Buscar

Resumo Verificação da Eficiência do Modelo e Mohler

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: SISTEMAS ESTRUTURAIS APLICADOS À ARQUITETURA
PROFESSOR: JEAN FREITAS
TURMA: 3º PERÍODO NOTURNO
ACADÊMICOS: ANA CAROLINA MARQUES, FERNANDO LIMA E GUILHERME NAGEL
RESUMO DO ARTIGO: VERIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO MODELO DE MOHLER NA RESPOSTA DO COMPORTAMENTO DE VIGAS MISTAS DE MADEIRA E CONCRETO
CAXIAS – MA
2016
O artigo fala sobre um teste feito em um sistema misto de concreto e madeira para avaliar o comportamento estrutural e verificar sua utilidade para tabuleiros de pontes com ênfase nos conectores metálicos de cisalhamento.
O experimento serviria de ajuda para verificar se seria possível utilizar esse sistema na construção de pontes de madeira visando diminuir o custo e o desperdício nas construções feitas com pontes de madeira. Então o autor passa a explicar o que é o Modelo de Mohler, o modelo mais usado no dimensionamento de tabuleiros mistos e, portanto, utilizado no experimento.
Verificou-se a resistência referente aos estados limites últimos (tensões normais e de cisalhamento) e de utilização (ligação e deslocamento); então foram feitos ensaios experimentais de cisalhamento direto em corpos de prova mistos para a obtenção da resistência e da rigidez do sistema de conexão do tipo X usando um pórtico de reação, um sistema de aquisição de dados externos e três transdutores de deslocamentos com percurso máximo de 50mm. O ensaio foi feito em dois tipos de corpos e com dois corpos de cada tipo; o tipo 1 possuía dois pares de conectores X de cada lado e o tipo 2, possuía um conector X de cada lado.
Em seguida, os mesmos ensaios foram feitos com vigas mistas e admitiu-se madeira e concreto com as mesmas propriedades utilizadas no ensaio experimental, bem como utilizou-se os mesmos equipamentos. Os ensaios foram feitos no Laboratório de Madeira e Estrutura de Madeira – LaMEN da USP.
Os resultados obtidos para os ensaios experimentais no corpo 1 foram consideravelmente mais altos do que no corpo 2. Já os resultados obtidos das vigas mistas foi rigidez de aproximadamente 9045178 KN.cm².
Chegou-se a conclusão de que os valores de rigidez obtidos a partir do modelo de Mohler foram menos conservadores que os mesmos obtidos experimentalmente. Nas vigas mistas observou-se que é importante que sejam aplicados pelo menos dois ciclos de carregamento com carga e descarga para acomodação do sistema, sendo o último ciclo aplicado com força até a ruptura.

Outros materiais