Buscar

AV METRICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0524_AV_201201231698 » MÉTRICAS EM RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	SERGIO ROBERTO BOA NOVA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,6        Nota de Partic.: 2        Data: 08/11/2013 18:31:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201201326339)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Através dele podemos calcular a rotatividade de uma empresa. Logo, ele é um indicador, pois aponta o que deve ser medido para avaliarmos o objetivo ¿Retenção de Recursos Humanos¿. Um dos indicadores que nos auxilia neste caso é o:
		
	
	Absenteísmo
	 
	Rotatividade
	
	Desempenho
	
	Folha de pagamento
	
	Nenhuma acima
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201326319)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Que tipo de Indicador é aquele em que são associados ao processo, ao meio, ao consumo de recursos para obtenção de certos resultados, onde um exemplo seria 100% de aproveitamento de um processo de recrutamento e seleção são adequados ao trabalho que executarão.
		
	 
	Eficiência
	
	Nenhuma das acima mencionadas
	
	Qualitativos
	
	Eficácia
	
	Quantitativos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201350348)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O indicador "FTE", do inglês "full time equivalent", é normalmente usado por organizações que buscam o estabelecimento de "benchmark" com outras organizacões. O número de empregados, nesse sentido, é convertido para FTE's, de modo a permitir a compreensão do consumo da força de trabalho, considerando-se uma jornada de 8 (oito) horas diárias. O FTE pode também ser usado como denominador, em substituição ao número de empregados. Qual das opções a seguir melhor se adequa ao contexto em que o referido indicador pode ser usado?
		
	
	O banco Z - que irá participar do estudo que está sendo conduzido pela federação dos bancos - sabe da existência do indicador FTE, mas pretende se utilizar do número absoluto de empregados. Para o diretor de RH do referido banco, se o banco X não fizer a conversão, de empregados para FTE, também não é necessário que o banco Z faça, mesmo sabendo que os demais bancos farão.
	
	13,7% é o percentual de horas extras sobre o salários pagos pelo banco X. Um estudo amplo está sendo desenvolvido a pedido da federação dos bancos, sediada em Brasilia. Como o banco X possui empregados que trabalham 4, 6 e 8 horas, o estudo precisa destacar as frequëncias vinculadas. Apenas o banco X irá destacar tais dados.
	 
	A federação dos bancos está levantando dados que permitam a compreensão do número de empregados que trabalham 8 horas por dia. O estudo irá considerar, ainda, o percentual médio mensal de horas extras sobre os salários pagos pelos bancos afiliados.
	 
	O banco X possui empregados que trabalham 4, 6 e 8 horas. As horas extras mensais situam-se em torno de 12,5% dos salários pagos pelo banco. Um estudo está sendo preparado pela federação dos bancos, de modo a permtir a compreensão do número total de empregados em jornada integral de trabalho.
	
	O banco X sabe da existência do indicador FTE, mas pretende se utilizar do número absoluto de empregados. Para o gerente de RH do referido banco, o número absoluto (geral) é suficiente para o estabelecimento de um benchmarking com outros bancos, uma vez que as horas extras representam apenas 3,8% dos salários pagos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201350344)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A busca da eficiência e da eficácia está presente em todos os trabalhos realizados pelos profissionais de Recursos Humanos. Ser eficiente e, ao mesmo tempo, eficaz, é o que deseja qualquer profissional atento aos desafios do mundo organizacional. Qual das opções a seguir melhor reflete o conceito de "eficiëncia¿"?
		
	 
	A eficiência está ligada aos meios, ao processo, ao caminho usado. De uma forma geral o referido termo está vinculado ao consumo de recursos, sejam eles humanos, físicos ou materiais.
	
	A eficiência não é o que se busca. Buscamos sempre a eficácia, independentemente dos recursos envolvidos. A eficácia pode ainda representar o inverso da eficiência, principalmente nas funções de RH.
	
	A eficiência está vinculada aos fins, aos objetivos, às metas definidas. De uma forta geral o termo eficiência reflete valores individuais e reações humanas.
	
	A eficácia é o que busca o profissional de RH, na medida em que há - no contexto organizacional - mais variáveis subjetivas do que objetivas.
	
	A eficiência é o mesmo que eficácia. Um profissional que é eficiente em determinado processo, por certo também será eficaz.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201350362)
	DESCARTADA
	O termo "benchmarking" é usado com freqüência no contexto da gestão do capital humano. Sua adoção pode ser de extrema valia em processos de mudança ou de alinhamento de atividades, introdução de indicadores e afins. Qual das opções a seguir NÃO representa, tipicamente, um "benchmarking"?
		
	 
	Você está interessado em melhorar seu desempenho técnico em RH. Um amigo irá explicar-lhe sobre o que pode - na visão dele - ser feito para um aprimoramento permanente. Você pretende, nessa conversa com o seu amigo, extrair dele as práticas que ele entende sejam efetivas ao aprimoramento profissional em RH.
	
	O diretor de RH da empresa BETA está participando de uma mesa redonda para discutir o que pode ser feito em relação aos custos dos programas de assistência médica e hospitalar. A troca de experiência tem sido muito rica, o que irá permitir melhorias em programas internos.
	 
	O gestor de RH da empresa XYD está perdendo muitos empregados para as organizações GAMA. Por essa razão pediu para que um ex-empregado da referida empresa fizesse um relato das práticas adotadas e das políticas em vigor na GAMA. Tal medida irá permitir que seja realizada uma mudança interna.
	
