Buscar

PROVA DISCURSIVA LOGISTICA REVERSA E GESTÃO DA CADEIA NOTA100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Disciplina(s): 
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Logística Reversa
Questão 1/5
Sabemos que a Logística busca otimizar os fluxos de informações e materiais desde o ponto de origem (aquisição) até o ponto de destino final (consumidor), visando assim proporcionar níveis de serviço adequados as necessidades dos clientes/fornecedores e a um custo competitivo. Muitas são as atividades logísticas necessárias para se atender os objetivos acima, porém é importante ressaltar que as atividades primárias da logística são aquelas consideradas indispensáveis para atender os objetivos na área logística, seja pelas suas maiores parcelas dentro dos percentuais nos custos logísticos ou, então, são primordiais para a gestão e o cumprimento da atividade logística.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, cite as atividades primárias da logística.
	RESPOSTA: Transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
GABARITO: Aula 4
Questão 2/5
Em um mercado cada vez mais globalizado, isto é, em que todos fazem negócios com todos, há de se esperar que uma empresa (pouco importa seu porte) tenha uma rede global de fornecedores, com contatos entre fábricas, depósitos, distribuidores e revendedores, e possa adquirir matéria-prima, transformá-la e entregar o produto final aos consumidores em qualquer parte. Nesse contexto, a integração entre fronteiras, ou seja, a interatividade entre os agentes envolvidos no processo produtivo e de comercialização, deve ser uma verdadeira relação de parceria, ligada a negociações baseadas em quê?
De acordo com o material disponibilizado para estudos, descreva como deve ser uma relação de parceria.
	RESPOSTA: Baseadas no “ganha-ganha”
GABARITO: (Livro Supply Chain, p. 48).
Questão 3/5
Uma casa desorganizada não funciona corretamente, isso vale como lição administrativa para as empresas, pois se não investem em uma boa estrutura organizacional, terão muita dificuldade em controlar níveis de demanda, em contratar funcionários no momento certo, em estabelecer planos de carreira que satisfaçam os colaboradores ou até mesmo escolher bons líderes. Resumindo, a produtividade fica comprometida sem um organograma funcional, e isso significa prejuízo e baixa competitividade na empresa, independente do porte.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, descreva a definição de Estrutura Organizacional.
	RESPOSTA: É a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
GABARITO: Aula 1
Questão 4/5
A logística reversa é vista como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Baseado no conteúdo da disciplina, descreva quais são esses valores.
	RESPOSTA: Valor econômico, de prestação de serviços, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, dentre outros.
GABARITO: AULA 1 – TEMA 2
Questão 5/5
Existe uma importante definição para os canais reversos e que influenciam para a formação destes chamados canais. Resumidamente, existem três grandes categorias de bens produzidos: os bens descartáveis, os bens semiduráveis e os bens duráveis classificados de acordo com a sua vida útil. Estas definições são fundamentais para um melhor entendimento das atividades dos canais de distribuição reversos.
“São os bens que apresentam duração média de vida útil de alguns meses, raramente superior a dois anos”.
Leia a definição acima, descreva a qual categoria de bens produzidos se refere e cite um exemplo, conforme o conteúdo da disciplina.
	RESPOSTA: Bens semiduráveis.
Exemplos: baterias de veículos, óleos lubrificantes, baterias de celulares, computadores e seus periféricos, revistas especializadas, etc.
GABARITO: AULA 2 – TEMA 3

Outros materiais