Buscar

PROVA Discursava de sociocultural e filosoficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:"A educação tecnicista considera o ser humano um produto do meio em que vive, sendo sua consciência construída a partir das relações que estabelece nele".ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 94.Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, descreva o papel da escola na pedagogia tecnicista.Nota: 20.0
	Resposta: Como nesse período o estado brasileiro implementou o desenvolvimento industrial do país ,atraindo principalmente empresas multinacionais,a formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho passou a ser o principal papel da escola.A escola deveria modelar o comportamento dos estudantes por meio de técnicas específicas,promovendo a''aquisição de habilidades,atitudes e conhecimentos específicos,úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. 
Questão 2/5
Atente para o seguinte extrato de texto:"A pedagogia libertária defende a autogestão pedagógica e pretende eliminar o autoritarismo na educação. Busca a valorização da experiência prática para fundamentar a relação educativa e a capacidade de autogerenciamento pedagógico dos professores. Com isso, o aprendizado em grupos passa a ser mais importante do que o próprio conteúdo do ensino". BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014. p. 47. Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre os conteúdos de ensino na concepção da pedagogia libertária.
Nota: 20.0
	Resposta: Os conteúdos são colocados á disposição do aluno,mas não são exigidos,pois considera-se que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiencias vividas pelo grupo,especialmente a vivencia de mecanismos de participação critica.O conteúdo surgiria com base nas necessidades do grupo,dando respostas a estes indiferentemente de uma organização sequencial e linear de temas de estudo.
Questão 3/5
Leia a seguinte citação: "As teorias (ou concepções) não críticas de educação compreendem a sociedade como essencialmente harmoniosa, tendendo a integração dos seus membros". SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 40. D. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130. Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características das teorias não críticas da educação.
Nota: 20.0
	Resposta: A necessidade de superar a visão do mundo feudal,o ideário da democracia instituído principalmente com a revolução francesa,o modo de pensar baseado nos costumes e crenças no mundo feudal não cabia mais.A necessidade de a própria burguesia vencer os muros da ignorância. A pedagogia liberal foi revolucionária em uma força a favor da transformação social.
Questão 4/5Leia o fragmento do texto a seguir: [...] entende-se avaliação como um processo sistemático de análise de uma atividade, fatos ou coisas que permite compreender, de forma contextualizada, todas as suas dimensões e implicações, com vistas a estimular seu aperfeiçoamento. Fonte: BELLONI, I. A. Função Social da Avaliação Institucional. In SOBRINHO, J. D. e RISTOFF, D. I. (organizadores). Universidade Desconstruída – Avaliação Institucional e Resistência. Florianópolis: Insular, 2000. p. 15.Considerando os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina,  escreva um texto abordando:
Nota: 20.0
	Resposta: A avaliação processual não reinvidica a utilização de instrumentos para identificar o desempenho do aluno.Este processo fica a escolha do professor,ou de qualquer outro profissional.Os valores quantitativos não devem se prevalecer sobre os qualitativos dentro da educação.
Questão 5/5Lei ao fragmento do texto a seguir:A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. (...) A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível.Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições, 14 ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 118.Com base no fragmento do texto acima, e acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, descreva:
Nota: 16.0
	Resposta: .Conceito de avaliação=a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. .a Finalidade da avaliação =a avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor. é através dela que se compara os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos a fim de verificar o progresso, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias. a avaliação é muito importante no processo de ensino aprendizagem porque é através dala que se consegue fazer uma analise dos conteúdos .

Outros materiais