Buscar

SIMULADO SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO – SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL – RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL
Questão 1/5
A explicação da sociedade capitalista elaborada por Karl Marx está baseada nos seus conceitos de força produtivas e de meios de produção. O que são cada um desses elementos do capitalismo, e qual seu papel na explicação elaborada pelo autor citado?
RESPOSTA:
FORÇAS PRODUTIVAS: São todas as forças, meios, técnicas e formas de organizar o trabalho que a sociedade utiliza para produzir aquilo de que necessita. Inclui as tecnologias, as fontes de energia, o tipo de trabalho utilizado – trabalho escravo, livre, assalariado, servidão (Marx, 1978; Kammer, 1998; Bottomore, 2001).
RELAÇÕES DE PRODUÇÃO: São formadas pelas relações de propriedade e de distribuição, ou seja, referem-se aos tipos de propriedade que existem e como são distribuídos os bens produzidos, de acordo com os tipos de propriedade (Sell, 2002; Bottome, 2001).
	Marx (1968,1978) percebe que as forças produtivas se desenvolviam muito. Novas fontes de energia 	apareciam, novos materiais, novas técnicas e máquinas. Com isso produzia-se cada vez mais e melhor. 	Por outro lado, as relações de propriedade e de distribuição não se desenvolviam. Os trabalhadores 	continuavam proprietários apenas da sua força de trabalho e continuavam sendo assalariados 	dependentes do trabalho para sobreviver. Paralelamente a isso, a riqueza aumentava – reflexo do 	desenvolvimento das forças produtivas -, mas aumentavam também a pobreza e a miséria – como 	conseqüência do não desenvolvimento das relações de propriedade e de distribuição.
Questão 2/5
Max Weber contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Sociologia como uma ciência que estuda a sociedade, desenvolvendo conceitos e métodos próprios para tal fim, e que se diferenciam das características das ciências naturais, criando assim uma ciência propriamente social.Dentre suas principais contribuições estão o conceito de ação social e o método do "tipo ideal". Explique cada um deles.
RESPOSTA:
AÇÃO SOCIAL: (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pelas ações de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras [...]. Os “outros” podem ser individualizados e conhecidos ou então uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos (o “dinheiro”, por exemplo, significa um bem – de troca- que o agente admite no comércio porque sua ação esta orientada pela expectativa de que outros muitos, embora indeterminados e desconhecidos, estarão dispostos também a aceitá-los por sua vez, numa troca futura.) (Weber, 1977, p.139, grifo do original)
AÇÃO SOCIAL: É aquela ação orientada pela ação dos outros. Os “outros” podem ser um indivíduo ou uma coletividade. Pode ser desconhecido ou conhecido. Nem toda ação entre os homens é de caráter social. Somente o é quando tem um sentido dirigido pela ou para a ação dos outros. Dessa forma, a simples imitação não pode ser uma ação social, ela somente será social quando houver um sentido, um significado atribuído á conduta (Weber, 1977).
TIPO IDEAL: É uma construção teórica elaborada pelo pesquisador com base em vários aspectos históricos. É utilizado como instrumento de pesquisa, possibilitando verificar se a realidade a ser estudada se aproxima ou se distancia do tipo ideal construídos. O tipo ideal nunca será encontrado tal e qual na realidade, sendo apenas uma construção teórica. É um recurso metodológico (Sell, 2002; Johnson, 1997).
Questão 3/5
Emile Durkheim é considerado o primeiro sociólogo a estabelecer um modo para estudar a sociedade baseado em métodos e conceitos científicos .Sendo assim, apresente e explique ao menos dois elementos, conceituais e/ou metodológicos da sociologia de Durkheim. Em seguida apresente um exemplo de como esse pensador pode contribuir com o trabalho do administrador.
RESPOSTA:
FATOS SOCIAIS: são o objetivo de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade.
ANOMIA: designa um estado de ausência de regras e normas na sociedade, o que leva a um estado de desordem e falta de coesão social. Nesse estado, os laços que prendem o indivíduo ao grupo estão enfraquecidos, e o indivíduo passa a pensar de maneira mais particular, sem levar em conta as regras, normas e imperativos dados pela coletividade (Durkheim, 1983b; Johnson, 1997).
Um exemplo que Durkheim contribuiu para o administrador foi à divisão do trabalho, uma condição essencial para a existência da sociedade, pois apresenta uma função econômica e moral, á que sua verdadeira função é criar entre duas pessoas um sentimento de solidariedade.
