Buscar

Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

https://www.passeidireto.com/arquivo/3145626/gabarito--estudo-dirigido---fisiologia-do-sistema-digestorio-1 ( GABARITO )
Estudo dirigido - Assunto: Fisiologia do Sistema Digestório
1. Quais são os componentes do tubo digestivo? Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso e ânus.
 
2. Quais são os anexos ao tubo digestivo? Dentes, glândulas salivares,língua (anexos a boca); fígado e pâncreas exócrino (anexos ao intestino delgado).
 
3. Qual a função do sistema digestório? Promover a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes originados a partir dos alimentos. Assim como também a absorção de água, sais minerais e vitaminas.
 
4. Quais são os principais grupos alimentares e qual nutriente resulta da digestão destes alimentos? -Carboidrados (massas, doces): monossacarídeos (glicose, frutose e galactose) -Proteínas (carnes e leguminosas -feijão): aminoácidos -Lipídeos (gorduras- manteiga): ácidos graxos e glicerol
 
5. Diferencie fenômenos físicos e químicos que ocorrem no tubo digestivo. Fenômenos Físicos: Consiste na quebra, trituração e condução dos alimentos ao longo do tubo digestivo. São eles: mastigação, deglutição e peristaltismo. Fenômenos químicos : Consiste na ação enzimática (amilase salivar, suco gástrico e pancreático) sobre os alimentos. São eles: Insalivação (na boca), Quimificação (no estômago) e Quilificação (no intestino delgado).
 
6. Quais fenômenos ocorrem na boca? Fenômenos físicos: mastigação e deglutição Fenômeno químico: insalivação
7. Quais são as enzimas que a saliva contém, qual seria a função de cada enzima? Enzimas: -AMILASE SALISAR (PTIALINA)- age na degradação do amido. -LISOZIMA - com função bactericida.
 
8. Qual a função da língua no sistema digestório? Tem a função de misturar os alimentos à saliva, atua na deglutição e na formação das palavras e na percepção do paladar. * Apresenta as papilas gustativas que são estruturas responsáveis pela percepção do paladar da seguinte forma: ponta da língua: sabor doce; dorso da língua:salgado; parte posterior: amargo e parte inferior: azedo
 
9. Explique a deglutição. Dividida em três fases: Fase oral: voluntária que começa com o processo da deglutição. Fase faríngea: involuntária, sua função é passar o alimento pela faringe até o esôfago. Fase esofagiana: involuntária, consiste passagem do alimento para o estomago. Fase oral ou voluntária: quando o alimento esta pronto para ser deglutido, ele é voluntariamente comprimido ou empurrado para a faringe, como uma conseqüência da elevação do assoalho da língua o que pressiona o palato mole.De agora em diante o processo da deglutição passa a ser totalmente automático, em geral não podendo mais ser interrompido. Fase faríngea da deglutição: quando o bolo alimentar penetra na parte posterior da boca e da faringe, estimula áreas receptoras especiais da deglutição que estão situadas em torno da abertura da faringe.Os impulsos gerados nesta área se dirigem até o tronco encefálico onde desencadeiam uma resposta que é uma serie de contrações musculares automáticas da faringe.Com isso ocorre o movimento peristáltico faringiano que resulta na elevação da epiglote seguindo da elevação do palato mole, fechamento da nasofaringe e abertura do esfíncter esofagiano superior. ·        Todo este processo dura menos que 1 segundo. Fase esofágica ou esofagiana da deglutição: na esôfago o 1/3 proximal é formado por músculo estriado esquelético, e a partir deste ponto se tem apenas musculatura lisa até os esfíncter externos do reto que é constituído de músculo estriado esquelético. ·        A principal função do esôfago é a de conduzir rapidamente o bolo alimentar para o estomago. ·        Os movimentos esofágicos são organizados única e exclusivamente para transportar o bolo alimentar para o estomago. A abertura do esfíncter esofagiano inferior, após a chegado da onda peristáltica ocorre o relaxamento receptivo deste esfíncter, o que permite que ocorra a propulsão do alimento para o estomago. O esfíncter esofágico superior é muito importante também, pois não permite que o alimento volte após sua entrada no esôfago. O alimento tem de passar rapidamente para o estomago assim as chances de uma contaminação por microorganismos diminui drasticamente, pois quando o alimento chega ao estomago seu pH diminui radicalmente para cerca de 2,5 a 3,0 o que mata quase todos os microorganismos. 
10. Cite as glândulas salivares: Parótidas, sub-linguais e submandibulares
11. Quais as camadas que constituem o tubo gastrintestinal? Tunica serosa, tunica muscular, tunica submucosa e tunica mucosa
 
12. Qual a diferença entre o plexo mioentérico e o plexo submucoso? Plexo mioténrico Plexo submucoso local Na túnica muscular entre os músculos circulares e longitudinais Na túnica submucosa função Controlar os movimentos peristálticos e de mistura do tubo digestivo. Controlar a secreção de glândulas e células do tubo digestivo
13. O que são movimentos peristálticos? São movimentos de contração e relaxamento da musculatura lisa do tubo digestivo, tanto a longitudinal e a circular que proporcionam a condução do alimento ao longo do tubo.

Outros materiais