Buscar

Degradação da hemoglobina - RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEGRADAÇÃO DA HEMOGLOBINA
A hemoglobina é uma proteína conjugada que contém uma parte protéica, a globina (duas cadeias alfa e duas cadeias beta, representadas nas cores azul e amarela). Também apresenta um composto orgânico-metálico, denominado heme, que é constituído por um anel de protoporfirina, que prende os átomos de ferro (representados na cor vermelha) às moléculas de globina.
A síntese da hemoglobina ocorre nos precursores do eritrócito na medula óssea vermelha, em quantidades crescentes, conforme o grau de amadurecimento das células precursoras.
Após a fagocitose do eritrócito velho (hemocatérese) ou daquele que está alterado (hemólise) pelo S.M.F. (especialmente no baço), a célula vermelha é destruída no interior do macrófago, sendo a Hb do seu interior liberada no citoplasma.
Na etapa seguinte, ocorre desmembramento das moléculas de Hb. O ferro e a parte protéica (cadeias de globina) retornam ao sangue para reutilização pelo organismo. O restante (anel de protoporfirina), que é tóxico ao organismo, é degradado por enzimas do citoplasma do macrófago e origina um produto esverdeado denominado biliverdina, que, também por ação enzimática, é convertida em bilirrubina (composto amarelo).
A bilirrubina sai do macrófago e vai para o sangue, onde se liga à albumina, o que é denominado de bilirrubina livre ou indireta, circulando por todo o organismo. Essa porção da bilirrubina não é excretada pelos rins, pois não consegue ultrapassar o glomérulo renal devido ao tamanho (a albumina é uma molécula grande).
Quando chega ao fígado, via sangue, a bilirrubina livre ou indireta depreende-se da albumina e é captada pelo órgão, onde é então conjugada ao ácido glicurônico, passando a ser chamada de bilirrubina conjugada ou direta. 
Uma pequena parte da bilirrubina conjugada passa para o sangue. Alguns animais (20% dos cães, 5% dos gatos e 25% dos bovinos) excretam pequena quantidade de bilirrubina conjugada na urina. Porém, a maior parte da bilirrubina conjugada é transportada do fígado para o intestino delgado através da bile pelos canais biliares, onde é reduzida pelas bactérias presentes a dois produtos: o urobilinogênio e o estercobilinogênio. A totalidade desse último e 95% do urobilinogênio são excretados com as fezes, sendo os responsáveis por sua coloração característica amarronzada. Os 5% restantes do urobilinogênio são absorvidos pelo sangue e excretados pelos rins por meio da urina.

Outros materiais