Buscar

AP2 de Econ Bras Contemporanea GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP2
Período - 2009/1º
Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea
Coordenador da Disciplina: Maxwel Moreira
Aluno (a): ..........................................................................................................................
Pólo: ................................................................................................................................... 
ORIENTAÇÃO:
Leia atentamente cada uma das questões e responda apenas o que lhe foi perguntado. 
Todas as questões têm o mesmo valor.
No caso das questões 2 e 3 primeiro responda, necessariamente, FALSO ou VERDADEIRO e depois justifique as suas respostas, ou seja, explique o(s) porquê(s) de ser FALSO ou VERDADEIRO. Resposta(s) sem justificativa(s) não será(ao) considerada(s). Tem que haver, necessariamente, coerência do FALSO ou VERDADEIRO com a justificativa.
GABARITO
Questão 1:
Os capitalistas aumentaram as suas taxas de lucro tanto porque eles conseguiram reduzir o custo de produção, como porque os trabalhadores tiveram um achatamento dos seus salários, ou seja, redução do salário real. Nos quatro primeiros anos do milagre o crescimento da economia brasileira foi feito com a utilização da capacidade produtiva já instalada e que, por força da crise iniciada em 1962, tinha se tornado ociosa. Ao produzir mais com a mesma estrutura produtiva, os capitalistas dividiam os seus custos por uma quantidade maior de produtos, o que permitiu alcançar custos unitários menores e taxas de lucro maiores.
Questão 2:
(Atenção: para responder essa questão primeiro identifique, necessariamente, se ela é FALSA ou VERDADEIRA e depois justifique por quê).
FALSA
O milagre econômico não proporcionou distribuição de renda, muito pelo contrário, a distribuição de renda piorou, com os mais ricos aumentando a sua participação na renda nacional. 
O aumento da demanda de bens de consumo duráveis deveu-se ao aumento da renda familiar e ao aumento do crédito.
Questão 3
(Atenção: para responder essa questão primeiro identifique, necessariamente, se ela é FALSA ou VERDADEIRA e depois justifique por quê).
VERDADEIRA
Em ambos os planos tanto a queda rápida (abrupta) como significativa da inflação provocaram aumento da renda real da população (aumento do poder aquisitivo) que se traduziu no aumento do consumo (realização da demanda reprimida). Esse aumento do consumo estimulou o aumento da produção que por sua vez estimulou o aumento do emprego, o que repercutiu no aumento da massa de salários pagos na economia, reestimulando o consumo, a produção e o emprego.
No caso do Plano Cruzado o crescimento da demanda superou a oferta disponível, isso só não provocou aumentos de preços (inflação de demanda) porque existia um tabelamento que estava sendo cumprido divido à forte e eficiente fiscalização (oficial e social). Mas, no entanto, gerou as figuras do desabastecimento e do ágio. 
No caso do Plano Real também houve aumento do consumo, da produção e do emprego, mas não houve nem desabastecimento nem ágio. Não houve ágio porque não existia tabelamento, logo não tinha como haver ágio. Não houve desabastecimento porque: por um lado a prática do sistema de âncora cambial (real apreciado) combinado com a abertura econômica contribuíram para aumentar significativamente a oferta interna (complementada pela oferta externa); por outro lado, com houve a possibilidade da demanda superar a oferta disponível o governo respondeu com uma política de juros altos (âncora dos juros) para conter o crescimento do consumo.
Problemas no Cruzado: desabastecimento e ágio.
Problemas no Real: risco de desabastecimento e risco de inflação de demanda
Questão 4
a) 
queda no número de nascimentos;
estreitamento da base da pirâmide etária;
alargamento do meio e da parte superior da pirâmide;
envelhecimento da população brasileira 
b) 
diminuir a demanda por investimentos demográficos para atender às mães e às crianças;
aumento da demanda por investimentos demográficos em termos de infra-estrutura para atender a demanda das faixas etárias superiores
o aumento da demanda de vários produtos (bens e serviços) por parte desta população maior de idosos, se constituirá em uma grande oportunidade de negócios para a iniciativa privada, que poderá produzir estes bens e serviços para vender para aqueles que têm poder aquisitivo.

Outros materiais