Buscar

AV Auditoria 2013 José Ricardo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: COF0463_AV_201002094917 » AUDITORIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201002094917 - JOSE RICARDO SANTOS DE ALMEIDA
	Professor:
	JADIR MAGNO DOS MONTES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 3,2        Nota de Partic.: 2        Data: 07/11/2013 20:37:59
	
�
 ��1a Questão (Ref.: 201002191915)
Pontos: 0,8  / 0,8
Principal finalidade de uma auditoria contábil é:
Elaboração de demonstrativos contábeis
Elaboração e avaliação dos registros contábeis
Conferência física dos elementos do ativo
 
Confirmação dos registros e demonstrações contábeis
Apuração correta do lucro do exercício
�
 ��2a Questão (Ref.: 201002191960)
DESCARTADA
Sobre o planejamento de auditoria é correto dizer que:
Consiste unicamente em definir as estratégias gerais e o plano de trabalho antes do início de qualquer atividade de avaliação e entendimento do negócio.
É a fase inicial dos trabalhos e deve ser concluída antes que as equipes técnicas iniciem seus trabalhos e não deverá ser modificada.
Foca nos trabalhos iniciais de coleta de informações a respeito da entidade a ser auditada e não se preocupa com os processos internos da empresa.
 
É a fase em que participa, além da equipe de auditoria, toda a área de gestão e governança da entidade, em especial, a área responsável pela elaboração das demonstrações contábeis.
 
Não é uma fase isolada da auditoria, mas sim um processo contínuo e interativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
�
 ��3a Questão (Ref.: 201002159778)
Pontos: 0,0  / 0,8
Quanto a obrigatoriedade, cite características da Auditoria Contábil Independente e da Auditoria Interna:
Resposta: Auditoria Contabil Independente - Usados para confirmar ou solicitar informações relativas aos Demonstrativos Contabeis, situação econômico/financeira, etc. Auditoria Interna - Está focada mais na eficácia dos controles, abrangendo a governança, as eficiência das operações e os sistemas de informação.
Gabarito: A Auditoria Contábil Independente, geralmente, atende à exigências legais, determinadas por órgãos reguladores de atividades regulamentadas, por credores, controladores e outros. A Auditoria Interna decorre de normas estatutárias ou administrativas.
�
 ��4a Questão (Ref.: 201002198280)
Pontos: 0,8  / 0,8
Tendo em vista o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, e considerando a doutrina, assinale a alternativa correta.
Em algumas situações, a administração se recusa a permitir que o auditor envie solicitações de confirmação. Nesses casos, o auditor deve evitar a execução de procedimentos alternativos de auditoria.
Os procedimentos de confirmação externa são frequentemente usados para confirmar ou solicitar informações relativas a saldos contábeis e seus elementos. Não se recomenda, contudo, o uso para confirmar os termos de acordos, contratos ou transações entre a entidade e outras partes, ou para confirmar a ausência de certas condições como um ¿acordo paralelo¿ (side letter).
A evidência de auditoria é mais confiável quando é obtida de fontes independentes externas à entidade. Nesse sentido, as normas de auditoria requerem que o auditor obtenha evidência de auditoria mais persuasiva quanto menor o risco avaliado.
 
Resposta não recebida é quando a parte que confirma não responde ou não responde de maneira completa a uma solicitação de confirmação positiva, ou a devolução de uma solicitação de confirmação não entregue (devolução pelo correio, por exemplo, para um destinatário não localizado).
As confirmações negativas fornecem evidência de auditoria mais persuasiva que as confirmações positivas.
�
 ��5a Questão (Ref.: 201002191497)
Pontos: 0,0  / 0,8
A utilização da auditoria traz vários benefícios para as entidades, exceto:
Treinar as pessoas envolvidas nos processos
 
Redução de custos
Utilização racional dos recursos disponíveis
 
Aplicação de sanções legais
Reduzir erros e evitar fraudes
�
 ��6a Questão (Ref.: 201002243935)
Pontos: 0,8  / 0,8
A atividade de auditoria interna deve avaliar a adequação e a eficácia dos controles, abrangendo a governança, as operações e os sistemas de informação. Esta avaliação deve assegurar que os controles internos garantam uma série de medidas, EXCETO:
 
integridade dos diretores executivos.
conformidade às Leis, aos regulamentos e aos contratos.
eficácia e eficiência de operações.
salvaguarda dos ativos.
confiabilidade e integridade das informações financeiras e operacionais.
�
 ��7a Questão (Ref.: 201002191537)
Pontos: 0,8  / 0,8
O Planejamento da Auditoria é realizado objetivando, EXCETO:
 
Aumentar os custos com o serviço a ser realizado
Determinar natureza, amplitude e data-base da auditoria
Obter cooperação do pessoal da empresa
Planejamento de horas de trabalho
Adquirir conhecimento sobre natureza das operações, negócios e da organização
�
 ��8a Questão (Ref.: 201002211087)
Pontos: 0,0  / 0,8
De acordo com as Normas Técnicas de Auditoria Independente, é princípio fundamental de ética profissional a:
 
integralidade
parcialidade
 
objetividade
interação com o auditado
subjetividade
�
 ��9a Questão (Ref.: 201002198456)
Pontos: 0,0  / 0,8
O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
 
Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
 
Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
�
 ��10a Questão (Ref.: 201002198279)
Pontos: 0,0  / 0,8
Consoante o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a alternativa correta.
 
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
Se, porventura, o auditor julgar-se incompetente para realizar um serviço de auditoria de demonstrações contábeis, pode ele recomendar um auditor capacitado. Nesse caso, ao cobrar alguma remuneração pela indicação, não estará infringindo nenhuma norma, desde que o profissional indicado seja capaz e esteja regular perante o Conselho Regional de Contabilidade.
Ao descobrir um erro ou fraude, o parecer do auditor deverá, necessariamente, conter, pelo menos, uma ressalva, através do parecer com ressalva.
 
Ao descobrir um erro ou fraude, o parecer do auditor deverá, necessariamente,ser emitido na modalidade ( parecer adverso).
A auditoria de demonstrações contábeis pode ser exercida por técnicos de contabilidade (sem graduação na área), desde que tenham mais de 5 anos de experiência, devidamente comprovada.
�
 ��11a Questão (Ref.: 201002191546)
Pontos: 0,0  / 0,8
Indique e comente duas regras básicas para a elaboração dos Papéis de Trabalho:
Resposta: Os papeis de trabalhos são documentos peparados pelo auditor ou fornecido pela empresa que evidencia a auditoria os fatos que validam au invalidam os demonstrativos contabeis através de parecer ou de relatório de opinião.
Gabarito: Precisão: devem ser elaborados sob um extremo rigor técnico. Concisão: devem ser concisos de forma que qualquer interessado e conhecedor das normas e procedimentos de auditoria entendam sem a necessidade de explicações ou comentários adicionais de quem elaborou; Objetividade: devem ser claros e objetivos; Limpeza: devem ser limpos para não prejudicar a sua compreensão; Lógica: devem ser preparados de maneira racional e lógica, com início, meio e fim, na sequência do objetivo a ser atingido; Completitude: devem conter todas as informações necessárias para fundamentar a emissão da opinião do auditor.

Outros materiais