Buscar

39722_AP1_de_Hist_ria_do_Pensamento_Adm_-_GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de HPA
1 QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS CONCEPÇÕES POPULAR E WEBERIANA DE BUROCRACIA
2 EXPLIQUE OS CONCEITOS DE EFICIENCIA E EFICÁCIA SEGUNDO PETER DRUCKER
3 EXPLIQUE OS CONCEITOS DE ENRIQUECIMENTO E ALARGAMENTO DO TRABALHO E DÊ EXEMPLOS
4 QUAIS AS FORMAS DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO E DÊ EXEMPLOS.
5 CITE AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E DESCREVA OS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS.
RESPOSTAS
1 A concepção popular entende a burocracia como uma organização ineficiente, lenta e corrupta. A concepção weberiana entende a burocracia como uma organização altamente eficiente baseada em normas e regulamentos, divisão do trabalho, estrutura de cargos e dotada de funcionários treinados para o desempenho de suas funções.
2 Para PETER Drucker, eficiência diz respeito aos meios e recursos- “fazer certo as coisas” e eficácia refere-se ao alcance dos resultados- “fazer as coisas certas”
3Enriquecimento do trabalho consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo por meio da inclusão de tarefas mais desafiantes. Alargamento do trabalho é ampliar o número de tarefas já existentes . Por exemplo, se você manda um trabalhador braçal limpar além de calçadas outras instalações, você está alargando o seu trabalho. Caso você o peça para calcular a metragem do local a ser limpo e decidir sobre a melhor técnica a ser utilizada, você está enriquecendo o seu trabalho.
4Existem duas formas de centralização e descentralização: do poder e das atividades. Uma empresa com poder centralizado é aquela nas quais todas as decisões são tomadas pelos altos escalões enquanto numa empresa descentralizada todos os níveis de administração tomam decisões. Uma empresa cujas atividades são centralizadas tem apenas uma unidade enquanto uma empresa com atividades descentralizadas tem várias unidades situadas em diversos locais.
5 SÃO AS SEGUINTES AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE DO ; desenvolvimento de equipes, laboratório de sensibilidade, dinâmica de grupo, grupos de confrontação, espelho organizacional.
Seus principais objetivos são solução de conflitos, fortalecimento e integração de grupos de trabalho, fortalecimento de lideranças no trabalho,maior produtividade, maior motivação

Outros materiais