Buscar

APOL 05

Prévia do material em texto

Questão 1/7
Com relação ao direito à saúde, é possível afirmar:
	
	A
	Prevista no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, é concebida como um direito restrito e universal.
	
	B
	O conceito de saúde, restrito, e presente na Lei 8.080/1990, afirma que a saúde é compreendida ampliadamente, a partir da conjugação de condições de alimentação, moradia, educação, lazer, transporte e emprego, e das formas de organização social de produção.
	
	C
	Com relação ao dever do Estado  na LOS, no que diz respeito ao direito à saúde, este consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
A responsabilidade tal como está prevista na alternativa está de acordo com o art. 2º da Lei Orgânica da Saúde. (LOS).
	
	D
	Um dos princípios integrantes do SUS diz respeito à igualdade na assistência à saúde, reforçando assim, preconceitos ou privilégios em suas mais variadas formas.
Questão 2/7
Com relação aos direitos elencados na Seguridade Social brasileira e suas características, em especial os direitos à saúde e à previdência social:
I. A previdência social, parte da seguridade social brasileira, é constituída como direito do cidadão e dever do Estado, independentemente de contribuição prévia
II. A saúde, como direito do cidadão e dever do Estado, é entendida como direito universal, de amplo acesso.
III. A diferenciação clara entre o direito à previdência social e o direito à saúde reside  em seu caráter contributivo (previdência) / não contributivo (saúde).
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II estão corretas.
	
	B
	II e III estão corretas.
Você acertou!
A saúde é direito universal e, a diferença entre as duas políticas reside no seu caráter contributivo (no caso da previdência, há necessidade de contribuição prévia) ou não contributivo (no caso da saúde, já que se trata de direito universal).
	
	C
	I e III estão corretas
	
	D
	I , II e III estão corretas.
Questão 3/7
De acordo com os estudos sobre a História do Brasil, os autores citados pela professora Carla Marcelino (2016) colocam que a expansão industrial brasileira se deu de forma atrelada à forte economia da produção da época, que era centrada na produção de:
	
	A
	café
Você acertou!
Correta pois o Brasil sempre teve uma forte economia centrada na produção de café, principalmente os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e mais tarde São Paulo. Essa economia tanto movimentava o mercado interno como o mercado externo da produção e do consumo.
	
	B
	cana-de-açucar
	
	C
	leite
	
	D
	automóveis
Questão 4/7
De acordo com o material em estudo, a profª Carla Marcelino indica que a matéria-prima do trabalho do Serviço Social na sociedade capitalista são as desiguladades sociais provocadas pelo capitalismo. Dessa forma, assinale qual é o objeto de trabalho do Assistente Social discutido no texto.
	
	A
	São as expressões da questão social.
Você acertou!
A resposta correta está na sentença “a”, que justifica o objeto de trabalho do assistente social, que são as expressões da questão social nas suas mais diversas formas expostas na sociedade capitalista.
	
	B
	É o mercado financeiro.
	
	C
	Simplesmente a empregabilidade do trabalhador.
	
	D
	Todas as formas de violência na sociedade.
Questão 5/7
Com relação aos pensamentos de Weber, é correto afirmar:
	
	A
	Weber formulou uma teoria chamada de individualismo metodológico.
Está correto de acordo com o material estudado. Essa teoria estudava o papel e as ações dos sujeitos.
	
	B
	Para Weber, é a sociedade, ou a estrutura macro, que cria e produz o micro.
	
	C
	Weber entende que são as relações sociais que produzem a ação individual dos sujeitos.
	
	D
	O pensamento de Weber e Durkheim é similar e inverso. 
Questão 6/7
Embora saiba-se que a riqueza no Brasil sempre esteve concentrada nas mãos dos grandes donos de terras, com base no latifúndio e na produção agrícola, com utilização da mão de obra barata e de exploração dos escravos, essa riqueza foi incorporada à lógica capitalista que na época prevalecia nos países que negociavam com o Brasil. Tendo essa informação como base, assinale a afirmativa que indica corretamente com quais países e continentes o Brasil negociava.
	
	A
	Americanos
	
	B
	Ingleses
	
	C
	Europeus
Certa pois, os primeiros países com os quais o Brasil negociava pertenciam ao continente Europeu, sendo Portugal e, mais tarde, a Espanha.
	
	D
	Latino-Americanos
Questão 7/7
Weber aborda temas como ação social e tipo ideal. Sobre os temas, analise as assertivas abaixo.
I.Por ação social estão presentes as mais diversas atitudes dos seres humanos, como trabalhar, estudar, comprar e vender, consumir, agir com violência, praticar uma boa ação, etc.
II.O tipo ideal, para Weber, é, um instrumental teórico que irá orientar a investigação, fornecendo um parâmetro social para compreender o fenômeno estudado.
III. A tipologia sobre um parâmetro ideal é uma construção mental do pesquisador, que possibilita a apreensão de fenômeno com base num conjunto de características e peculiaridades que não foram previamente elaboradas.
	
	A
	I e III.
	
	B
	Apenas a III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e II.
De acordo com o material estudado. Observe os conceitos trabalhados na aula sobre Weber!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes