Buscar

PROVA Discurssiva de sociocultural e filosoficaos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir: [...] O contrato social não tem realmente qualquer teoria contratual. Tudo o que Rousseau usa da ideia de contrato é a noção de que a filiação numa associação civil deve ser vista como voluntária; ninguém se filia e obedece à associação por motivos que nada tenham a ver com a promoção do seu próprio bem. [...] Em vez de supor-se que ele foi uma espécie de teórico do “contrato social”, deveríamos assinalar a visão de Rousseau do Estado bom no seguinte: “Não pode haver patriotismo sem liberdade, liberdade sem virtude, virtude sem cidadãos; criem cidadãos e terão tudo do que necessitam; sem eles, não terão mais do que escravos aviltados, dos governantes do Estado para baixo” [...].DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. (p. 85)A partir do texto, e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, sintetize a compreensão de Rousseau a respeito do “contrato social”.Nota: 16.0Na passagem do estado da natureza a civilização, os seres humanos acabam estabelecendo um conceito social, na qual criam um conjunto de leis e um poder soberano para garantir o seu cumprimento desse modo o nosso caráter acaba sendo degenerado, mas mesmo assim conseguimos viver com harmonia social, porque temos os castigos previstos pela lei. e vendo do ponto da pedagogia pressupomos uma educação mais em sintonia com a natureza, modo que o ser humano possa desenvolver seus potencial sem comprometer seu caráter e sua pureza de alma
Questão 2/5Leia o fragmento de texto a seguir:“Dessa forma, as características de gerenciamento da produção que foram iniciadas com Ford e Taylor, e que foram sofisticadas no modelo toyotista de gerenciamento do trabalho, não palpitaram na década de 1970, já estavam em processo e somente foram estimuladas e promovidas oportuna e sistematicamente no ápice da crise do capital, ampliadas “para fora” da esfera econômica, abrangendo a totalidade das relações sociais também no plano político, ideológico e cultural.”Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/download/.../10924 - Acesso em janeiro de 2016 A escola como instituição social reflete em boa medida as tensões e disputas persentes nos diferentes grupos de poder. Muitas das mudanças educacionais e das políticas para a educação são informadas por interesses externos a escola. Considerando os estudos realizados nas rotas e no livro-base, explique os efeitos do modelo econômico fordista-taylorista e toyotista na realidade escolar. Nota: 16.0 Resposta:No toyotismo o envolvimento dos trabalhadores e o compromisso do trabalho em equipe. A apropriação do saber tácito do trabalhador também foi sistematizado para padronizar as operações.Os processos escolares reproduziam de modo geral esta concepção objetivando a memorização de conteúdos compreendidos enquanto produtos do conhecimento humano sobre os quais a inteligencia do aluno não intervem apenas observa, repete, memoriza e reproduz.
Questão 3/5 Leia o fragmento de texto a seguir: Em primeira instância, hegemonia significa simplesmente liderança, derivada diretamente de seu sentido etimológico. O termo ganhou um segundo significado, mais preciso, desenvolvido por Gramsci para designar um tipo particular de dominação. Nessa acepção hegemonia é dominação consentida, especialmente de uma classe social ou nação sobre seus pares. Disponível em: http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/hegemon/index.html  - Acesso em 18/01/2016 Considerando o texto,  os conteúdos abordados nas aulas e  no livro-base, sobre as contribuições de Gramsci para a educação, explique porque a construção de uma contra-hegemonia burguesa é um processo pedagógico. ? Nota: 16.0 Resposta:Gramsci e mostra que a base econômica articula-se as superestruturas ideológicas da sociedade clareando o movimento da totalidade social na qual a educação constitui-se como mais um mecanismo da hegemonia. o principio educativo segundo Gramsci mantem o poder explicativo ate hoje, pois revela os princípios básicos que a historia do capitalismo, vinculou as esferas da produção e da educação, que o autor denominou o principio educativo do trabalho. A revelação entre o trabalho e a educação carrega uma possibilidade revolucionaria pela superação da classe trabalhadora, vitima da hegemonia burguesa que impõe a essas classes o senso comum como forma denominante do conhecimento.
Questão 4/5 Leia o fragmento de texto a seguir: Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma “teoria prática”, “ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam”.PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22) A partir do texto e com base nos conteúdos e livro da disciplina, sintetize: o que é a educação, para Durkheim? Nota: 16.0 
Questão 5/5 Leia o fragmento de texto a seguir:As correntes renovadoras, desde seus precursores como Rousseau e, de alguma forma, também Pestalozzi e Froebel , passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson  e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas , à pedagogia institucional (Lobrot, Oury) e ao construtivismo desembocam sempre na questão de como aprender, isto é, em teorias da aprendizagem, em sentido geral.SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acesso em 18/11/ 2015  A  Escola Nova trouxe  mudanças nas práticas e concepções sobre a educação e o trabalho escolar. Elabore um texto identificando e explicando três dessas ideias que foram introduzidas por John Dewey. ? Nota: 16.0 Resposta:formação do espirito se da no âmbito psicológico individual impulsionando pelos interesses suscitados na pratica , A valorização da escola como mediadora da formação para a vida social, imbuída da formação para a autonomia que como ja foi dito é um grande norteador da formação escolanovista visava-se a formação do individuo adaptado as mudanças sociais do inicio do seculo xx focado na sua autonomia.

Outros materiais