Buscar

Avaliação 1 Gestão do Clima Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: GST0466_AV_201007078261 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201007078261 - HILARIO LEMES 
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 6,2        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2013 09:11:15 
	
	 1a Questão (Ref.: 201007120220)
	3a sem.: Clima Organizacional
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Define-se Clima Organizacional por:
		
	
	É um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
	
	É o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
	
	Todas alternativas estão corretas.
	
	Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007137183)
	10a sem.: Etapas do Planejamento de uma pesquisa de clima organizacional
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Para implantação do processo de pesquisa de clima organizacional, é preciso adotar alguns passos. A primeira providência é obter a aprovação da diretoria/ área estratégica da empresa. Essa ação é necessária porque:
		
	
	A pesquisa de clima trata de assuntos confidenciais e que podem prejudicar a imagem da empresa.
	
	É preciso haver um comprometimento com os desdobramentos da pesquisa, principalmente no que se refere aos planos de ação que serão gerados.
	
	Os diretores são os responsáveis pela escolha das perguntas que compõem a pesquisa de clima.
	
	É preciso obedecer a hierarquia da empresa. 
	
	O custo de uma pesquisa é alto e somente a direção tem autonomia para aprovar esta verba.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007129826)
	9a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Após a aplicação do Questionário, da realização da coleta, da análise destes indicadores, faz-se necessário transformar este conjunto de dados em informação e, posteriormente, descrevê-las em Relatório. Dois Relatórios devem ser elaborados. Um deles deve apresentar os resultados de cada Diretoria de maneira individualizada. Entretanto, o outro Relatório deve apresentar que tipo de informação?
		
	
	Deve consolidar as informações gerais, mostrando os resultados de toda a Empresa.
	
	Deve consolidar apenas as informações dos setores estratégicos da emrpesa, cujos resultados impactem de maneira mais significativa no clima Organizacional.
	
	Deve consolidar as informações referentes aos fatores externos ao ambiente organizacional e que impactam nos resultados.
	
	Os textos de todas as alternativas propostas, se complementam e contribuem para formatar a melhor resposta ao enunciado desta questão.
	
	Deve consolidar as informações de determinados setores, cujos resultados impactem de maneira mais significativa no clima Organizacional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007130255)
	9a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,2  / 0,8 
	Após a aplicação do Questionário, da realização da coleta, da análise destes indicadores, faz-se necessário transformar este conjunto de dados em informação e, posteriormente, descrevê-las em Relatório. O que devem apontar, de uma maneira geral, estes Relatórios?
		
	
Resposta: Clima organizacional, atuação de seus gestores, satisfação de seus colaboradores, a empresa, salário.
	
Gabarito: Padrão de Resposta: Devem mostrar os pontos fortes e fracos da Empresa para que possam ser trabalhados em busca de melhorar o ambiente organizacional e favorecer os resultados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007293017)
	4a sem.: CULTURA ORGANIZACIONAL
	DESCARTADA 
	A cultura é transmitida pela socialização durante toda a carreira dos seus empregados de diversas maneiras através dos elementos que a configura. Dessa forma estão corretas as afirmativas.
		
	
	Ritos e Rituais são eventos especiais nos quais os membros da organização celebram mitos, heróis e símbolos da empresa. 
	
	Cerimônias são ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais ou destinadas a comunicar ideias específicas. 
	
	Mitos referem-se a histórias imaginárias ou quando os valores e ações do herói, ao longo do tempo, chegam a fincar raízes culturais e ele se afasta ou faleça. 
	
	Histórias são relatos de eventos dos antepassados que não ilustram e transmitem normas .
	
	Heróis não são pessoas de sucesso são somente de trabalho.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007129649)
	6a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Dentro da etapa de planejamento de uma pesquisa de clima organizacional a primeira etapa é a definição do seu objetivo. O principal objetivo de uma pesquisa é:
		
	
	Avaliar o grau de satisfação dos acionistas.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos clientes.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos fornecedores.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos clientes externos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201007129334)
	1a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Criar condições para que o ambiente de trabalho possa ser democrático, humano e, ainda, harmonioso, faz parte das ações de gerenciamento do Clima Organizacional sob a responsabilidade da Administração de Recursos Humanos. Diante desta premissa, qual das afirmativas abaixo, reforça a compreensão que devemos ter sob este aspecto?
		
	
	A Administração de Recursos Humanos deve ser reativa, ou seja, agir e avaliar alguma questão apenas quando solicitada pela empresa, incluindo o Clima Organizacional.
	
	O ambiente harmonioso já é harmonioso, independente de dizermos que a Administração de RH esteja trabalhando para que os conflitos ¿ mesmo sendo importantes para o amadurecimento pessoal, profissional e organizacional, não sejam intensos, regulares e desgastantes.
	
