Buscar

SIMULADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PESQUISA E PRÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO DE EDUCAÇÃO ESPECAL PESQUISA E PRÁTICA
Questão ½
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “O Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 10.172/2001 destaca que ‘o grande avanço que a década da educação deveria produzir seria a construção de uma escola inclusiva que garanta o atendimento à diversidade humana’. Ao estabelecer objetivos e metas para que os sistemas de ensino favoreçam o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, aponta um déficit referente à oferta de matrículas para estudantes com deficiência nas classes comuns do ensino regular, à formação docente, à acessibilidade física e ao atendimento educacional especializado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em 18 jul. 2016. 
De acordo com o texto e com o os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as adaptações curriculares, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de reformulação que se promovem no planejamento escolar e pedagógico a fim de proporcionar ajuda, recursos e medidas pedagógicas de caráter permanente aos alunos com necessidades especiais.
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de ajuste gradual que se promovem no planejamento escolar e pedagógico a fim de proporcionar ajuda, recursos e medidas pedagógicas especiais ou de caráter extraordinário diferentes dos que habitualmente a maioria dos alunos requer.
III. (  ) As adaptações curriculares são materiais didáticos adaptados que as escolas devem manter em acervo para atender aos alunos com necessidades educativas especiais.
( ) As adaptações curriculares são procedimentos de ajuste para promover a interação entre as necessidades dos alunos e as respostas educacionais a serem promovidas. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta:
	
	A
	F – V – F – V CERTA
	 
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – F – V
Questão 2/2
Considere a seguinte afirmação: 
“Outras análises levam à constatação de que a própria escola regular tem dificultado, para os alunos com necessidades especiais, as situações educacionais comuns propostas para os demais alunos. Direcionam a prática pedagógica para alternativas exclusivamente especializadas, ou seja, para alunos com necessidades especiais, a resposta educacional adequada consiste em serviços e recursos especializados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 18 jul. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Educação especial: Pesquisa e prática sobre as sugestões que constam no Projeto Escola Viva para atender às necessidades especiais de alunos com surdez, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Sugere-se posicionar o aluno em sala de aula de forma que ele possa ver os movimentos do rosto (orofaciais) do professor e dos seus colegas.
II. ( ) Sugere-se utilizar a escrita e outros materiais visuais para favorecer a apreensão das informações por parte do aluno.
III. ( ) Sugere-se utilizar textos escritos complementares com elementos que favoreçam sua compreensão, como a linguagem visual e a língua de sinais.
IV. ( ) Sugere-se dispensar recursos e materiais adaptados, como, por exemplo, o treinador de fala, tablado, softwares educativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – V – F
 CERTA

Outros materiais