Buscar

Gêneros Orais RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“Gêneros Orais: Elementos Linguísticos e Não-Linguísticos”
No artigo “Gêneros Orais: Elementos Linguísticos e Não-Linguísticos” Luzia Bueno discute a necessidade de intervenções didáticas para que o gênero oral seminário, utilizado como instrumento de avaliação, seja efetivamente dominado por alunos de escolas e universidades. Visto que esta atualmente apresenta-se como um desafio para os estudantes, resultando em insatisfação e frustação tanto no aluno quanto em seus professores.
Inicialmente a autora analisa o seminário pela perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD). Partindo de observações em sala de aula, a autora elabora um modelo didático do gênero considerando, além dos meios linguísticos, os não-linguísticos como posição e aspecto exterior dos locutores e disposição dos lugares. 
Em seu contexto, Bueno apresenta uma complexa estrutura sequencial do gênero, passando pela infraestrutura textual, até as formas linguísticas orais, além de dividir o trabalho com seminário em duas etapas: preparação e apresentação. Ela relata ainda a importância de assumi-lo como objetivo de ensino antes de tomá-lo como instrumento de avaliação.
Por fim, a professora conclui que, ao se ensinar um gênero textual, a preocupação não pode estar somente na produção específica dele, mas em todas as ações anteriores ou simultâneas a essa produção que nela podem interferir. 
Gabriela Cipriano.

Outros materiais

Outros materiais