Buscar

Ética e Moral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Moral: conceituação
Ética, palavra de origem grega, significa costume ou comportamento. É uma área de estudo no campo da Filosofia que busca refletir sobre as atitudes das pessoas. Consiste na ciência que trata da conduta e do comportamento moral dos homens em sociedade.
A moral é um dos aspectos das relações humanas. A expressão deriva da palavra latina mores, também com o sentido de costumes, conjunto de hábitos praticados no convívio social.
A ética consiste ainda, no conjunto de orientações e diretrizes que indicam comportamentos e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem e da virtude.
A ética não se confunde com a moral, embora tenham aparente identidade etimológica no seu significado. Ethos, em grego e mos em latim, tem o sentido de costume. Assim, a ética é considerada a ciência dos costumes. Já a moral não é ciência, mas objeto, ou seja, conteúdo da ciência. Como ciência, a ética procura extrair e, ao mesmo tempo alimentar-se dos fatos morais, elaborando diretrizes e princípios aplicáveis nas relações sociais.
A ética, baseada no conhecimento científico e na racionalidade mais complexa, estabelece de forma sistematizada, os princípios considerados moralmente corretos, para orientar a conduta humana.
Por que então, ética e não moral? Em grego, ta êthé, significa costumes e mores, em latim, são hábitos. Os termos possuem acepções muito próximas. Se a palavra ética é de origem grega e moral provêm do latim, ambas remetem a conteúdos semelhantes, que dão a idéia de costumes, hábitos, comportamento e modos de agir, definidos a partir da experiência de vida.
A distinção entre ambas ocorre em virtude da atribuição teórica dada à ética. Enquanto a moral fundamenta-se nos aspectos práticos, direcionada para a aplicabilidade dos princípios estabelecidos. A ética consiste na reflexão sobre a conduta humana. É designada a desenvolver não apenas normas e regras de aplicação imediata, mas construir os fundamentos culturais, políticos e espirituais para consolidar a boa relação dos indivíduos. Situa-se numa função mais abrangente do que a moral.
A ética é uma disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobri-las, elucidá-las, buscando através da reflexão, resignificá-la em cada momento histórico. Ela mostra às pessoas os valores e princípios que devem nortear sua existência. Desenvolve e aprimora a moral, influenciando a conduta e o destino do ser humano.
Em resumo, a ética é entendida como a reflexão, o estudo, o debate sobre o comportamento. Estabelece as diretrizes e orientações, indicando os rumos da conduta humana.
A moral é mais prática. Trata das normas de comportamento, operacionalizando em cada realidade, os princípios da ética. O efeito da moral é mais concreto, imediato.
Por exemplo: a pena de morte é um bem ou um mal para a sociedade? O aborto é uma boa ou má conduta? Aqui estamos fazendo ética. Abrimos um debate, uma reflexão. Diante dessas questões, a moral tem a função de elaborar códigos e normas, criar formas de institucionalizá-las, inclusive com suas punições, visando como resultado, o bem-estar social.
A grande finalidade da ética e da moral é a busca da harmonia, do equilíbrio e da atitude universalmente correta para a boa convivência social.

Outros materiais