Buscar

Avaliação » ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0655_AV_201301859672 » ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301859672 - HUMBERTO BELOMO FURLAN
	Professor:
	FERNANDO PERIARD GURGEL DO AMARAL
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,8        Nota de Partic.: 2        Data: 08/11/2013 19:11:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201302010676)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Com base na questão ambiental, assinale a alternativa que NÃO descreve uma ação administrativa que deverá fazer parte das ações de organização preocupada com a questão ambiental:
		
	
	os operários de tarefa permanecerão, pois suas funções exigirão mais trabalhos de conhecimento.
	
	o ritmo das transações e a necessidade de atenção mais personalizada aos clientes levarão as organizações a adotar processos digitais internamente.
	
	o serviço aos clientes se tornará a principal função de valor agregadoem todas as organizações.
	 
	as tomadas de decisão levarão em consideração a possibilidade de lucro imediato sem que seja avaliada a imagem futura da organização.
	 
	os operários de tarefa desaparecerão, pois suas funções exigirão mais trabalhos de conhecimento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302010683)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Avaliação do Ciclo de Vida estuda aspectos ambientais e os impactos potenciais ao longo da vida de um produto. Qual a colaboração que esta técnica propicia no desenvolvimento de um produto?
		
	 
	Identificar oportunidades para melhorar os aspectos ambientais dos produtos em vários pontos de seu ciclo de vida; na tomada de decisões na indústria; na seleção de indicadores pertinentes de desempenho ambiental e marketing do produto.
	
	Corrobora com a redução dos gases CFCs, prejudiciais à camada de Ozônio, de acordo com o Protocolo de Estocolmo e reafirma os princípios traçados na Eco-92 por meio da agenda 21.
	
	Incentiva o uso de materiais recicláveis e reciclados, promovendo a manufatura de produtos fáceis de montar e desmontar conforme estabelece os princípios do Programa de Produção Mais Limpa.
	
	Reduzir o consumo de recursos não renováveis , minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo assim com o Protocolo de Montreal e com o Programas que promovem o uso de Tecnologias Limpas.
	
	Enfatiza os preceitos do sistema de gerenciamento de Resíduos Classe I - Resíduos Perigosos, conforme estabelecido na NBR 10004 - Resíduos Sólidos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302013457)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Das alternativas abaixo, assinale aquelas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto a seguir: Um problema grave quanto à poluição do solo é a sua interação com a água subterrânea, que pode receber poluentes do solo que se infiltram, ou a água superficial, onde pode ser carreados os poluentes pelas chuvas. O solo é a base para nossa cadeia alimentar, daí a importância de evitar episódios de sua contaminação.
		
	 
	Os fertilizantes sintéticos podem causar acúmulo de metais pesados no solo, assim como eutrofizar corpos hídricos próximos devido à grande quantidade de nitrogênio e fósforo;
	
	Alguns anos após as primeiras aplicações do DDT, resultados de pesquisas e expedições científicas mostraram a presença do composto em tecido celular de animais e aves apenas em locais onde foram aplicados;
	 
	Alguns anos após as primeiras aplicações do DDT, resultados de pesquisas e expedições científicas mostraram a presença do composto em doses muito pequenas, não sendo considerados assim nocivos ao meio ambiente.
	
	Os fertilizantes sintéticos foram implantados para acabar com acúmulo de metais pesados no solo, assim como eutrofizar corpos hídricos próximos devido à pequena quantidade de nitrogênio e fósforo;
	
	Alguns anos após as primeiras aplicações do DDT, resultados de pesquisas e expedições científicas mostraram a presença do composto nas calotas polares e em tecido celular de animais e aves em locais bem distantes de sua aplicação, e o mais grave, em teores elevadíssimos;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302084765)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A Constituição Federal de 1988 abordou o tema meio ambiente, dedicando-lhe o capítulo VI, que contempla não somente o conceito de ambiente natural, mas também muitos outros importantes conceitos relacionados ao tema ambiental. Em relação ao Art. 225 desse capítulo, podemos afirmar que:
		
	 
	cabe somente ao Poder Público garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações.
	 
	cabe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental, estudo prévio de impacto ambiental.
	
	a lei indica como os únicos patrimônios nacionais os biomas da Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal Mato-Grossense.
	
	o artigo estabelece que uma vez a penalidade (administrativa, penal ou criminal) cumprida, o infrator pode ser desobrigado a reparar o dano ambiental.
	
	o meio ambiente é tratado como um bem de uso individual que deve ser preservado e mantido para as próximas gerações, sob a tutela do Poder Público.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302027780)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sobre aterros sanitarios, considere as afirmativas:
1. Necessitam de grandes areas que, em geral, so sao encontradas longe dos centros urbanos.
2. Nao há a necessidade de supervisao e controle continuos, constituindo esse fato uma das grandes vantagens no uso dos aterros sanitarios.
3. Um dos elementos basicos para a realizacao do aterro sanitario e a existencia de jazida de material disponivelem quantidade suficiente para o recobrimento do aterro ao longo de toda a sua vida util.
4. Quando ha um bom sistema de coleta e tratamento do chorume, nao ha necessidade de maiores preocupacoescom o sistema de drenagem de aguas pluviais.
Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Somente as afirmativas 1 e 3 sao verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 2 e 4 sao verdadeiras.
 
