Buscar

AD1 DPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 1 – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado
Coordenador: Prof. Afranio Faustino de Paula Filho
Data-limite para entrega: 01/03/2015 (23:55h)
Conteúdo: Aulas 1 a 4
Total de Pontos: 100 (Cem)
MILENA DE ALMEIDA AMARAL NASCIMENTO
MATRÍCULA: 15115060703
PÓLO: SÃO FIDÉLIS
Após estudar as aulas 1 a 4 desta disciplina, escreva um texto on-line, respondendo às questões que se seguem:
Como aprendemos na aula 2, as fontes SUPLETIVAS do Direito são a JURISPRUDÊNCIA e a DOUTRINA. Assim sendo, explique a diferença entre uma e outra. Esclareça ainda o que são as SÚMULAS DE JURISPRUDÊNCIA e dê exemplo de uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF). (25 pontos)
Jurisprudência- Conjunto formado por diversas decisões judiciais, proferidas em vários casos concretos, interpretando, em um mesmo sentido. Finalidade é servir de fundamento para outros casos semelhantes.
Doutrina- É o resultado do estudo que pensadores, juristas e filósofos do direito, fazem a respeito do direito.
Súmula de Jurisprudência- é o resumo do entendimento jurisprudencial baseado em decisões reiterado no mesmo assunto.
Exemplo: SÚMULA 402
 Vigia noturno tem direito a salário adicional. 
O elemento humano do Estado tem sido designado pelos termos POPULAÇÃO, NAÇÃO e POVO. Explique a diferença entre esses termos, esclarecendo por que devemos preferir o POVO para designar o elemento humano do Estado. (25 pontos)
População- Compõe-se de todas as pessoas que, por quaisquer motivos, em dado momento estejam dentro das fronteiras territoriais de um Estado, submetidas à sua jurisdição e à sua proteção. 
Nação-É uma sociedade natural unida, de unidade de território, de origem, de costume e da língua, da forma de viver e da consciência social.
Povo- é uma entidade jurídica. Povo é a massa política, o conjunto de cidadãos. Fazem parte do povo apenas aqueles que podem votar e ser votados, eleger e ser eleitos, escolher e ser escolhidos representantes do povo. 
Na evolução histórica do Estado, identificamos no caderno didático, na aula 03, os seguintes estados: Antigo, Grego, Romano, Medieval e Moderno. Assim sendo, discorra sobre o ESTADO GREGO e suas características. (25 pontos)
Estado Grego- Encontramos os pilares da igualdade de todos perante a lei. Além disso, podemos notar também o primeiro momento intenso de divisão e organização das cidades. Não eram um Estado único, como os Estados antigos. Era formado por vários Estado helênicos, isto é, situados na hélade, que conservam a tradição de uma comum, razão por que possuíam as mesmas instituições religiosas e sociais.
Tomando como base o texto a seguir, responda ao que se pede: “
O direito (1) à vida e à saúde é tutelado no direito (2) brasileiro e cabe ao Estado cuidar da saúde e da assistência pública. Com base nestes argumentos, Pedro teve reconhecido o direito (3) a receber medicamentos do Estado para tratamento de uma doença que contraíra. Realmente, não parece direito (4) deixar um cidadão direito (5) desassistido. Mas, nem sempre foi assim: apenas com o passar do tempo, o estudo do direito (6) reconheceu esses direitos (7) sociais, transformando-os em direito (8).
Identifique os diversos significados da palavra “direito” no texto acima, estabelecendo correspondências com os seguintes significados: direito subjetivo, direito objetivo, direito positivo, justo, correto e ciência jurídica. (15 pontos)
Direito subjetivo - 4
Direito objetivo – 3 e 8
Direito positivo – 1 e 2
Justo - 7
Correto - 5
Ciência jurídica - 6
b) Diferencie direito positivo de direito objetivo. (10 pontos)
DIREITO POSITIVO-Só vale o que esta escrito, que foi “positivado” pelo Estado. O Direito Positivo deve ser respeitado pela sociedade como um todo, e quando da violação destas normas deve ser aplicado pelo juiz na condição de intérprete e aplicador da lei, o direito que normatiza, tipifica determinado conduta com uma sanção pelo Estado, não podendo o juiz afastar-se da determinação legal em respeito aos princípios constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa e do contraditório.
DIREITO OBJETIVO-É denominado, desde a época dos romanos, norma agendi, isto é, faculdade que determinado por lei, em vigor no país, numa dada época. Caracteriza-se por ser um dado cultural, composto de normas e instituições, constituindo um dado objetivo.

Outros materiais