Buscar

AV Metodologia de pesquisa 6º período 2013.2

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0286_AV_201101005181 » METODOLOGIA DA PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201101005181 - VINICIUS DA COSTA GOMES
	Professor:
	MONICA MORAES GODOY
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 1        Data: 09/11/2013 09:11:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201101066165)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, segundo Gil (1991), podemos classificar a pesquisa científica em diferentes tipos, tais como: bibliográfica, documental, experimental, levantamento, expost-facto, estudo de caso e pesquisa-ação. Constitui característica marcante da pesquisa experimental o fato de ser elaborada a partir de:
		
	
	Material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente, com material disponibilizado na Internet.
	
	Estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, na qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
	 
	Um objeto de estudo, selecionando-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definindo-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
	
	Envolvimento e do estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
	
	Materiais que não receberam tratamento analítico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101072837)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O conhecimento do senso comum é uma habilidade espontânea da mente humana. É associativo e subjetivo e dá conta das necessidades usuais em muitas tarefas e na interação humana. Ora, se a ciência moderna resultasse diretamente de uma habilidade universal, dever íamos ter a situação contrária: a maioria das pessoas seriam capazes de compreender a ciência e pensar crítica e racionalmente. Nada disso acontece! Essa análise é reforçada por fatos históricos: a ciência não emergiu em nenhuma das grandes civilizações antigas, apenas nas condições únicas da cultura grega. Os filósofos pré-socráticos gregos adotaram a idéia revolucionária de que os fenômenos naturais teriam causas também naturais, não sendo controlados por uma divindade imprevisível. Seriam regidos por leis que poderiam ser descobertas pelo estudo e observação. (Revista Galileu)
Assinale abaixo o único enunciado que NÃO está de acordo com as idéias do texto:
		
	 
	A compreensão do mundo a partir do senso comum é uma condição comum a todos os homens.
	 
	Nenhuma sociedade pode abrir mão ou viver sem o conhecimento científico. 
	
	O senso comum faz parte do pensamento humano e se difere da ciência.
	
	Pensar de acordo com o senso comum é uma habilidade humana espontânea porque está baseado na intuição e no aprendizado cultural.
	
	A separação entre o mito e a razão técnica é condição essencial para o desenvolvimento da ciência.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101066161)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Existem várias formas de classificação da pesquisa científica. Aponte as duas formas clássicas de classificação do ponto de vista da sua natureza:
		
	
	Aplicada e dialética
	
	Aplicada e conceitual
	
	Básica e circunstancial
	 
	Básica e aplicada
	
	Básica e exploratória
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101072965)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Leia com atenção a seguinte definição: "O Homem é um ser jogado no mundo, condenado a viver a sua existência. Por ser existencial, tem que interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significação. Cria intelectualmente representações significativas da realidade.". (KOCHE, 2009) 
A definição acima refere-se ao conceito de:
		
	
	Metodologia
	 
	Senso comum
	
	Pesquisa
	 
	Conhecimento
	
	Método
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101075013)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Preencha as colunas abaixo, justificando adequadamente a importância de cada uma das qualidades pessoais do pesquisador apresentadas abaixo:
I - Sensibilidade social 
II - Atitude autocorretiva 
III- Perseverança 
IV - Inventividade 
( ) Capacidade de formular problemas de modo diferenciado do senso comum.
( ) Postura de permanente aprendizado e reformulação de idéias.
( ) Reflexão crítica sobre os usos da ciência e seu papel transformador na sociedade.
( ) Firmeza na defesa de seus ideais e pressupostos que orientam sua atividade de pesquisa.
		
	
	I, II, III, IV
	 
	IV, II, I, III
	
	I, III, II, IV
	 
	II, IV, I, III
	
	IV, III, II, I
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101064316)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como
		
	 
	um sistema baseado em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social, de modo a traduzir a verdade sobre a realidade existente.
	
	conhecimento que resulta de um trabalho racional.
	
	uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se decide estudar.
	
	um sistema ordenado e coerente de proposições baseadas em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos
	
	um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101159878)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"Citação é a menção em uma obra de informação colhida de outra fonte para esclarecer, comentar ou dar como prova uma autoridade no assunto" Medeiros (2003, p. 187).
Diga quais são os dois tipos básicos de citação no texto e suas conceituações.
		
	
Resposta: Citação Direta --> transcrição textual de um trecho de uma obra, indicando a referência adequada. Usam-se as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Citação Indireta --> texto baseado no trecho de uma obra, onde pode-se emitir opiniões ou comentários sobre o assunto.
	
Gabarito:
Resposta:
Citação direta. Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
Citação indireta Texto baseado na obra do autor consultado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101159882)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A NBR 6023 de AGO. 2002 estabelece regras gerais de apresentação de referências. Entre outras determinações, apresenta a indicação das edições. Com base neste aspecto, comente a referência abaixo: ASSUNÇÃO, Lutero Xavier. Princípios de direito na jurisprudência tributária. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2000
		
	
Resposta: Nas referências, as edições devem ser apresentadas de forma abreviada. Exemplo: quinta edição = 5. ed. Na referência da questão, encontramos a forma correta de representação.
	
Gabarito: Não se indica 1. ed. Só a partir da 2. ed a edição é indicada.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101066155)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Alguns autores observam que a divisão entre pesquisa qualitativa e quantitativa é apenas teórica, porque em realidade os dois tipos estão presentes em qualquer tipo de pesquisa e são complementares (LEITE, Francisco T. Metodologia científica. São Paulo: Ideias & letras, 2008, p. 94.). Sobre a pesquisa qualitativa podemos afirmar que:
		
	 
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise estatística com classificações comparativas em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise de valores culturais, sem a utilização de instrumentos estatísticos.
	
	que neste tipo de pesquisa empregam-se números e cálculos como o principal recurso para análise das informações.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise quantitativa com classificações comparativas em que se pretendemedir e quantificar certas posturas sociais.
	 
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise qualitativa com medições em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101075024)
	DESCARTADA
	O resumo pode integrar uma parte dos trabalhos científicos. Segundo a ABNT, os resumos para monografias e artigos devem apresentar:
		
	
	No mínimo 250 palavras.
	 
	No máximo 500 palavras.
	
	No máximo 200 palavras.
	 
	No máximo 250 palavras.
	
	No mínimo 500 palavras.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201101075026)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Transcrição ou cópia literal de parágrafo, de frase ou de expressão usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Essa é a definição de:
		
	
	Citação parafraseada.
	
	Citação indireta.
	 
	Citação direta.
	
	Citação de citação.
	
	Citação longa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes