Buscar

av psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0241_2013/02_AV_201301400173 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301400173 - ANA CLAUDIA DOS SANTOS BRAZILIANO
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9013/AC
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2013 19:32:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201301470499)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar que a memória em bebês...
		
	 
	é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
	
	é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
	
	o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
	
	é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
	
	é um acontecimento que se assemelha à memorização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301470863)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	No que se refere à abordagem sociocultural, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações para a formação de hábitos, que constituem a fixação e o reforço.
	
	nessa abordagem o homem precisa do mundo, pois é nele que as manifestações das culturas acontecem e através dele se constroem conhecimento.
	
	a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e a solução em comum dos problemas.
	 
	a atividade psicológica interna do indivíduo tem sua origem na atividade externa, nas trocas com os outros membros do grupo social, trocas que se inserem em um determinado contexto cultural.
	
	a abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada, que supõe o uso de diferentes formas de mediação: instrumentos, signos, práticas culturais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301467544)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Pedro tem apresentado dificuldades escolares e notas baixas. Sua mãe procurou ajudá-lo elaborando um questionário com os principais conceitos que ele deveria saber para responder às questões reflexivas da prova. No momento da arguição feita pela mãe, Pedro se lembra de todas as respostas, mas no momento das provas esquece os principais conceitos e fica muito angustiado. Qual das fases da memória que Pedro vem apresentando dificuldade?
		
	 
	Fase da retenção
	
	Fase sensorial
	
	Fase da aquisição
	 
	Fase da evocação
	
	Fase de trabalho
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301470676)
	DESCARTADA
	Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos. Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada:
		
	
	de autorrealização, de Maslow.
	
	epistemologia genética, de Piaget.
	
	aprendizagem significativa, de Ausubel.
	 
	sociointeracionismo, de Vygotsky.
	 
	behaviorismo, de Skinner.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301512877)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A fase do desenvolvimento de sexualidade chamada por Freud de Período de Latência tem como principal característica o deslocamento da libido que ficava circunscrito em algumas áreas do corpo para as atividades acadêmicas. Das características abaixo, qual não faz parte do desenvolvido descrito na fase fálica.
		
	
	A energia psíquica da criança é utilizada para fortalecer o ego e para aumentar o investimento na escolarização e nas vivências fraternas com os amigos.
	
	Aumenta a independência para as atividades de cuidado pessoal e autocontrole emocional.
	 
	É um período que compreende a faixa etária em torno dos 5 aos 10 anos de idade.
	 
	Conflitos estão em sua máxima complexidade, e as crianças quase não conseguem estudar espontaneamente, tamanha são as angústias que sentem em relação ao corpo e a sua libido.
	
	A criança se volta mais para outras atividades como amizade, jogos e tarefas escolares.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301470669)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Por que Vygotsky é chamado de sociointeracionista, enquanto Piaget é chamado apenas de interacionista?
		
	 
	Porque ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	Porque Piaget destaca o papel de controle do ambiente, enquanto Vygotsky atribui imenso valor às relações sociais.
	
	Porque Vygotsky coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal (de origem biológica)
	
	Porque somente Vygotsky atribui grande importância ao organismo ativo e destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
	 
	Porque Piaget destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental, enquanto Vygotsky leva em conta somente o aspecto social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301471095)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A professora de História do 6º ano do Ensino Fundamental pretende começar os estudos sobre Gregos e Fenícios. À luz das teorias de David Ausubel, ela busca uma aprendizagem significativa. Neste contexto quais as melhores ações que esta educadora pode tomar?
		
	
	Criar um ambiente propício ao aprendizado descontraindo ao máximo o corpo discente; Esclarecer a importância do conteúdo a ser apresentado para a próxima avaliação; Formar grupos de estudo para realização de atividades extraclasses; Solicitar voluntários dentre os alunos para que expliquem sua noção intuitiva sobre o conteúdo a ser apresentado; Apresentar um filme que aborde o período histórico que está sendo estudado.
	 
	Certificar-se de que os alunos já tenham conhecimentos prévios de história, que deem sustentação teórica às informações que serão apresentadas antes de introduzir o assunto; Apresentar o conteúdo de uma forma lógica, com estrutura e organização interna; Certificar-se de que os alunos estejam abertos ao novo conhecimento e que tenham estabelecido uma relação não trivial entre os novos conhecimentos e os que já possuem.
	
	Mostrar respostas curiosas a questões colocadas sobre o tema em avaliações anteriores; Esclarecer a importância do conteúdo a ser apresentado para a próxima avaliação; Preparar um material completo e abrangente contendo, além do texto, figuras ilustrativas que possam facilitar a memorização; Iniciar e terminar sua exposição dentro do horário definido para a realização da aula.
	
	Certificar-se de que os alunos tenham se preparado para tomar anotações; Apresentar o conteúdo de uma forma lógica, com estrutura e organização interna; Não permitir intervenções até que tenha sido exposto todo o quadro e de que os alunos não estabeleçam conversas paralelas durante a exposição.
	
	Preparar um material completo e abrangente contendo, além do texto, figuras ilustrativas que possam facilitar a memorização; Iniciar e terminar sua exposição dentro do horário definido para a realização da aula; Solicitar que os alunos preparem, como atividade extraclasse, um resumo do conteúdo apresentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301512878)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A escola Gente Nova está promovendo uma seleção para a contratação de professores para atuarem junto às turmas do segundo ano do ensino fundamental,como professores regentes. Como pré-requisito para a contratação, são exigidos formação em pedagogia e experiência com docência de pelo menos 2 anos. Além disso, é necessário conhecimento da teoria de Lev Vygotsky, pois a escola está fundamentada no sociointeracionismo como concepção de conhecimento que fundamentará a atuação docente. Das respostas abaixo, qual é a única que não faz parte dos pressupostos teórico-metodológicos da concepção sociointeracionista?
		
	 
	O desenvolvimento da criança e sua aprendizagem são resultantes das pressões do meio sobre a criança, na medida em que todo o conhecimento só poderá fazer parte da estrutura cognitiva da criança se for transmitido por uma pessoa mais experiente.
	
	A cultura da criança é respeitada, pois nela há os conceitos cotidianos que poderão ser ressignificados ao serem estudados com os conceitos científicos no colégio.
	 
	O conhecimento é construído socialmente pelos pares/grupos que interagem nas situações cotidianas.
	
	Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pois na concepção sociointeracionista, o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem.
	
	A criança é concebida como criadora e recriadora da cultura em que vive, por isso, é reconhecida a sua possibilidade de construir conhecimento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301470504)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades que estimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...
		
	 
	serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
	
	necessitarem de uma relação concreta com estimulação sensório-motora.
	
	possuírem a mesma motivação que faz as crianças parecerem pequenos cientistas e que elas procurem compreender tudo que descreve o mundo em que vivem.
	
	desenvolverem um conhecimento sobre as ofertas de objetos estimulantes com cores, tamanhos e texturas apropriadas.
	
	necessitarem de uma interatividade da linguagem inicial.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301489895)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A cada dia, são mais fortes as evidências científicas de que os primeiros anos de vida são particularmente importantes para o desenvolvimento da criança e representam oportunidades significativas para o crescimento dos indivíduos. Descobertas recentes têm demonstrado convincentemente que a primeira infância, desde a gestação, é a fase mais crítica da pessoa no que diz respeito ao seu desenvolvimento biológico, cognitivo, emocional e social. Que ações do convívio familiar são importantes para o desenvolvimento físico e psicossocial na infância? Enumere 5 ações.  
		
	
Resposta: Almoço em família; Atividades físicas em grupos; Lazer (cinema, parque, etc); Atividades religiosas e Reunião (debates, discussóes, conversas e etc).
	
Gabarito:
Além de promover um vivência num ambiente estruturado, com laços de afeto, cuidado e responsabilidade, é fundamental o cuidado com alimentação da gestante, do lactante e da criança; saúde e acompanhamento desde do período pré-natal; saneamento básico; tarefas ligadas ao cuidar, alimentar, limpar, dar banho, levar ao médico, brincar, colocar para dormir, contar histórias, levar à creche ou à escola, passear com a criança; estimular o desenvolvimento das capacidades sociais, cognitivas e emocionais; proporcionar boas experiências de aprendizado em suas casas, em suas comunidades e nos espaços educativos.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301490342)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma ONG recebeu uma criança especial de 8 anos de idade que apresentou sofrimento fetal durante seu nascimento. As educadoras que estão sob a sua supervisão acreditam que ele é um menino incapaz e "retardado", pois seu desenvolvimento não é compatível com as crianças desta idade. Ele ainda não sabe ler nem escrever, desconhece a aritmética e apresenta um déficit de linguagem, pois se comunica utilizando poucas palavras na linguagem oral. Escreva quais conceitos da teoria de Vygotsky você usaria para explicar que a formação da inteligência não é, predominantemente, inata e, portanto, este menino pode apresentar potencialidades.
		
	
Resposta: Esta criança deverá ser estimulada através de atividades próprias para a sua capacidade mental, tais como a utilização de cores e sons. Pode ser usado também jogos sensorias.
	
Gabarito:
Para Lev Vygotsky há dois tipos de funcionamento psicológico; O primeiro são funções elementares, inatas e que estão presentes em todos os sujeitos. As demais são funções supeiores que são construídas na interação social e sempre podem ser mais sofisticadas, dependendo da qualidade dos elementos usados na interação. O menino pode ter suas potencialidades cognitivas bastante desenvolvidas dependendo do meio sócio-cultural no qual está vivendo e das capacidades que forem construídas na interação social.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 04/11/2013 até 22/11/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais