Buscar

3ªAula Segurança do Trabalho Sulacap

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho
 
Professora: Sônia Suelí Souza do Espírito Santo
 3ª Aula-Plano de Ensino
Título
SAÚDE E Segurança notrabalho
Tema
Tema:Acidente do Trabalho e Doença Ocupacional: Conceituação Técnica e Legal,Tipos , o fator humano nos acidentes do trabalho
Objetivos:
Reconhecer o Plano de Ensino .
Conhecer o conceitodeAcidente do Trabalho, conceituação técnica e legal, tipos, o fator humano nos acidentes do trabalho.
Estrutura do Conteúdo
Metodologia de ensino , plano de Ensino, sistema de avaliação, datas de trabalhos e avaliações, apresentação da bibliografia, livros disponíveis na biblioteca
3ª Aula-Plano de Ensino
Aplicação Prática Teórica
Identificarvivência prática sem embasamento acadêmico.
Conhecer os alunos do mercado que atuam na área.
Nivelar conhecimento entre os discentes.
Procedimentos de Ensino
Aulas expositivas,Interação entre o professor e aluno baseado no conteúdo da aula, Fixação do conteúdo veiculado através de exemplos práticos.
Recursos Físicos
Utilizaçãode Equipamento de Projeção, de quadro branco e dePilotnas cores azul, verde, preto e vermelho .
Avaliação
Os alunos deverão responderas perguntas realizadas pelo professor. Será avaliada a compreensão dos alunos aos temas da aula. E sugerida a leitura dos capítulos recomendados no livro- texto indicado.
Acidente do trabalho
O QUE É?
Conceito:Acidente do Trabalho
Há dois conceitos: O Legal e o prevencionista.
Conceito legal: O artigo 19 da lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991(Plano de benefícios da Previdência Social), conceitua acidente do trabalho da seguinte forma: Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados..., provocando lesão coorporal ou pertubação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária , da capacidade para o trabalho.
Parágrafo 1º a Empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da Saúde do Trabalhador. 
Parágrafo 2º Constitui contravenção penal, punível de multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho. 
Parágrafo 3º É dever da Empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.
 
Acidente do trabalho
O QUE É ? Cont.
Parágrafo 4º O Ministério do Trabalho e Previdência Social fiscalizará e os Sindicatos e entidades representativas de classe acompanharão o fiel cumprimento do dispositivo nos parágrafos anteriores, conforme dispuser o regulamento.
Acidente do trabalho: Conceito Prevencionista
 Sob a ótica Prevencionista, pode ser definido como a ocorrência não programada , inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores, e/ou danos materiais.
 
 Qual a distinção entre os conceitos legal e prevencionista de acidente do trabalho?
O Conceito Prevencionista de acidente do trabalho é mais abrangente do que o conceito legal, posto que este restringe às hipóteses de ocorrência de lesões e/ou perturbações de ordem funcional ou mental nos trabalhadores acidentados, ao passo que aquele contempla não só a hipótese legal como também as situações em que ocorrem, de forma isolada ou simultânea, perda de tempo útil e/ou danos materiais.
Quais doenças que possuem o mesmo tratamento legal de acidente do trabalho?
 Doença Profissional ou Ocupacional;
É entendida como a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo INSS
Doença do trabalho
É definida como a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, e constante da relação elaborada pelo INSS
Qual a distinção entre doença profissional (ocupacional) e do trabalho?
Doença profissional SURDEZ PROFISSIONAL
 
Os empregados que desenvolvem uma mesma atividade comumente estão sujeitos a contraí-la, eis que os riscos ambientais são inerentes à atividade em si.
Agentes aeroportuários se sujeitam a contrair a doença profissional do tipo surdez profissional, pois é típico dessa atividade a exposição ao ruído excessivo.
Qual a distinção entre doença profissional (ocupacional) e do trabalho? Cont.
Doença do trabalho Eventual Surdez 
 Se caracteriza por uma condição especial de trabalho, onde se evidencia a exposição a um determinado agente ambiental não comum a todos os profissionais exercentes daquela atividade e que pode ser contraída apenas pelos expostos a tal situação.Ex: Datilógrafo exposto ao ruído sofre perda da capacidade auditiva. Não é comum o desenvolvimento do trabalho de datilógrafo em ambiente ruidoso. 
Quais doenças não são consideradas doenças doenças do trabalho?
Doença degenerativa
A inerente a grupo etário
Quais doenças não são consideradas doenças do trabalho?
A Que não produza incapacidade laborativa
A doença endêmica adquirida por habitante de região em que ela se desenvolva , salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
Quais outras situações são legalmente consideradas como acidentes de trabalho? 
a-Acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja
 contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;
b-O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de: 
B1-Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro do trabalho;
B2-Ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;
B3-Ato de imprudência, de negligencia ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho; 
 
Imprudência:  é um comportamento de precipitação, de falta de cuidados.
 
Negligencia : é a falta de diligência, implica desleixo, preguiça, ausência de reflexão necessária
Imperícia : é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber
Quais outras situações são legalmente consideradas como acidentes de trabalho? 
B4. Ato de pessoa privada do uso da razão;
B5. Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;
c- A doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;
d- O acidente sofrido pelo trabalhador,ainda que fora do local e horário do trabalho;
D1-Na execução de ordem ou na realização de serviço sob autoridade da empresa;
D2- Na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;
D3-Em viagem a serviço da empresa , inclusive para estudo, quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão d obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;
D4- No percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela
Os principais conceitos tratados neste capítulo são apresentados a seguir:
Acidentes Registrados – corresponde ao número de acidentes cuja Comunicação de Acidentes do Trabalho – CAT foi cadastrada no INSS. Não são contabilizados o reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença do trabalho, já comunicados anteriormente ao INSS.
Acidentes Típicos – são os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado.
Acidentes de Trajeto – são os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência
e o local de trabalho do segurado e vice-versa.
Acidentes Devidos à Doença do Trabalho – são os acidentes ocasionados por qualquer tipo de doença profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante na tabela da Previdência Social.
http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/295815/qual-a-diferenca-entre-doenca-profissional-e-doenca-do-trabalho-katy-brianezi
http://www1.previdencia.gov.br/aeps2006/15_01_03_01.asp

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais