928)
Fliess foi o autor de três teorias que hoje se sabe serem pseudocientíficas, ou seja, sem fundamento científico: a primeira dela foi a da chamada neurose nasal reflexa, segundo a qual Fliess postulava haver uma conexão entre a mucosa nasal e os órgãos genitais.
 Segundo a teoria, uma maneira rápida e eficiente de curar uma neurose histérica, seria remover parte da mucosa e ossos internos do nariz. 
Fliess, Wilhelm (1858-1928)
A segunda teoria era a da bissexualidade inerente a todos os seres humanos, e que Freud chegou a incorporar ao seu corpo teórico.
 Finalmente, a terceira foi a teoria da periodicidade vital, que postulava uma espécie de biorritmo, pelo qual todos os processos vitais (os patológicos incluídos) se desenvolveriam segundo um ciclo que duraria 28 dias nas mulheres, e 23 dias nos homens. Segundo Fliess, esses vários relacionamentos numéricos poderiam ser úteis para determinar a hora para a recuperação após alguma doença, por exemplo e, até mesmo a data provável para a morte de alguém.
Fliess, Wilhelm (1858-1928)
Freud utilizou das ideias de Fliess sobre a bissexualidade para transformá-las depois em suas primeiras teses sobre a Histeria, A Neurose e Édipo;
A ruptura do relacionamento de Freud e Fliess se deu pelo fato de Freud seguir para novos métodos científicos que explicassem a realidade com a qual ele se confrontava e deixasse de lado as ideias especulativas de Fliess;
Fliess, Wilhelm (1858-1928)
Fliess se sentiu perseguido e acusou Freud de plágio.
Em 1928 casou-se com Ida Bondy, também vienense, uma ex-paciente de Josef Breuer. Teve cinco filhos, tornando-se um deles médico psicanalista: Robert Fliess.
Faleceu em 1928.
Jung, Carl Gustav ( 1875-1961)
Carl Gustav Jung Nasceu em 26 de julho de 1875, em Kesswill, na Suíça. Jung foi criado em um ambiente religioso, o qual lhe trazia várias questões desde muito novo. Estudou medicina na Basileia em 1985 e em 1900 se tornou assistente no Hospital Psiquiátrico Burghlzli.
Jung não compreendia e não achava que era sustentável sua atmosfera religiosa. Por conta disso ele se interessou pelo mundo dos sonhos, religião, mitos e fantasias.
Jung desenvolveu sua linha teórica, a psicologia analítica. Seus principais conceitos são:
Jung, Carl Gustav ( 1875-1961)
Tipos Psicológicos e funções (introversão, extroversão, sensação e sentimento) 
Sincronicidade - acontecimentos que se relacionam por significados e não pela causalidade
Inconsciente Coletivo - composto de imagens universais (Arquétipos) que constelam sentimentos profundos através da significação simbólica dessas imagens.
Jung, Carl Gustav ( 1875-1961)
Quando teve seu primeiro contato com Freud, Jung já tinha uma concepção sobre o que era o inconsciente, e por isso foi de grande ajuda para o desenvolvimento da teoria freudiana. 
Após sete anos de relacionamento entre ambos, eles romperam a relação por motivos teóricos, já que eles haviam muitas divergências de pensamento.
Referências
ASSIS, Pablo de. Jung e a Psicanálise de Freud. Site Pablo de Assis. Ago. 2010. Disponivel em http://pablo.deassis.net.br/2010/08/jung-e-a-psicanalise-de-freud/. Acesso em 14/08/2016.
 
COBRA, R. Q. Resumos Biográficos. Site Cobra Pages. Abr. 2003. Disponivel em http://www.cobra.pages.nom.br/ec-breuer.html. Acesso em 10/08/2016. 
 
DIAS, Paula. Biografia de William Fliess. Site Enciclopédia Temática. Mai. 2015. Disponivel em http://www.old.knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/fliess-william.htm. Acesso
em 12/08/2016.
 
Jean-Martin Charcot. Site Só Biografias. Disponivel em http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JeanMart.html. Acesso em 10/08/2016.
 
JUNG, Carl Gustav. O Livro Vermelho. Editora Vozes, 2010.
 
JUNG, Carl Gustav. Memórias, Sonhos, Reflexões. Editora Nova Fronteira, 1986.
 
Referências
LESSA, Elvina. A Teoria dos Tipos Psicológicos. Instiituto Junguiano do Rio de Janeiro. Disponivel em http://www.jung-rj.com.br/artigos/tipos_psicologicos.htm. Acesso em 11/08/2016.
 
MOURA, Joviane. A Hipnose e a Associação Charcot-Freud. Site Psicologado. Nov. 2009. Disponivel em https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/a-hipnose-e-a-associacao-charcot-freud. Acesso em 11/08/2016.
 
O que Freud aprendeu com Charcot? Site Psicoativo. Disponivel em http://psicoativo.com/2016/04/o-que-freud-aprendeu-com-charcot.html. Acesso em 11/08/2016
 
ROCHA, Nádia. Josef Breuer. Blog Josef Breuer. Out. 2007. Disponivel em http://jbreuer.blogspot.com.br/ Acesso em 10/08/2016.
 
VIANA, Renata Calheiros. A Lição Clínica do Doutor Charcot. Blog Arte Médica. Mai. 2010. Disponivel em http://medicineisart.blogspot.com.br/2010/05/licao-clinica-do-doutor-charcot.html. Acesso em 13/08/2016.
 
Wilhelm Fließ. Wikipédia. Disponivel em https://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Flie%C3%9F. Acesso em 12/08/2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais