Buscar

EX3 resolucao - Sistema Operacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO – RESOLUÇÃO
Cícero dos Santos
1 - O que é uma Shell?
É um interpretador de comandos do Unix, que faz a ligação entre o usuário e o sistema, ele quem interpreta os comandos digitados pelo usuário para um aplicativo ou executa diretamente chamadas de sistema. 
2 - O que são as chamadas ao sistema?
 É uma porta pelo qual um programa/aplicação solicita um serviço do núcleo (kernel) do sistema operacional.
3 - O que significa "modo usuário" e "modo kernel" no contexto de sistemas operacionais?
No modo usurário, o programa ou aplicação não tem acesso direto aos recursos da máquina, quando o programa está em execução a instrução não tem privilégios, com acesso reduzido de instruções, garantindo segurança e integridade do sistema. 
4 - De acordo Com a Estrutura dos Sistemas Operacionais, discorra sobre os seguintes tipos estruturais:
	5.1 - Monolíticos;
Modelo de sistema operacional que é codificado por uma coleção de procedimentos, que permite qualquer uma das partes do programa chamar outro procedimento. Cada processo possui uma interface bem definida com relação aos parâmetros e resultados, facilitando a comunicação entre os processos.
	5.2 - Em Camadas;
Esse modelo é organizado em uma hierarquia de camadas, constituídas sobre as outras. O gerenciamento de memória ficava a parte da camada 1; a camada 2 fazia a comunicação entre o console do operador e os processos; a camada 3 tinha o cargo de gerenciar os dispositivos de entrada e saída; a camada 4 localizavam-se os programas de usuários. 
	5.3 - Micro-kernel;
Arquitetura de núcleo de sistema operacional onde todas as funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo, diferente o sistema monolítico, os processos se comunicam usando o mínimo possível de espaço do sistema.
	5.4 - Cliente-Servidor;
A maior parte do sistema operacional está implementado como processo de usuário ou em outras palavras “nível mais alto de abstração”. O kernel, implementa a comunicação entre processos clientes e processos servidores. Os processos servidores não tem acesso ao hardware, assim se algum problema ocorrer com algum servidor o hardware não é afetado

Outros materiais