	A empresa GAMA está interessada em aperfeiçoar o seu processo de treinamento & desenvolvimento, principalmente nas questões que envolvem posições da área de vendas. Através da associação das Indústrias de São Paulo, obteve informações sobre as melhores práticas.
	
	A empresa FAMA está fazendo uma pesquisa preliminar entre Organizações que desenvolveram planos de cargos e salários nos últimos anos. Duas, no final da pesquisa, serão escolhidas para um maior aprofundamento. A FAMA pretende, com tal medida, obter dados e informações relevantes para uma tomada de decisão sobre o tema.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201350776)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	"Embora no mundo dos negócios o tempo seja uma variável importante, é sempre bom salientar que a redução do tempo de preenchimento das vagas - ou do aumento do índice de preenchimento - não melhora, por si só, a adequação do empregado à vaga, a satisfação do cliente interno ou mesmo a retenção dos candidatos que se tornaram empregados" (ASSIS, Marcelino Tadeu de. Indicadores de Gestão de Recursos Humanos. RJ: Qualitymark. 2005. p.92). Isso permite afirmar que:
		
	 
	Ao melhorarmos o tempo de uma atividade, estamos reduzindo o consumo de um fator importante em qualquer processo. Reduzir o tempo significa dotar um processo de um nível maior de eficiëncia. Isso não resolve, por si só, questões relacionadas à qualidade dos resultados.
	
	Ao melhorarmos o tempo de uma atividade, estamos reduzindo o consumo de um fator importante em qualquer processo: o dinheiro (capital ou recursos financeiros). Reduzir o custo significa dotar um processo de um nível maior de eficácia. Isso resolve, por si só, questões relacionadas à qualidade dos resultados.
	
	Ao melhorarmos a qualidade de um processo estamos, ato continuo, aumentando o tempo de execução. Tempo, qualidade, quantidade e custo estão permanentemente associados, dentro ou fora do contexto da gestão dos recursos humanos de uma Organização.
	
	Ao melhorarmos a qualidade de uma atividade, estamos aumentando o consumo de um fator importante em qualquer processo: o tempo.Reduzir a qualidade significa dotar um processo de um nível maior de eficiëncia. Isso não resolve, por si só, questões relacionadas ao tempo dispendido.
	 
	A melhoria do tempo de uma atividade, reduz o consumo de um fator importante em qualquer processo: a quantidade de pessoas envolvidas. Isso não resolve, por si só, questões relacionadas à qualidade dos resultados, mas pode reduzir os custos associados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201331517)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma empresa da zona norte do Rio de Janeiro, apresentou as seguintem métrica no mes de Março: ABSENTEISMO SEM JUSTIFICATIVA: 10%. O que essa Métrica representa?
		
	
	Representa a rotatividade dos empregados da empresa
	
	Representa o percentual de faloreos que apresentaram ou não justificativa para suas faltas
	 
	Indica o percentual de empregados faltosos que não apresentaram justificativa para suas faltas
	
	É uma métrica tão irrelevante que não deve ser levada em conta na gestão de RH
	
	O percentual de empreagados demitidos da empresa por faltarem o trabalho sem justificativa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201326316)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A área de Recursos Humanos, como as demais áreas do contexto empresarial, necessita de ________________________________ cada vez mais amplas. Em nosso dia-a-dia isso não é diferente. Precisamos saber quanto recebemos de salário, quanto estamos gastando em nosso orçamento familiar, quanto tempo levamos até o trabalho, qual a nossa taxa de glicose, pressão etc. A palavra que se encaixa no espaço é:
		
	
	Diretrizes
	
	Estratégias
	 
	Métricas
	
	Planejamento
	
	Agendas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201332323)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os indices de Turnover de 5 departamentos de uma empresa mostrou os seguintes resultados: depto A = 20%; depto B = 30%; depto C = 24%; depto D= 22%; depto E = 28%, depto F = 26%. Sendo desejado reduzir o o número dos processos admissionais e demissionais da empresa, que depto apresentou o melhor resultado?
		
	
	depto E
	
	depto C
	 
	depto A
	
	depto F
	
	depto B
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201350392)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O gestor de RH reconhece a diferença entre variação percentual e variação em pontos percentuais. Enquanto o primeiro envolve uma diferença relativa (%), o segundo apresenta-se como uma diferença absoluta entre dados relativos. O índice de retrabalho, em determinada empresa, pulou de 3,0% para 6,0%. Qual a variação percentual e em pontos percentuais?
		
	
Resposta: variação percentual = + 100,0% pontos percentuais = + 3,0%
	
Gabarito: O aluno deve indicar que a variação relativa ou percentual foi de 100% (de 3 para 6). Deve indicar, por outro lado, que a variação em pontos percentuais foi de 3pp.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201201351139)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Se uma empresa apresentou em jul/11 um efetivo de 600 empregados e em set/11, esse numero dominuiu para 450 empragados, descreva a fórmula da variação relativa e calcule a variação relativa dos valores apresentados. Apresente a conclusão do resultado apresentado.
		
	
Resposta: fórmula : (valor mes anterior(mes jul/11) - valor mes atual(mes set/11)) * 100 / mes atual(mes de set/11) = (600-450) * 100 / 450 = 33,33% ou seja, houve uma queda do efetivo de 33,33% .
	
Gabarito: Número de empregados em jul/11 = 600 Número de empregados em set/11 = 450 Fórmula: (Nº de enoregado de set/11 - Nº empregados jul/11) x 100 ------------------------------------------------------------------- Nº emporegados de jul/11 (450 - 600) x 100 = -25% --------------------- 600 Conclusão: O número de empregados foi reduzido em 25%

Outros materiais