Buscar

prova discursiva nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia a seguinte citação: 
“Há pelo menos duas décadas, a educação física tem ocupado, nos currículos escolares, um lugar desprivilegiado em relação a outras disciplinas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV, V e SHIGUNOV Neto, A. (org) Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Fale Sobre o método desportivo generalizado. 
Nota: 20.0
	O método desportivo generalizado possibilitava alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo. O método desportivo generalizado possibilitava aos alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo, levando – os a adquirir ótima performance física e técnica. Nesse método os exercícios feitos antes por obrigação, eram substituídos pelos exercícios executados por prazer, pois no jogo a alegria e o gosto em pratica-lo estavam presentes (p. 16 -17)
Resposta:É um método que possibilita aos alunos a iniciativa no esporte e a escolher o esporte que mais gosta levando-os a adquirir ótimo performance física e técnica.
Questão 2/5
Leia e observe algumas ações pedagógicas  dos professores em relação aos alunos com necessidades especiais:
 
“ Multiplicavam-se manuais e propostas que davam centralidade às seguintes práticas: fazer os surdos ouvir e falar, (re)habilitar membros dos alunos com deficiências físicas neuromotoras, promover reeducação visual de crianças com baixa visão etc. Esse enfoque caracteriza o professor como um terapeuta, e a escola como um espaço clínico distanciados das discussões pedagógicas que envolvem o conhecimento acadêmico que cabe ao ensino regular.” ( Fernandes, 2011, p. 200)
(FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011).
A formação inicial  de professores para educação especial acompanhou o paradigma de atendimento clínico-terapêutico. Uma área da educação voltada a grupos de alunos que apresentavam atrasos na aprendizagem devido à deficiência e às disfunções que tinham. Ao ler o trecho acima segundo a obra de Fernandes (2011)  elenque três argumentos que  caracterizam esta concepção.
Nota: 20.0
	Valorização do especialismo. Articulação dos conhecimentos médicos e pedagógicos. Tratar e recuperar o aluno. Marcado por um projeto da formação do especialista ( Século XX)
 
Visão de aluno: anormal, incompleto, incapacitado, mas com direito de uma vida mais próxima da normalidade, ajuda dos recursos e serviços especializados (p.199)
 
(...) práticas de exclusão dos alunos que não correspondiam ao ideal de civilidade pretendido pela escola. (...) alunos marginalizados que reprovavam ou não atingiam a media exigida para comprovação de sua aprendizagem, era explicada com base na limitações orgânicas (...). (p.199)
Foco da formação em: origem da deficiência; procedimentos de identificação e classificação ( graus e tipos de deficiências); ações de normalização (habilitação e reabilitação de funções comprometidas); metodologias de ensino específicas ( adaptações de materiais e métodos) (p.199)
Resposta:alunos com incapacidade e individualização e transtornos psíquicos demandam de uma ação multiprofissional que o apoio pedagógico especializado é complementado pela ação de profissionais da área da saúde como médicos, psicólogos, psiquiatras e em alguns caso da utilização de medicamentos. 
Questão 3/5
“ Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante.”
(FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011).
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos de  segundo Fernandes (2011) diferencie   uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 20.0
	Necessidades especiais educacionais  temporárias: supridas em determinado período de tempo.
Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais. (p. 139)
Necessidades especiais educacionais  permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no  contexto escolar. (p. 139)
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se;
Resposta:Alunos com altas habilidades/superdotados. Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidos na escola publicas ou regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades /superdotados e com as instituições de ensino superior e instituições voltadas ao desenvolvimento e a promoção das pesquisas das artes e do esporte .
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Quando se faz análise dos objetivos da educação física, é possível perceber a amplitude das abordagens sugeridas nos PCN”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Brasilia: MEC/SEF, 1998
A elaboração dos PCN (Brasil, 1998) resulta de um projeto do Ministério da Educação e do Desporto, que mobilizou um grupo de educadores para realizá-lo. Nesse contexto, fale sobre os PCN’s para o ensino de educação física.
Nota: 20.0
	Os PCN’s sugerem uma proposta para nortear o trabalho pedagógico nas escolas nacionalmente, apontam e sugerem diretrizes para o encaminhamento da educação física na escola. A principal intenção da elaboração de tais documentos foi subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim, como servir material de reflexão para a prática de professores. (p. 55-56)
Resposta:os PCN se divide a primeira parte apresenta os princípios e as características da área da educação física no ensino fundamental no qual são evidenciados a influência , as tentativas e o quadro atual dessa disciplina na escola .A segunda parte atualiza os critérios para a seleção de conteúdos em relação aos conhecimentos da cultura corporal de movimentos os objetivos , a metodologia , a avaliação ,os critérios orientações didática para o ensino de educação física nas series finais do ensino fundamental. 
Questão 5/5
Leia com atenção o depoimento:
“Hoje a escola é a sua casa", conta Regina Graner, professora da 4ª série da EMEF Professor Taufic Dumit, em Piracicaba, a 160 quilômetros de São Paulo. "Ele conversa, participa das aulas e troca idéias com os colegas. "Para Henrique Michel da Silva, é uma grande conquista. Aos 10 anos, está aprendendo a comandar a própria vida, que antes era dominada pela deficiência mental. Além de ter dificuldade para falar e se fazer entender, ele não conseguia comer nem se vestir sozinho. Sua mãe achava isso um impedimentoinsuperável."Ele sempre foi mais lento para aprender as coisas", justificava a dona-de-casa Elisângela de Fátima Oliveira da Silva quando era indagada pela professora do filho.”
( NOVA ESCOLA, Outubro, 2006. Título original: O tempo de cada um).
Ao conhecer as conquistas de Henrique em relação à sua aprendizagem e desenvolvimento, segundo Fernandes (2011) quais os  recursos de acessibilidade devem ser disponibilizados para alunos com deficiência intelectual tendo como base a política de educação inclusiva com relação ao atendimento educacional especializado?
Nota: 20.0
	Desenvolvimento dos processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos. (p. 147).
Resposta: Para Henrique como muitas outras pessoas com deficiência intelectual desenvolvidos dos processos mentais superiores.e adequação e produção de materiais pedagógicos e didáticos.

Outros materiais