	A Administração de Recursos Humanos precisa se preocupar em adotar ações que possibilitem valorizar as relações de interdependências entre as áreas e seus componentes, quebrando a aridez de algumas atividades profissionais que por natureza exigem a individualidade como forma de atuação.
	
	A Administração de Recursos Humanos não precisa ter preocupação alguma com os aspectos do Clima Organizacional.
	
	A Administração de Recursos Humanos não tem a necessidade de criar condições de acesso às diferentes oportunidades de poder, proporcionadas pela Empresa, ao longo da sua história, independente da diversidade de sua força de trabalho.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201007129812)
	9a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A divulgação dos resultados da pesquisa deve ser administrada pela área de RH para que não sofra consequências e desgastes junto à direção e aos empregados. Dois cuidados que devemos tomar são: a) reunir, previamente, com as principais lideranças sindicais para apresentação dos resultados. b) fazer uma divulgação surpresa, simultaneamente, para toda a empresa. c) reunir com os gestores para divulgar e interpretar os resultados. d) consultar a direção da empresa sobre o que pode ou deve ser divulgado.
		
	
	as alternativas a e d são corretas.
	
	as alternativas c e d são corretas.
	
	as alternativas a e b são corretas.
	
	as alternativas b e c são corretas.
	
	as alternativas b e d são corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201007120218)
	7a sem.: Clima OrganizacionalPontos: 0,8  / 0,8 
	No material estudado, há 11 (onze) etapas para montagem e aplicação de uma pesquisa de Clima Organizacional, são elas:
		
	
	Obtenção da aprovação e do apoio da diretoria, planejamento da pesquisa, definição do das variáveis a serem pesquisadas, montagem e validação dos cadernos de pesquisas, parametrização para a tabulação das opções de respostas, aplicação da pesquisa, emissão de relatórios, divulgação dos resultados da pesquisa e definição plano de ação.
	
	Obtenção da aprovação e do apoio da diretoria, planejamento da pesquisa, definição do das variáveis a serem pesquisadas, montagem e validação dos cadernos de pesquisas, parametrização para a tabulação das opções de respostas, divulgação da pesquisa, aplicação e coleta de pesquisa, tabulação da pesquisa, emissão de relatórios, divulgação dos resultados da pesquisa e definição plano de ação.
	
	Obtenção da aprovação e do apoio da diretoria, planejamento da pesquisa, definição do das variáveis a serem pesquisadas, montagem e validação dos cadernos de pesquisas, parametrização para a tabulação das opções de respostas, divulgação da pesquisa, aplicação e coleta de pesquisa, emissão de relatórios, divulgação dos resultados da pesquisa e definição plano de ação.
	
	Obtenção da aprovação e do apoio da diretoria, planejamento da pesquisa, definição do das variáveis a serem pesquisadas, montagem e validação dos cadernos de pesquisas, parametrização para a tabulação das opções de respostas, feedback da pesquisa, tabulação da pesquisa, emissão de relatórios, divulgação dos resultados da pesquisa e definição plano de ação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201007129798)
	8a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A metodologia que é empregada para apurar os resultados obtidos com a aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional, denomina-se ¿Tabulação¿. E, naturalmente, esta possui diversos tipos, ou, ¿caminhos¿ que podem ser utilizados para realizar esta apuração das respostas. As afirmativas abaixo reproduzem alguns deles. Identifique e assinale a resposta que melhor indica estes tipos de tabulação disponíveis para utilização.
		
	
	Por Pergunta, por Variável, e por Resultado Individual: Índice de Satisfação Individual ¿ ISI, por Unidade (Fábrica ou Loja), Por Nível Hierárquico, por Tempo de Serviço.
	
	Por Índice de Satisfação Individual ¿ ISI, por Unidade (Fábrica ou Loja), por Nível Hierárquico.
	
	Por Conjunto de Variáveis, por Região, por Diretoria e, por Departamento, por Sexo e Faixa Etária, por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	Por Departamento, por Região, Faixa Etária, Por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	Por Departamento, por Sexo e Faixa Etária, Por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201007130167)
	6a sem.: GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,4  / 0,8 
	A gestão do clima organizacional é um conjunto de atividades que envolvem o diagnóstico, a mensuração e a melhoria do clima de uma empresa. Como você relaciona a melhoria da produtividade de uma empresa e a gestão do clima organizacional.
		
	
Resposta: QUANDO HÁ UM BOM RELACIONAMENTO ENTRE SEUS GESTORES, AMBIENTE DE TRABALHO E COLABORADORES NO QUE SE REFERE A CLIMA ORGANIZACIONAL, TERÁ COMO CONSEQUÊNCIA MENORES ROTATIVIDADES, RECLAMAÇÕES, ABSENTEÍSMOS, E COM ISSO, GERAR AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.
	
Gabarito: Padrões de Respostas: 1) Porque cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 04/11/2013 até 22/11/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes