Buscar

AV - Psicologia nas Organizações

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
 
� Fechar�
Avaliação: GST0574_AV_201301200077 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 201301200077 - PAULO SÉRGIO GOMES DA SILVA
Professor:
GISELA FRANCISCO CHICRALLA
Turma: 9004/AD
Nota da Prova:          Nota de Partic.:         Data: 06/11/2013 18:31:12
�
 1a Questão (Ref.: 201301229836)
O estudo do comportamento organizacional envolve a:
 I- Previsão, explicação, compreensão e a modificação do comportamento humano no contexto das empresas; 
II- O estudo de pessoas que trabalham em equipes e em grupos nas organizações. 
III- A estrutura macro-organizacional, que toma por base as teorias de estrutura, status e Relações Institucionais, Ciência Política, Antropologia e Economia e diz respeito à compreensão do comportamento das organizações por inteiro. 
IV- O estudo do comportamento organizacional tem uma base psicológica e envolve como principais vertentes a psicologia experimental, a psicologia clínca e a psicologia institucional.
Considere as frases descritas acima, indicando C para certo e E para errado, a alternativa correta é:
C, C, C, E
 
C, C, E, C
E, E, E, C
E, E, C, C
E, C, E, C
�
 2a Questão (Ref.: 201301401052)
Bergamini (2005) aponta como fatores de erro mais comuns nos processos seletivos, por parte das organizações: A) A escolha de métodos que não avaliam bem as diferenças individuais dos candidatos); B) O despreparo do organizador em corrigir distorções quando estas acontecem; C) Um bom planejamento do processo seletivo; D) A escolha de fontes adequadas para o recrutamento; E) A utilização de testes de simulação de desempenho. Assinale a única alternativa correta neste caso:
Somente as opções C e D estão corretas.
Somente as opções D e E estão corretas.
Somente as opções A e B estão corretas.
Somente as opções B e C estão corretas.
Somente as opções E e A estão corretas
�
 3a Questão (Ref.: 201301396759)
Leia a citação: Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso. Charles Chaplin. A citação em curso enfatiza o comportamento como o objeto de estudo principal da psicologia. Assinale a única alternativa correta neste caso:
A cultura
O indivíduo
O ambiente
O grupo
O outro
�
 4a Questão (Ref.: 201301230484)
Nos processos seletivos, a utilização da técnica de entrevista possui algumas limitações. Para minimizar as limitações desta técnica entrevista, Chiavenato (1999) propõe melhor construção de seu processo e capacitação dos entrevistadores. Em função do formato das questões e das respostas requeridas, a entrevista diretiva é aquela:
estruturada e com roteiro preestabelecido.
com perguntas previamente elaboradas, padronizadas e com roteiro preestabelecido para obter respostas fechadas.
livre e que não especifica nem as questões nem as respostas necessárias
com perguntas previamente elaboradas mas que permitem resposta aberta.
que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões.
�
 5a Questão (Ref.: 201301228662)
Os métodos de treinamento costumam ser classificados como formais, planejado com antecedência e com formato estruturado. Informais, não estruturado, não planejado e facilmente adaptável às situações e aos indivíduos. No trabalho o treinamento inclui rodízio de tarefas, programas de aprendizagem etc. Fora do trabalho são as palestras ao vivo, seminários, congressos etc. Contudo, é preciso ponderar as vantagens e desvantagens nas formas de treinamento. Mas, pesquisas já evidenciam que tipo de treinamento é mais viável para as organizações (ROBBINS, 2005). De acordo com a abordagem acima, é correto afirmar que as organizações investem mais em:
Treinamento no trabalho
Treinamento informal.
Treinamento fora do trabalho
 
Treinamento formal
Treinamento formal e fora do trabalho
�
 6a Questão (Ref.: 201301260525)
Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
Apenas a III está correta;
Apenas a II está correta;
I e IV estão corretas.
Apenas a I está correta;
III e IV estão corretas;
�
 7a Questão (Ref.: 201301392171)
O estudo do comportamento organizacional permite inferir que existem diferenças entre grupos e equipes de trabalho. Assinale abaixo a única alternativa que corresponde ao conceito de trabalhar em equipe:
Existe compartilhamento de informações entre os colaboradores quando o gestor arbitra;
O somatório das contribuições individuais é coordenado de modo a gerar sinergia e produtividade;
Os colaboradores se isolam pela dificuldade de dividir o sucesso de produção.
Os gestores tratam as habilidades individuais de modo aleatório;
Não existe sinergia e nem mesmo um esforço coordenado por parte do gestor para gerar cooperação entre os colaboradores;
�
 8a Questão (Ref.: 201301385309)
Maria se machucou caindo de bicicleta na porta da empresa. Ela ficou furiosa com um motorista, que não viu. O motorista, por sua vez, disse que a menina que atravessou na sua frente de repente. Nesse caso podemos afirmar que:
Nenhum dos dois está certo, pois ambos estavam discutindo.
A cada momento as pessoas se emocionam de forma equivalentes.
O motorista está certo, pois o ciclista tem que atravessar somente na faixa.
Maria está certa, pois o ciclista sempre tem razão em detrimento do motorista.
Cada pessoa avalia e julga a situação conforme sua percepção.
�
 9a Questão (Ref.: 201301396751)
A automotivação é uma tendência muito mais frequentemente observada nas pessoas que se orientam por objetivos, trabalhando com obstinação para o seu alcance. Estas se percebem como responsáveis pelo mesmo e admitem dificuldades quando as possuem, mas se redirecionam ao invés de desistir, sempre intencionando a meta. Considerando a afirmativa é possível relacioná-la á teoria:
Dos dois fatores
Fixação e metas
Expectativas
Dos traços
Contingencial
�
 10a Questão (Ref.: 201301289534)
Para exercer a liderança em uma organização ou grupo é necessário compreender que vários elementos interem neste execício, dentre eles a cultura organizacional e de grupo. como esse processo acontece?
Gabarito: O aluno deverá indicar que Liderar ou exercer a liderança é ter o entendimento da cultura organizacional, do planejamento estratégico da mesma e alinhar sua equipe de acordo com as competências contributivas da cada um para atingir os resultados esperados.
�
 11a Questão (Ref.: 201301266883)
Analise o caso abaixo:"Uma organização contava com grande número de motoristas em seus quadros. Mudanças tecnológicas levaram à gradativa redução da quantidade de veículos, ao mesmo tempo que os novos profissionais, de qualquer área técnica, passaram a ser contratados já com essa habilitação. O trabalho de motorista profissional tornou-se obsoleto. Com a redução de suas atividades, muitas pessoas apresentaram sinais de transtornos somáticos e psicológicos, consequentes à instalação de fortes sentimentos de inutilidade ou perda do sentido de pertencer à Organização." (Fiorelli, 2004) De que forma a Psicologia Organizacional pode colaborar para miniminizar e/ou evitar tais problemas? Indique as áreas de atuação do psicólogo organizacional relacionadas a este caso.
Gabarito: Poderá ser apresentado a proposta da Qualidade de Vida no Trabalho e seu objetivo de proporcionar ao trabalhador Bem Estar no ambiente de trabalho. É possível ainda discorrer sobre a área dedicada ao Desenvolvimento do Empregado, voltada para o desenvolvimento de carreira, aconselhamento ao empregado, manejo do stress, etc.
�
Data: 06/11/2013 19:12:24
�
	
	
Período de não visualização da prova: desde 04/11/2013 até 22/11/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes