Buscar

AD1 2016 2o. SEM Sociedade e Organizações Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AD1
Período - 2016/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a):		 
Pólo: 
Cada questão vale dois (2,5) pontos;
Boa sorte!
1ª Questão: 
Marque a resposta totalmente correta das declarações abaixo referentes as aulas 1 e 2.
( ) A Revolução Industrial acarretou mais que o desenvolvimento tecnológico com a introdução da máquina a vapor. Ela representou o triunfo da indústria capitalista que foi concentrando máquinas, terras e ferramentas para o controle do proletariado, convertendo, assim, grandes massas humanas em simples trabalhadores com baixos salários. 
( ) É por meio da socialização que se processa parcialmente o desenvolvimento do indivíduo dentro de uma organização o que não é verdade para a sociedade na qual ele está inserido. 
( ) A mecanização do trabalho aumentou expressivamente o trabalho feminino no interior da classe trabalhadora, aumento este que tem criado postos mais qualificados no mercado de trabalho com maiores salários. 
( X ) Marx mostrou, criticamente, que um dos conceitos centrais de sua análise do capitalismo, a mais-valia, é produzida nas organizações pelo emprego da força de trabalho. PÁG .36
( ) Nenhuma das respostas anteriores.
2ª Questão: 
Marque a resposta ou as respostas totalmente correta(s) das declarações a seguir referentes as aulas 2, 3 e 6: 
( X ) As organizações são instituições sociais que refletem alguns valores e necessidades culturalmente aceitos e se constituem com base no sistema social predominante somente nas sociedades industriais e não nas pós-industriais que se baseiam em outras instituições. 
( X ) No contexto das relações sociais, o trabalho se insere como atividade inerente à realização plena dos seres humanos. Nesse contexto, não deve o trabalhador ser alienado do processo político, social e econômico quanto à atividade que realiza, um vez que, como agente do processo de trabalho, realiza um conjunto de ações e posições socioprofissionais. 
( ) Nos contratos psicológicos os funcionários podem obter segurança no cargo e oportunidades de promoção, em troca de muito trabalho não havendo processos de lealdade neste contexto
( X ) A sociedade pós-industrial teve início com o aparecimento das indústrias, com o aumento da expectativa de vida das pessoas, com o constante crescimento da tecnologia; provém de um conjunto de situações provocadas pelo advento da indústria, tais como o aumento da vida média da população, o desenvolvimento tecnológico, a difusão da escolarização e difusão da mídia. 
( ) Todas estão corretas 
3ª Questão: 
Marque a afirmação errada das alternativas abaixo referentes as aulas 4 e 6:
( ) O desenvolvimento científico e tecnológico, suporte fundamental da globalização, aumenta a complexidade do mundo e passa a exigir um profissional com competência para lidar com um número expressivo de fatores. Já não mais se pode pensar o trabalho a partir da perspectiva de um determinado posto, mas de famílias de ocupações que exigem competências semelhantes aos trabalhadores. 
( ) O macroambiente é o ambiente genérico, comum a todas as organizações. Tudo o que acontece no ambiente geral afeta direta ou indiretamente todas as organizações. O ambiente geral é constituído de um conjunto de condições comuns a todas as organizações. Este compõe-se de fatores como: clientes; concorrentes, agências reguladoras, grupos de interesse especial e fornecedores. 
( X ) Sob a ótica do "mercado de trabalho", a origem do desemprego é atribuída em pequena parte às chamadas "disfunções" de origem externa (excessos de regulação estatal, corporativismo sindical etc.), como a imperativos supra-sociais - determinismo tecnológico – cujas consequencias são a "revolução tecnológica", "sociedade de conhecimento" e "globalização", cujo advento estaria provocando e/ou aprofundado o chamado déficit de educação ou qualificação de grande parte da força de trabalho condenada, por isso, ao desemprego e à ocupação precária. PÁG. 86
( ) O momento atual é marcado pela transformação, predominando a consistência sobre o repensar de valores e, principalmente, sobre a criação de condições favoráveis ao relacionamento das pessoas. Isto, consequentemente, tem permitido o aprendizado e favorecido o crescimento do ser humano, possibilitando um novo direcionamento e evitando, por fim, que grupos se tornem alienados.
( ) O comportamento no trabalho está cada vez mais vulnerável às profundas alterações no contexto organizacional, especialmente no que se refere ao comportamento do indivíduo com a sua organização empregadora, em uma época de relações de trabalho delicadas e de estímulo a que cada indivíduo construa e invista em sua carreira. 
4ª Questão:
Marque a afirmação errada das alternativas abaixo referentes as aulas 5, 7 e 8: 
( ) A motivação é um conjunto psicológico (estado interno) de motivos e causas que faz com que o indivíduo se porte de modo que assegure a realização de alguma meta. É pela busca de fatores motivacionais, como realização profissional, reconhecimento pelo trabalho, progresso, entre outros, que o homem motiva-se para o trabalho.
( ) Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. A força é utilizada como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser “alienativo” em relação aos objetivos da organização. Exemplos: os campos de concentração, prisões, instituições penais etc. 
( X ) A aptidão representa uma predisposição ou a potencialidade de cada pessoa em aprender determinadas habilidades ou comportamentos. Assim, a aptidão é uma habilidade em estado latente ou potencial que não pode ser desenvolvida por meio de exercício ou prática. PÁG 15 (AULA 8)
( ) Há uma diferença fundamental entre as organizações criadas com o fim específico de otimizar meios para cumprir uma tarefa ou realizar objetivos, chamadas organizações instrumentais, e os sistemas organizacionais que reproduzem padrões sociais relevantes para a sociedade, as chamadas organizações institucionalizadas, ou simplesmente instituições. No primeiro grupo, enquadram-se a maioria das empresas, enquanto as grandes corporações, isto é, aquelas de grande porte como, por exemplo, as multinacionais, órgãos públicos, hospitais e universidades fazem parte do segundo grupo. ( ) Nenhuma das respostas anteriores.

Outros materiais