A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV-Avaliação- 2013-3 de Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL0466_AV_201307387047 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307387047 - PRISCILA FELIX DE OLIVEIRA MACHADO
	Professor:
	REGINA VEIGA PAULINO DA SILVA
	Turma: 9024/AX
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2013 17:11:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201307477119)
	DESCARTADA
	Levando em conta os "Antecedentes históricos do conceito de cultura" de Roque de Barros Laraia, marque a alternativa ERRADA na questão abaixo:
		
	
	Edward Tylor, definiu cultura como um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
	
	O conceito de cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, Antropólogo inglês, nascido em 1832 e falecido em 1917.
	 
	O homem então passa a ser diferenciado dos demais animais por ter a seu dispor duas notáveis propriedades: a possibilidade de de comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficientes o seu aparato biológico.
	 
	A preocupação de Tylor era a diversidade cultural e o desenvolvimento desse conceito de cultura como um fenômeno natural, continua sendo seguido pelos antropólogos na contemporaneidade.
	
	Segundo Tylor, todas as culturas deveriam passar pelas mesmas etapas de evolução, o que tornava possível situar cada sociedade humana dentro de uma escala que ia da menos a mais desenvolvida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307511016)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A cultura escolar predominante nas escolas brasileiras se revela como engessada e pouco permeável, ao contexto cultural em que se insere, ou seja, às variadas práticas culturais das crianças e jovens a que se dirige, em todo o território brasileiro. Segundo Vera Candau, diante deste quadro social, profundamente heterogêneo e marcado por uma intensa multiculturalidade seria necessário o implemento de práticasde diálogo efetivamente democráticas na cultura escolar. Com base na análise antropológica da cultura, analise as questões acima relacionadas.
		
	
Resposta: O diálogo entre as diferentes culturas deve ser feito dentro das escolas porque a multiculturalidade presente na sociedade é grande e intensa, a importância da interculturalidade deve fazer parte da cultura escolar que as vezes se esqueçe das diferenças entre a cultura de um indivíduo para outro,seja no seu modo de vestir ,crenças, atitudes,sendo motivo de divisão, segregação no próprio ambiente escolar e que passa a haver também nos ambientes não escolares. Esse diálogo tem que ser aberto e amplo pois a multiculturalidade mostra que o respeito com diferentes culturas deve ser efetivamente praticado na sociedade.
	
Gabarito:
No Brasil, a multiculturalidade seria a constatação da grande variedade de diferenças culturais presentes na sociedade. Na contramão desta realidade cultural, os indicadores das práticas de ensino, presentes na sociedade brasileira, permitem perceber um quadro marcado estruturas monoculturais e de caráter etnocêntrico, na cultura escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307441553)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência" (MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo : Martins Fontes, 1977, p.23.)
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
		
	
	Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção
	
	A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura
	
	A infra-estrutura ou base material é determinada pelas ideologias
	
	Trata-se do princípio da dialética que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx
	 
	O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307453406)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Educar no sentido da racionalização passou a ser fundamental para o Estado, porque ele precisa de um direito racional e de uma burocracia montada em moldes racionais. Educar no sentido da racionalização também passou a ser fundamental para a empresa capitalista, pois ela se pauta pela lógica do lucro, do cálculo de custos e benefícios e precisa de profissionais treinados para isso(RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.65). De acordo com a perspectiva weberiana da educação:
		
	
	Não existe oposição entre a formação humanística, de caráter mais integral e a formação especializada, pois ambas visam preparar o indivíduo para a vida.
	
	A formação humanística seria o único meio de romper com o crescente processo de racionalização da sociedade capitalista.
	
	A formação do especialista seria desejável, pois assim cada ser humano poderia desenvolver os seus talentos individuais.
	
	O mercado de trabalho no mundo capitalista gestou a necessidade de uma formação humanística, de caráter mais integral.
	 
	A racionalização da sociedade capitalista enfraqueceu a formação humanística, de caráter mais integral, criando a figura do especialista.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307441550)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	No que tange às diferenças entre Ciências Sociais e Ciências Naturais é correto afirmar que: 
		
	
	As Ciências Sociais não conseguem ser objetivas por conta da subjetividade do pesquisador.
	 
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas
	
	As Ciências Naturais possuem um grau de dificuldade de elaboração superior às Ciências Sociais.
	
	O cientista natural é o único que faz uso de hipóteses em seu trabalho de investigação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307511855)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	As populações tradicionais estudadas pelos Antropólogos detêm um tipo de relação diferenciada com a natureza. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor exprime aquilo que poderia distinguir as populações tradicionais estudadas pelos Antropólogos.
		
	
	Fazem uso ilimitado dos recursos naturais.
	 
	Lançam mão de saberes naturalísticos para o uso dos recursos naturais.
	
	Sua reprodução social está ligada à natureza local.
	
	Concebem a natureza como algo a ser domesticado.
	
	São sociedades primitivas que não progridem economicamente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307479468)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Observando Ferreira (1995): "Nas primeiras fases da Revolução Industrial, ainda predominavam, entre as classes dominantes, a ideia de que seria perigoso instruir as camadas pobres". "Outra hipótese para explicar a pressão pela educação das camadas operárias (...). Acreditavam que apenas a escola poderia incutir nas crianças, os futuros trabalhadores, valores e normas como pontualidade, assiduidade, confiabilidade e submissão à autoridade. Esses são os mesmos valores que os empregadores exigiam de seus empregados". Com base nessas afirmativas, coloque V para verdadeiro e F para falso e escolha a alternativa com a sequência correta:
I) O modernismo era tomado pos imagens de máquinas, enquanto o pós-modernismo é usualmente tomado pos máquinas de imagens. ( )
II) A visão moderna deu ênfase ao individualismo, o homem passou a ser o centro da criação, dotado de capacidade de moldar o mundo. ( )
III) A revolução industrial manteve o foco da educação, no sentido liberal, ela garantiu a vitória dos ideais democráticos. ( )
IV) A pós-modernidade, no contexto escolar, busca constantemente a beleza, a limpeza, a ordem. (...) a educação pública não atende as demandas da sociedade. ( )