Buscar

Resumo 32 FEB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ewerton Uchôa Vieira Fiel - 201305340036 7°bloco -N
Deslocamento para o centro dinâmico.
A politica de defesa do café contribuiu para manter a procura efetiva e o nível de emprego, o financiamento dos estoques de café com recursos externo aumentava o desequilíbrio na balança de pagamentos.
O valor das importações não excedia ao valor dos estoques de café, e a politica de fomento a renda, implícita na defesa dos interesses cafeeiros, era responsável pelo desequilíbrio externo. Que tendia a ser agravar.
A correção desse enclave se dava a custa de forte baixa no poder aquisitivo externo da moed. No período de 1929 e 1931 o valor da moeda perdeu mais da metade de seu valor fora do país, em relação ao uso domestico.
Nos anos depressão, ao mesmo tempo em que se contraíam as rendas monetárias e reais, aumentava os preços das mercadorias importadas, conjugando os dois fatores para reduzir a procura por importações.
No Brasil em 1929 ao ponto mais baixo da depressão, a renda monetária reduzisse entre 25 e 30 por cento. Com a queda das importações favoreceu se a oferta interna parte da procura era coberta por importações. A economia interna lograra maior dinamismo e setores que antes estavam parados, passam a ser oportunidade. O mercado cafeeiro em crise, o capita exportador foi investido em outros setores a exemplo do algodão, que não teve seu preço reduzido, e os produtores brasileiros não desperdiçaram essa oportunidade. Já 1934 o valor da produção algodoeira chegou a cinquenta por cento da cafeeira.
A primeira fase, a expansão da produção.
Melhor aproveitamento da capacidade já instalada;
Queda do cambio;
Compra de equipamentos de segunda mão;
Aumento da procura de bens de capital;
Expansão da produção no mercado interno; 
Elevação dos preços das importações.
A economia brasileira encontrou estimulo dentro do mercado interno para fugir dos efeitos depressivos externos, sobretudo, conseguiu fabricar parte dos materiais necessários a manutenção e a expansão da produção de suas fabricas através do uso mais intensivo de sua capacidade instalada, ou ociosa. Isso contribuiu no processo de industrialização do país, por meio de medidas conjunturais da época favoráveis ao investimento da indústria infante, e aumento da procura interna gerando dinamismo em vários setores e mantendo a atividade econômica razoavelmente bem em tempos de crise da economia mundial.

Outros materiais