	
	Somente a afirmativa 3 e verdadeira.
 
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 sao verdadeiras.
 
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 sao verdadeiras.
 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302084589)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os impactos ambientais decorrentes de atividades humanas podem ser de diversos tipos diferentes. Com relação aos tipos de impactos podemos afirmar que:
		
	
	os efeitos de um impacto global só podem ter origem direta.
	
	os impactos ambientais locais são sempre indiretos e adversos.
	
	uma ação de reflorestamento é um impacto negativo pelo desmatamento anterior.
	
	todos os impactos benéficos são originados de forma natural.
	 
	os impactos podem ser benéficos (positivos) ou adversos (negativos).
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302084953)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Os métodos para realizar uma AIA são mecanismos estruturados para coletar, analisar, comparar e organizar informações e dados sobre os impactos ambientais de uma proposta, incluindo os meios para a apresentação escrita e visual dessas informações. Com relação a tais métodos, podemos afirmar, exceto:
		
	 
	podem ser usados métodos a partir dos modelos matemáticos analíticos de dispersão de poluentes.
	
	os cálculos de balanço de massa e as técnicas de avaliação de paisagem são importantes métodos para o desenvolvimento de uma AIA.
	
	são métodos formais pré-definidos, usados para medir as condições ambientais futuras.
	 
	os métodos utilizados para realizarmos uma AIA são corretivos diante do dano ambiental já ocorrido, tornando essa uma estratégia de caráter preventivo.
	
	os modelos físicos em escala reduzida, as análises estatísticas de séries temporais são exemplos de métodos para realização de AIA.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302103204)
	DESCARTADA
	A Lagoa de Carapicuíba é um corpo de água formado pela inundação de antigas cavas de extraçãode areia, situada às margens do Rio Tietê, na zona urbana do município de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Estudos ambientais realizados após a ocorrência de um episódio de mortandade de peixes nessa lagoa levantaram as seguintes informações: I. há contribuição permanente de dois córregos poluídos por esgotos domésticos e de chorume proveniente de antigo ¿lixão¿ situado em suas margens; II. há estratificação térmica na coluna d¿água; III. as concentrações de OD variam entre 4 e 7 mg/L nas camadas superficiais e existe anoxia a partir de profundidades entre 4 e 5 m; IV. há grande concentração de nutrientes e clorofila-a; V. a profundidade média é 10 m. A partir dessas informações, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia.
	
	uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna d¿água.
	
	há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas.
	
	esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização.
	 
	uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302013430)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Assinale das alternativas abaixo aquelas Falsas ou Verdadeiras no prosseguimento do texto: Na década de 1990 se iniciou uma preocupação mundial com a geração e o destino dos resíduos sólidos.
		
	 
	A vigilância e o controle do lançamento de poluentes no meio ambiente é extremamente rígida, mas somente nos países subdesenvolvidos.
	 
	Enquanto a população do planeta aumentou em 18%, a quantidade de lixo sobre a Terra passou a ser 25% maior.
	 
	A legislação torna-se mais rígida forçando universidades e indústrias a desenvolverem tecnologias cada vez mais eficazes para o tratamento de seus resíduos.
	 
	Nos últimos 20 anos, a população mundial cresceu menos que o volume de lixo por ela produzido.
	 
	A vigilância e o controle do lançamento de poluentes no meio ambiente é extremamente rígida nos países desenvolvidos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302013124)
	Pontos: 0,4  / 0,8
	Os Aspectos Ambientais não devem se tornar Impactos Ambientais. Mas, além desta preocupação mais eminente, é necessário observar também os principais elementos que compõem nossa biota e que nos proveem necessidades básicas à vida na Terra. Compondo o capital natural de nosso planeta, quais elementos estão necessariamente presentes e não devem ser impactados?
		
	
Resposta: não devem ser impactados os recursos renovaveis pois com impacto negativo eles podem vir a faltar com isso podem se tornar escassos , não devem ter impactos negativos sobre grandes areas populacionais pois com isso acabam morrendo muita gente , os impactos quimicos e biologicos devem ser evitados de forma não degradarem o meio ambiente.
	
Gabarito: Ar, Terra, Solo, Água, Sol
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201302137187)
	Pontos: 0,4  / 0,8
	Como é concedida a LICENÇA PRÉVIA-LP?
		
	
Resposta: essa licença é concedida por meio de orgão do governos que fiscalizam e analizam os impactos ambietais.
	
Gabarito:
Concedida na fase preliminar do planejamento da atividade, contém requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.
Sua emissão ocorre após a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental; é um instrumento indispensável para solicitação de financiamentos e obtenção de incentivos fiscais.

Outros materiais