Questão 4/5
As transformações pelas quais o mundo passou nos séculos XVIII e XIX trouxeram uma série de questões sociais à tona. Para compreender esse novo contexto social surgiu a sociologia como ciência.Sendo assim apresente duas dessas transformações que contribuíram para o surgimento da sociologia.
RESPOSTA:
Outras transformações na sociedade também foram importantes para o surgimento da sociologia. Entre elas, duas foram essenciais para essa ciência. Trata-se das “duas grandes revoluções” dos séculos XVIII e XIX na Europa; as quais impuseram novos problemas para os pensadores da época.
A Revolução Francesa, em 1789, significou o fim do feudalismo na Europa, promovendo profundas transformações na economia, na vida política e nas formas culturais. O objetivo era transformar a maneira como a sociedade daquela época se organizava. A revolução significava, sobretudo, a ascensão de uma nova classe ao poder: a burguesia, chamada como o terceiro Estado (formada por burgueses e por outros grupos sem privilégio) sustentava a sociedade por meio de impostos e tributos feudais. 
	A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do antigo 	Regime e a ascensão da burguesia ao poder.
Revolução Industrial se iniciou na Inglaterra no final do século XVIII e se disseminou por toda a Europa durante o século XIX. Assim como a Revolução Francesa, a Industrial ocasionou um grande número de transformações econômicas e sociais, intimamente ligadas das inovações tecnológicas – como novas fontes de energia e a mecanização dos processos de produção – e as novas formas de organizar o trabalho. Ao transformar o processo de produção, o modo de vida das pessoas também foi afetado (Hobsbawn, 1981; Arruda, 1994). Com ela se iniciou o processo de industrialização, e os artesões, que antes produziam em suas casas com suas ferramentas, passaram a trabalhar sob ordens do empresário capitalista e se sujeitavam a novas formas de conduta e relação de trabalho. Os trabalhadores perderam, assim, o saber sobre seu trabalho, pois passaram a apenas executar ordens estabelecidas, com a utilização das máquinas e a divisão das funções na fabrica ele se transformou em alguém que apenas operava as máquinas (Marx, 1968).
Com essas transformações – industrialização, crescimento das cidades, êxodo rural – começou a surgir uma nova classe social, urbana e intimamente ligada á industrialização: o proletariado.
O que isso tudo tem a ver com a sociologia? Acontece que toda essa nova situação da realidade social, cheia de problemas e contradições, com novas classes surgindo e novos interesses em jogo, desafiou os pensadores da época a formar explicações e a encontrar soluções. E as explicações e as soluções a serem encontradas não eram mais a baseada na religião ou na tradição então começou a ser pensada uma ciência que conseguisse dar respostas e saídas para essa situação: a Sociologia.
Questão 5/5
A Sociologia como ciência nasce no mesmo contexto de consolidação do capitalismo como modo de produção predominante na sociedade ocidental, e esse contexto a influenciou significativamente. Por esse motivo, ao longo do tempo a Sociologia tem produzido conhecimentos importantes para o mundo da Administração.
Sendo assim, apresente uma definição do que é a sociologia, e ao menos uma contribuição que elapode oferecer ao trabalho dos administradores.
RESPOSTA: COLOQUEI 2 DEFINIÇÕES!
SOCIOLOGIA: É a ciência que estuda a interação do indivíduo com a sociedade, as relações que ele mantém, a sua inserção na coletividade. É	o estudo da vida social, dos grupos e das sociedades. Assim, ela nos ajuda a compreender melhor as questões relativas á nossa organização social e á forma como vivemos coletivamente. Ela nos ajuda a responder questões que aparecem no nosso cotidiano, bem como a formular novas questões. 
SOCIOLOGIA: É o estudo das sociedades e da organização da vida social. Com A sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, as interações entre os indivíduos, as relações que mantêm entre si e com outros grupos. O conhecimento científico possibilitado por esse estudo permite o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica.
Uma das contribuições da sociologia é o fato de utilizarmos para ter outra visão dos fatos que ocorrem em nosso cotidiano, mais do que uma ciência, a sociologia deve ser utilizada para conceber visões da sociedade e das nossas relações, ou ainda pode se da pela competição no mercado de trabalho, que exigirá mais qualificação.

Outros materiais