Buscar

av1 psicologia da educacao

Prévia do material em texto

1) Sobre Assimilação e Acomodação na teoria de Piaget, afirma-se corretamente que:
Alternativas:
a) Enquanto a Assimilação "consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento", Acomodação "consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência".
Alternativa assinalada 
b) Enquanto Assimilação pode ser definido como um "mecanismo de organização de estruturas cognitivas em um sistema coerente que visa a levar o indivíduo a construção de uma forma de adaptação à realidade" conhecido como Mecanismo de Equilibração, Acomodação "se refere à tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência"
c) Enquanto Assimilação é o mesmo que "o conceito de esquema que constitui a unidade básica de pensamento e ação estrutural do modelo piagetiano", Acomodação pode ser definido como um mecanismo de "organização de estruturas cognitivas em um sistema coerente que visa a levar o indivíduo a construção de uma forma de adaptação à realidade" conhecido como Mecanismo de Equilibração.
d) Enquanto Assimilação se refere a um estágio do desenvolvimento cognitivo em que "a criança vai aperfeiçoando tais movimentos reflexos e adquirindo habilidades", Acomodação se refere a outro estágio do desenvolvimento cognitivo, quando "a emergência da linguagem acarreta modificações importantes em aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança"
e) Enquanto a Assimilação "consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência", Acomodação "consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento".
2) Sigmund Freud agregou como parte de sua extensa obra, uma teoria sobre o desenvolvimento psicossexual humano, definindo estágios de amadurecimento. Cada estágio e sua sequência é universal. Das conseqüências da interação do ser humano com o mundo à sua volta em cada estágio, resultariam características de personalidade de cada pessoa. Logo, as crianças e adolescentes com as quais lidamos na escola, estão em processo de formação de sua personalidade e nossa interação com eles nesse processo também afeta a forma como eles se constituem com pessoa. É preciso conhecer os efeitos de cada fase dentro da história de vida da criança para compreendê-la e lidar de forma mais adequada com ela. Assim, avalie seus conhecimentos sobre os estágios assinalando a resposta correta:
Alternativas:
a) Na Fase Oral, a criança sente tensão energética na boca, a qual não pode ser descarregada pela ação oral sobre qualquer objeto levado à boca, pois o prazer gerado poderá ser traumático.
b) Na Fase Fálica aumenta a sensibilidade genital e ocorre o conhecido Complexo de Édipo. No caso do menino, ele desejaria obter prazer de sua fonte primária de estimulação oral, o pai, mas a mãe passa a ser vista como aquela que possui o pai, despertando o ódio no menino por ela e depois uma identificação com seu poder.
c) Na Fase Anal, um excesso de cobranças dos educadores pode vir a gerar fixação de energia nesse estágio, fazendo da pessoa possivelmente alguém controlador, excessivamente organizado.
Alternativa assinalada 
d) Na Fase de Latência, resolvido o conflito edípico, a criança diminuiria sua tensões de ordem sexual e afirmaria sua identidade sexual, se aproximando de pessoas do sexo oposto e começando a namorar.
e) Na Fase Genital, tendo se desenvolvido bem nas demais fases, retorna a tensão sexual e a pessoa pode regredir tranquilamente à fase oral ou anal, agindo no mundo de um jeito ou de outro para sempre.
3) Para Piaget, qual nova capacidade cognitiva que se desenvolve na adolescência?
Alternativas:
a) Reversibilidade
b) Linguagem
c) Egocentrismo
d) Raciocínio hipotético-dedutivo
Alternativa assinalada 
e) Representação social
4) A diversidade de objetos na Psicologia justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos que não podem ter os mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. Com esse pensamento podemos dizer que:
Alternativas:
a) Não existe apenas uma corrente teórica da psicologia e sim apenas duas ciências psicológicas: a Psicanálise e o Behaviorismo
b) Não existe apenas uma corrente teórica da psicologia e sim apenas três psicologias: a Psicanálise, o Behaviorismo e o Marxismo
c) Existe apenas uma corrente teórica da psicologia que compreende o comportamento humano.
d) Existe apenas uma corrente teórica da psicologia, a que especificamente estuda apenas a percepção humana
e) Não existe apenas uma corrente teórica da psicologia, e sim algumas correntes teóricas psicológicas Alternativa assinalada 
5) Como biólogo e epistemólogo, Piaget concebia uma explicação para a formação do conhecimento humano que tivesse fundamento no desenvolvimento orgânico. Neste sentido, um princípio básico de sua teoria é o de que:
Alternativas:
a) Pessoas cujos organismos são bem nutridos, com adequados alimentos e cuidados higiênicos, terão maior desenvolvimento intelectual e capacidade de construir conhecimentos
b) Organismos são sensíveis a estímulos reforçadores e tendem a demonstrar repetidamente seus comportamentos quando recebem reforços continuamente por eles
c) O organismo não pode por si só receber conhecimento, sendo necessário que o saber se encontre na alma que habita este corpo, vinda de um mundo superior
d) O mesmo tipo de relação adaptativa entre organismo e meio ambiente produzido no terreno biológico produz-se também no terreno psicológico no processo de conhecimento Alternativa assinalada 
e) Conhecimento é o resultado da capacidade dada pela genética das pessoas, visto que há etnias que constroem conhecimentos e outras que não

Continue navegando